Gamma, Passos e Exposure Control - Max/Mental Ray

Por: Leandro  

Em: 15/07/2010 09:58

Tenho estudado exaustivamente a respeito de correção de Gamma e Exposure Control. Na verdade voltei a estudar o assunto, pois havia abandonado o uso do Exposure e, usando o Max 2011 e observando que no Help existe um pipeline para Gamma, voltei a pesquisar sobre o assunto e a fazer alguns testes. Porém, ainda persiste a dúvida sobre o uso do Controle de Exposição. Se eu renderizar uma imagem com o mr Photographic Exposure Control, e salvar a imagem num formato que não seja HDR ou EXR, esta deve ter correção de Gama 2,2. Ok. Fica perfeito. O problema está nos passos... Estou usando shader Arch&Design para os materiais e os canais próprios do Arch&Design no Render Elements. Porém, os passos com Exposure Control habilitado estouram muito. Sem o Controle de Exposição fica perfeito. Isso acontece salvando em JPG ou EXR, mudando o gamma para 2.2 ou 1.0. Conclusão: para passos, realmente devo evitar de usar o Controle de exposição? Ou seja, não vou usá-lo nunca? Gostaria de saber se o procedimento é esse mesmo. As imagens mostram o pipeline de Gamma recomendado no Help do Max e a configuração de Gamma também recomendada. Abraço,
Eu tive um problema parecido com o render to texture, não ficou bom com gamma, estourou tudo. Acho que essas coisas ainda não são compatíveis com correção de gamma.
Mas o mais engraçado é que se eu gerar passos em TIF, converter no Photoshop pra 32bits e compor, funciona! Mas salvando em EXR, precisa aplicar um Layer Adjustment de Exposição para que o Gamma fique correto. Tudo bem, imagens TIF e EXR são diferentes (a primeira é Low Range e a segunda é High Range). Então, pode ser isso... Mas eu queria entender corretamente o porquê para não fazer as coisas às cegas. Abração,
O certo nesse caso é deixar o output em 1.0 e interpretar a imagem como linear no after ou photoshop.
Fla, eu já dou saída como 1.0. Mas o que seria fazer o Photoshop e After interpretar como Linear? O fato de já ter sido salva como Linear não é suficiente? Abração,
O photoshop deveria reconhecer corretamente, no after tem que ir nessa opção do interpret footage se a imagem não for 32-bit e tiver salvado em 1.0. Faz tempo que não faço composição de passes com o mental ray e exposure, mas lembro de algumas vezes desligar o exposure e mandar o render em HDR pra não bagunçar os passes.
Obrigado, Fla. Pois é, cara. Outra dúvida era essa: os passos não podem ir com Controle de Exposição que ficam super estourados. Isso eu já tinha percebido. Agora estou entendendo melhor todo esse processo. Muito obrigado,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 326

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.