Duvida com mapas no mentalray

Por: filipesizilio  

Em: 24/07/2010 10:43

Estava acompanhando o tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=52749&sid=c31cf58b43aabcaa511415bf26b8ff30 sobre uso de memoria com o mentalray e uso de mapas e ficaram algumas duvidas. Estou tentando usar as texturas MAP, como no tópico citado acima. Fiz a conversao do da textura TIF em MAP, o arquivo ficou com 152mb. Usei o texture_lookup2 para carregar o .map. Porém o material ficou bem diferente o original (com texturas tif), como pode-se observar nas imagens. Gostaria de saber se fiz alguma coisa errada, ou esqueci de algum detalhe? Outra coisa é, usando as texturas em MAP, obrigatoriamente tenho que habilitar "Use mentalray map manager"? Pois com esta opcao marcada o mapeamento nao fica bom com as texturas comuns (jpg, tif, etc...) aparecem muitos tiles. Se tiver mais alguma super dica, eu agradeço! ;) Valeu, abraço.
Tópico editado!
"Juliano Kloss" disse: Tópico editado!
Ok Juliano Kloss, obrigado pela ajuda! Esquero que alguem me ajude. Valeu.
continuando... fiz esses dois renders... o primeiro usando a grama com a textura em jpg e o segundo com a textura em .map do mentalray. Usei o Gamma & Gain (mi) em cima do texture_lookup2 para tentar melhorar, mas mesmo assim está bem difícil de conseguir o mesmo resultado. Estou usando o max 2009 com "Use metal ray Map Manager" ligado, e o tempo de render com as texturas .map caiu de 1:32 para 1:26 não sei se tem alguma coisa haver. Fico no aguardo de algum mestre que possa dar uma luz para o caso. abraços
bah rapaz, nao sou muito experiente e posso ta falando besteira, mas você não deveria ta usando o material do mental ray também. pelo que notei, você ta usando material standard. Alguem com mias conhecimento pode dizer se é isso mesmo, eu tentaria isso. Abraço e sucesso
Thiago Medeiros
filipesizilio, é a correção de gamma cara. o texture lookup não tá corrigindo o gamma e duplicou ai fica mais claro. coloca o utility gamma gain antes do texture lookup que vc conserta!
negrinhomedeiros, vou tentar a sua idéia! Valeu! Luis Eduardo F, essas imagens já foram geradas com a correção de gamma, mesmo assim há essa diferença. Mas valeu o apoio. Farei mais testes... Obrigado!
Então cara! A config de gamma está no programa mas quem dá degamma na importação da textura é o mapa bitmap. Vc não tá importando com o mapa bitmap e o texture lookup parece que não fez a correção e ficou mais claro. Coloca o gamma gain com degamma de 2.2 e depois o texture lookup que dai resolve!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 525

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.