esse eh um texto que foi tirado do macmania
VNC 1.2
Por Francisco Pires
17 de Outubro de 2003 às 13:52
Recentemente tive a necessidade de deixar meu Mac ou PC ligado em casa para terminar um download de grandes proporções. Como tive que ir trabalhar, ficava sempre me perguntando se o micro estava OK, se o download havia terminado, enfim, como estava a situação do “trabalhador doméstico”.
Até que recentemente um colega de trabalho comentou que acessou remotamente o seu Windows do trabalho, e fiquei curioso para saber como. Ele citou o programa VNC (Virtual Network Computing) e resolvi correr atrás de mais informação. Descobri que trata-se de um projeto Open Source e que possui versões para todas as plataformas, incluindo Linux, Mac 68k e para o MAC OS X também.
Apesar de ter ficado com receio de ser algo muito complicado, por já ter usado em épocas passadas programas como “Carbon Copy” e “PC Anywhere”, ambos para PC, e estes serem muito trabalhosos para configurar, fui surpreendido pela simplicidade dos programas.
O Servidor
O Servidor para o Mac OS X pode ser baixado no site da RedStone Software. Trata-se de um programa chamado OSX VNC e no momento que escrevi esta resenha estava na versão 1.2, agora na 1.3.6. Tem aproximadamente 400Kb e é muito simples de configurar. Claro que para usá-los você terá que estar conectado à internet.
Após carregar o programa, abre-se a tela de configuração com visual “Brushed Metal”, na qual você pode definir o nome do servidor e também uma senha para acesso do cliente. Feito isso, basta clicar no botão START SERVER e pronto. Leve, prático e rápido, o seu VNC Server está funcionando. Anote o número do seu IP, que pode ser visualizado no programa “Internet Connect” do OS X. Você vai precisar dele para acessar o servidor através do cliente.
O Cliente
Para o lado do cliente as coisas também são muito simples. Primeiro o download do programa cliente, que você vai instalar na máquina que deseja acessar remotamente o servidor. Para o Mac OS X, existem várias versões. Como o código do programa é aberto, foram desenvolvidas diversas opções, cada uma com suas particularidades. A que achei mais interessante para o X foi a Chicken VNC, por ser mais leve e com menos bugs, e também é pequeno, com aproximadamente 200Kb.
No meu caso, eu testei no micro do trabalho a versão cliente para Windows, igualmente simples e fácil de usar. Para acessar o seu servidor, abra o programa e digite o IP do servidor. Se você tiver cadastrado uma senha, a mesma também será solicitada. Aguarde alguns instantes e pronto!
Você poderá visualizar o seu desktop remotamente, abrir pastas, menus, enfim, trabalhar como se estivesse na sua máquina. Claro que a velocidade com que você acessa o seu desktop vai ser reduzida, afinal você está acessando a sua máquina através da internet, mas se você seguir as dicas abaixo para o servidor, a performance pode melhorar bastante:
Mantenha o mínimo de aplicativos abertos
Utilize a resolução mais baixa possível
Reduza a quantidade de cores
O VNC é um programa muito útil e pode ser utilizado por técnicos para monitorar computadores de clientes, por exemplo. Como existem versões dos servidores e clientes para todas as plataformas fica fácil um micro falar com o outro. E você ainda pode tirar uma onda no trabalho mostrando o seu desktop do Mac para seus “WinFriends”. É interessante ver a cara dos amigos que usam PC ao verem a janela de “About” do Mac OS X. Não tem preço.
Links para Download:
Servidor para Mac OS X:
http://www.redstonesoftware.com/osxvnc/
Cliente para Mac OS X:
http://sourceforge.net/projects/cotvnc/
Server / Cliente para Windows:
http://www.uk.research.att.com/vnc/
abraços
Testa
_____
Senior 3D Artist
https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/