o que são Shaders?

Por: Mauricio Floriano  

Em: 05/05/2010 14:01

Eae pessoal, Devido a falta do meu conhecimento nem sei se a pergunta acaba sendo simples ou complexa. Gostaria de saber quem é esse SHADER q eu vejo falar em alguns comentarios de imagens, o povo pede para mostar o shader, trocar o shader, qual shader vc uso etc... mais quem ser o SHADER? E se isso faz diferença para quem usa o Vray ou se apenas no metal, sei la!!! abraços.
"Shaders são componentes para criar determinados efeitos em materiais, luzes, câmeras e na renderização com o Mental Ray. Como usar Shaders: Os Shaders são compostos por dois arquivos, uma DLL e um MI, este último descreve a interface no programa. O arquivo DLL deve ser copiado para a pasta Mentalray > Shaders_autoload > Shaders, que fica dentro da pasta onde instalou o 3ds max. O arquivo MI deve ser copiado para a pasta Mentalray > Shaders_autoload > Include, que também está dentro da pasta onde instalou o 3ds max." Titulo editado! Tecnicamente é isso Abraços
Esses efeitos são tipo o IES? de luzes? eu uso isso no vray, no metal não sei se tem tb ou se e a mesma coisa
Shader pra mim são os materiais.
cara, shaders em CG são: materiais, estes que contem informações que determinarao se o objeto que tera este shader aplicado tera brilhos, reflexos, algum relevo, cores, na maioria feito com mapas de imagem. agora em programação shaders são quase iguais os q falei acima, mas n contem mapas de imagem, apenas a parte q calcula reflexos e refrações com valores inteiros(numerais). vlw
Se eu fosse definir shader tecnicamente, eu diria que é o conjunto de configurações e instruções que vão determinar a aparência dos materiais, iluminação, visualização, qualquer resultado de uma determinada composição gráfica. Em outras palavras, o shader é a receita que vai ser usada pra misturar os componentes que estamos reunindo pra criar um efeito gráfico. Por exemplo, se no Max eu componho um material dizendo pra usar uma imagem a 100% no canal diffuse + uma cor no specular a 50% com um glossiness de 75, eu criei um shader. Também numa programação, se eu defino que a instrução pra determinar um pixel shading é um duffuse bump specular map add alpha reflect diffuse, isso é definido como um shader, pois está definindo como as fontes de cor, texturas, etc, serão usadas pra compor o visual final.
hummmm, valeu pessoal, achei que Shader fosse algo "a mais" q daria uma boa diferenca em qualidade, tipo quando se usa AO. Obrigado a todos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 412

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.