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camera real vs camera 3d

Por: Zion  

Em: 21/07/2004 23:06

eu estava estudando um pouco de composição de objetos 3d com cenarios reais aí eu percebi q as minhas cameras 3d nao estavam combinando com a camera real, suas perspectivas estavam diferentes, entao eu olhei nas especificações da camera e vi lah lentes (em mm) e vi este mesmo parametro nas cameras do max entao digitei lah 21,6, mas ficou mto aberto, dava pra ver q naum era isso mesmo. como posso ajustar a perspectiva( FOV sei lah) da camera 3d para ficar mais proximo da camera real????? :?:
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
zoia: a vista humana tem aproximadamente 50 de fov(num sei c eh fov ou mm) tenta digita nas duas opcoes(mm e fov) o tamanho da lente da camera(uma de cada vez), pq as vezes........... sei la , flw :seila:
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Oi Zion, tudo bem? Veja só, a distorção da perspectiva é uma coisa e a distorção criada pela lente é outra, a distorção da perspectiva é o mesmo que fazer um desenho a lápis usando a técnica de "ponto de fulga" para traçar os ojetos na perspectiva correta. É apenas isso que o Max consegue fazer, ao mudar a lente muda o campo de visão (FOV - Field Of View), assim ocorre a distorção da perspectiva de acordo com o FOV, mas não acontece a distorção da lente. Na distorção da lente as linhas da perspectiva ficam curvadas. Esse recurso só é possível em renderizadores profissionais, o V-Ray, o Brazil Render e o Mental Ray oferecem essa possibilidade. Abraços
eu tava pensando q as lentes do 3d max e as reais eram a mesma coisa, so modificavam o campo de visao, mas eu li num tutorial da 3d1 e num livro de animacao em 3d que uma lente 200mm (do max) tende a chapar mais a cena e uma lente de 15 mm "distorce" a perspectiva pondo os objetos mais ao fundo, etc... eu gostaria de saber se isso acontece com as cameras de verdade ahh.. e esse negocio de lentes panoramicas, esfericas, arquiteturais, angulares de renders como brazil r/s, v-ray, finalRender, etc naum eh isso q eu toh querendo naum valeu mesmo!! :D
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
ue? pq vc num faz uma lente modelada bem fiel à da camera e coloca o ior real e tazl, ai vc poe na frente da camera do max........complicado, mas.....
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Oi gente, tudo bem? Zion, realmente acontece isso, está na matéria "Lentes, câmera, ação" na seção Matérias da Três D1. É como disse, mudificando o FOV modifica a lente, modificando a lente modifica o FOV, porque o FOV é o campo de visão e ele é formado pela lente que está "vendo" a cena, acontece com câmeras reais de filmagem, com câmeras reais de fotografica e acontece com seu olho também, pois é uma lente, o campo de visão do olho humano é igual ao FOV de uma lente de 50 mm. Pode testar numa câmera real, coloca 50 mm, olha pelo visor e olha ao vivo para ver que não muda, ai troca para uma lente de 28 mm e tenta de novo, a perspectiva não é a mesma. Agora essa distorção da perspectiva é retinha, é perfeita, dependendo da lente acontece uma pequena ondulação arredondando um pouco essa perspectiva, dá uma olhada no artigo que vou colocar daqui a pouco na Três D1 sobre os 27 efeitos de render que testei no Mental Ray do Max 6, lá tem um exemplo de Lens Distortion. Andrei, a sua idéia é muito criativa mesmo, realmente em teoria seria possível, mas não no Max porque o Max não tem a mínima precisão para isso, modelando num CATIA da vida poderia realmente reproduzir uma lente com sua curvatura perfeita em SurfaceA criando a distorção perfeita, mas só se fosse possível levar em SurfaceA para um programa de render fotorealístico, acho que Nurbs não teria a tolerância necessária para isso, não manjo disso o suficiente para afirmar, de der em Nurbs poderia ser renderizado no Maya talvez, mas o problema seria o tempo de render, seria completamente inviável com a tecnologia atual. Abraços
agora eu entendi! valeu andre!!!!! andrei jah pensei nisso uma vez, ateh fiz um teste, mas o max naum refrata uma imagem no background direito, eh melhor usar os recursos de um render profissional
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
eh........inviavel pacas, imagina um raytrace?? o problema dos render profissas é q se for usar gi............. vai e pega o brazil, tem varios tipos de lentes, uns 6: www.splutterfish.com flw
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eu jah tenho o brazil comercial(generico) :D mto bom mas este naum eh meu problema, por exemplo.... eu quero fazer um poste cg baseado unm poste real, ai eu faço bla bla bla... e quando eu decido coloca-lo na cena q tem o poste real vc ve q as perspactivas estao diferentes mas quase naum dah pra notar essa distorcao da lente, isso foi uma confusao minha q jah foi esclarecida, eu achava q o parametro lens das cameras do max eram a mesma coisa q as especificaçoes de uma camera real vlw :D
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
lembra daquela montagem da calçada do sandro medeiros? se tiver alguma duvida, fala com ele pq ele ja deve ter passado pela mesma coisa...
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