Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
jolivr   BA - BA
new   Belo Horizonte - MG
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
leochung   Londrina PR - PR

Portfólios Ver Mais

erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR
DanielMaia   João Pessoa - PB
vicvitin   Curitiba

O que é procedural?!

Por: mattfreeman  

Em: 20/07/2004 14:13

Ja ouvi mta gente falando disso.....algm pode me dizer o q é!?
Cara, não sou a pessoa mais certa pra te dizer isso, mas pelo pouco que sei, procedural são os mapas padrões que vem no 3dmax. Por exemplo, o mapa checker é um mapa procedural. Este tipo de imagem aceita diversas configurações. Voltando ao exemplo do checker....vc olha pra ele e fala... pô eu vô usar isso só num tabuleiro de xadrez? Engano... com ele c pode fazer infinitas coisas, vc pode misturar dois mapas da sua biblioteca, vc pode misturar + duas imagens procedurais dentro do checker.... resumindo .....sabendo mexer com procedurais, voce pode, basicamente fazer qualquer textura. Eu sei que falei muito e disse pouco, mas esse lance de procedural tem pano pra manga.... o negócio é ir fazendo testes e mais testes até pegar o jeito.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi Mattfreeman, tudo bem? Mapa procedural é uma imagem criada por cálculos matemáticos, é uma imagem que não tem borda e não aparece emenda quando ladrilhada. Já ouviu falar da teoria dos fractais? Onde um conjunto de contruções totalmente aleatórias chega a criar um padrão comum, como a formação de cristais de gelo, criando aquelas "flores", ou mesmo as ondulações do mar, as núvens do céu, são formações totalmente aleatórias que no conjunto formam o mesmo padrão, é baseado nisso os mapas procedurais, um conjunto de instruções matemáticas criam formar aleatórias que criam um determinado padrão, tem o Noise, o Dent, o Speckle, o Splat, o Smoke, o Cheker, e mesmo o RayTraced, é criado por instruções matemáticas, e não um mapa de bits como uma imagem JPG por exemplo. O Checker por exemplo, que o Alberto estava falando, com ele faz muita coisa, faz listas, faz tecido xadrez, não quadriculado, xadrez mesmo, cheio de listas verticais e horizontais em tamanhos diferente e se misturando quando passam sobre as outras, é um mapa poderoso, como todos os outros, saber usar bem os mapas do Max pode compor materiais altamente complexos e criar efeitos incríveis. Tem um programa que cria mapas e materiais procedurais para serem usados no Max ou em outros progamas 3D, chama DarkTree, é maravilhoso. Abraços
Alberto e Admin: Valeu :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 770, sendo 29 membro(s) e 741 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Gabriel.C, Danielreis, Eduardo Ramos, Starter, Adalberto Rocha, Luis Antonio, Leonardo, cavalcantesuetam, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Pierrejr78, wdesign2006, Osvaldo Arquiteto, Deems, Vladis, pjcbs_19, Esdras, Christoni, David Rodney, billypaul, João Von Rondow, Nuno, gago, Marco Rocha, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.