Tutorial Modeling Level Design do 3dsMax

Por: nicholasamorim  

Em: 28/03/2010 23:39

Olá, pessoal. Sou novo por aqui e vou direto ao assunto. Eu estou fazendo todos os tutoriais do 3dsmax 2010 e me deparei com um problema no tutorial "Modeling Level Design". Após fazer tudo.. as luzes no render sempre saem estouradas, demasiadamente claras. Executei todas as instruções do dito tutorial e nas viewports as luzes são "comportadas" e a cena tem um tom bem dark, exatamente como no tutorial. Mas no render, sai tudo estourado, alguém pode me dizer porquê ? OBS: Notei que inclusive abrindo a própria scene do tutorial que vem com 3dsmax, no render as luzes saem estouradas do mesmo jeito. Fiquei curioso...
que renderizador? Scaline, se for soh diominui a intensidade da luz..
vc configurou o gama?? se não me engano no max 2010 já vem com 2,2 padrão (lfw)... dá uma conferida.
O renderizador padrão do Max... não mudei nenhum preset, nada. O padrão mesmo. O que eu não entendo é que na viewport é perfeito. E no tutorial ele comenta que as luzes estão fortes e tem umas instruções para diminuir a intensidade delas, mas pelo jeito, só é visível na viewport.
Acho que é por causa do gamma, o tutorial é das versões anteriores e o max 2010 vem com gamma diferente deixando tudo mais claro. Tem coisas que não ficam igual no max 2010 por causa do gamma. No max 2009 ficaria igual. Mas tenta desligar o gamma para ver se fica igual tb. Está no menu rendering>gamma and lut.
O gamma estava desativado e eu ativei. O contrário do que o Fernando indicou e ficou melhor, menos estourado. Ainda não está igual, mas melhorou bastante. Se não for pedir muito, alguém explica a função desse gamma em si ?
Esse tutorial que eu escrevi fala sobre o gamma. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=48365 Abraços.
Não é a configuração do exposure control? O exposure controla a intensidade das luzes na imagem igual a exposição de câmera fotográfica real.
Tecla 8 pra abrir o environment e diminui o valor do hightlights do mr photographic exposure. Bota 0.05 que não estoura mais. ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 416

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.