Tenho estudado exaustivamente a respeito de correção de Gamma e Exposure Control. Na verdade voltei a estudar o assunto, pois havia abandonado o uso do Exposure e, usando o Max 2011 e observando que no Help existe um pipeline para Gamma, voltei a pesquisar sobre o assunto e a fazer alguns testes.
Porém, ainda persiste a dúvida sobre o uso do Controle de Exposição. Se eu renderizar uma imagem com o mr Photographic Exposure Control, e salvar a imagem num formato que não seja HDR ou EXR, esta deve ter correção de Gama 2,2. Ok. Fica perfeito.
O problema está nos passos... Estou usando shader Arch&Design para os materiais e os canais próprios do Arch&Design no Render Elements. Porém, os passos com Exposure Control habilitado estouram muito. Sem o Controle de Exposição fica perfeito. Isso acontece salvando em JPG ou EXR, mudando o gamma para 2.2 ou 1.0.
Conclusão: para passos, realmente devo evitar de usar o Controle de exposição? Ou seja, não vou usá-lo nunca?
Gostaria de saber se o procedimento é esse mesmo. As imagens mostram o pipeline de Gamma recomendado no Help do Max e a configuração de Gamma também recomendada.
Abraço,