Arquivo extremamente pesado ( eu acho)

Por: Rafael  

Em: 01/07/2010 14:19

boa tarde pessoal, to fazendo uma planta humanizada de uma casa em uma chacara, com lago e tudo mais, o tamanho na escala 1/100 da mais ou menos 2 A0 coladas. o problema é q joguei as linhas exportadas em PDF do cad no ilustrtor e coloquei a grama, o arquivo ja ficou com 1 gb e pouco, normalmente um layout normal de uma casa 15 x 30 ou até maior fica com no maximo 60 mb, isso com todos os moveis e tudo mais, mas bleza continuei fazendo o trabalho q era pra entregar hoje 13:30, era 13:15 eu tava desesperado porque até entao nao tinha salvado, quando salvei demorou muuuuitoo, mais de 15 minutos, ae fui dar uma olhada na pasta, o .tmp tava com mais de 60 gb ( q eh mais do q eu tenho livre aqui no note). o pc travou e o ilustrator parou de funcionar, agora nao sei o que faço, o pior é q o PC fica travando enquanto estou desenvolvendo e na hra de salvar num da. tenho um pc normal ( ou pior rs) um amd 2 nucleos com 2 de ram e 512 de video. agor anao sei se meu pc nao vai dar conta desse projeto ou o problema ta no desenvolvimento. pior q ainda tenho q fazer a maquete. to athe com medo rs. alguem pode me ajudarr ?? alguma dica de como fazer planta humanizada mais leve ou como reduzir tamanho de arquivos ????????? grato.
Então, entendo quase nada do cad, porém, sei que arquivos pdf podem ficar imensos se não configurado seus atributos direito. Olha meu conselho é tenta exportar o arquivo em pdf do cad de novo e observa o tamanho dele, se ficar com o tamanho parecido então é provável que de o mesmo problema. Joga no ilustrator e tenta fazer uma grama bem simples. Bom meu limitado conhecimento só me permite dar essas dicas. Boa sorte cara espero q você consiga.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
entao, pior q nao sao os PDFs pesados, pois sao 2, um com 16 Kb e outro com 6 kb. em resoluçoes + - 16000 x 12000. mas so de jogar eles no Ilustrator e salvar, vai pra 40 mb. tentei no Photoshop e aconteceu msm coisa, em torno de 40 mb quando salva.
Fala Galo, Isto pode estar relacionado à quantidade de pixel que está definida na imagem !!! Pelo tamanho da imagem, mas me diz uma coisa porque está importando para o max um desenho com este tamanho ??? Você pode gerar o arquivo de saída com o tamanho definido pelo usuário, posso ter entendido errado, mas acho que o tamanho em dimensões do arquivo é que está com o problema, altera o tamanho dele no ilustrator ou no photoshop, colca com uma dimensão padrão que comc erteza seu desenho terá uma tamanho menor em MB´s. Teste lá e responda o que conseguiu, beleza ??? Abraços. Flávio Spina
blz spina? entao cara, nao to importando para o max, to fazendo uma planta humanizada sabe? >> http://www.realnobile.com/edificio-golden-gate/planta-humanizada-tipo.jpg , faço isso no ilustrator ou até no photoshop com blocos de vetor, se eu diminuir a resolução, vai ficar ruim pra visualizar quando imprimir depois.
Entendi Galo, Me desculpe, errei na explicação, mas me diz outra coisa, você irá utilizar a dimensão de 16.000 x 12.000 certo ??? Qual a resolução do seu desenho ??? Está com quantos DPI´s ??? Pode ser isso também,s e a imagem é grande como a sua, não precisa ter uma resolução tá definida, certo ??? Quantos DPI´s tem seu desenho ??? Abraços. Flávio Spina
entao eh mais ou menos isso cada PDF. A imagem final, salva em Tif, vai ficar com 32.000 x 12.000, a casa te uns 400 mt² em um sitio, com lago e tudo mais, meio grande, por isso q ta meio grande as resoluçoes. to usando 100 DPI costumo usar 300, mas ja baixei pra ver se melhora, esse arquivo com 40mb q eh so os PDFs salvos no ilu tao com 100 DPI. vlw abrass
Entendi, Não sei o que pode ser agora, vou ver se consigo alguma informação com meus colegas de trabalho e te falo depoi, ok ?! Se descobrir posta aqui também. Abraços. Flávio Spina
blz Spina, Brigadao pela ajuda cara, qq descoberta posto aqui tbm. abrass
Então, você colocou a imagem no illustrator em 300dpis certo? Você usou o live trace do illustrator em algum momento? pois se colocou deve ser por isso, pois ele é uma droga costuma deixar os arquivos extremamente pesados. Então esse arquivo seu se estiver em 16000x12000 na hora que converter de vetor para bitmap, vai ficar muito grande seu tamanho (em mb). Pois lembre-se dessa regrinha, vou pegar como base uma imagem 300x200px com +- 100kb, então fazer algumas alterações para você compreender como o tamanho do arquivo acaba crescendo: - 300 x 200 - 100kb; - 600 x 400 – 400kb; - 1200x800 – 1 600kb; - 2400x1600 – 6 400kb; - 4800x3200 – 25 600kb; - 9600x6400 – 102 400kb; - 16000x12000 - 320 000kb; como dobramos as dimensões temos que quadruplicar a área do arquivo inicial, ou seja, numa imagem de 600x400 temos área de 4 arquivos (300x200px). Então imaginemos que se quadruplicamos a área temos 4 vezes mais pixels que antes e por isso temos um arquivo quatro vezes mais pesado (400kb) que o inicial. É claro que a coisa não funciona desse jeito, pelo menos não com relação ao peso dos arquivos. Porém, da para ilustrar um pouco o que está acontecendo. Com uma imagem tão grande você tem uma quantidade enorme de pixels (192 000 000). Imagina se dermos o peso de um byte para cada pixel (com 72 dpis) teremos uma imagem com 192 000 000bytes (aproximadamente 183mb), se aumentar a dpis para 300, então aumentamos o peso dos pixels em 4 (pelo menos em teoria), então teremos um arquivo com 732mb aproximadamente. Como você vê aos poucos chegamos próximo do tamanho que seu arquivo está apresentando. Bom sei que os valores atribuídos a mudança de peso com relação na mudança de tamanho (altura e largura) são teóricos, pois muitas coisas influenciam no peso das imagens. Bom espero ter te ajudado pelo menos um pouco.
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712692.

Total de membros registrados: 139990

Últimos membros registrados: paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta, lulutoxtee.

Usuário(s) on-line na última hora: 561

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.