Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Max Idalgo   são paulo - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
bsnmartins   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

carlacolombo   São José do Rio Preto - AC
marcopalma   florianópolis-sc
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
leoliver   Sao Paulo

camera real vs camera 3d

Por: Zion  

Em: 21/07/2004 23:06

eu estava estudando um pouco de composição de objetos 3d com cenarios reais aí eu percebi q as minhas cameras 3d nao estavam combinando com a camera real, suas perspectivas estavam diferentes, entao eu olhei nas especificações da camera e vi lah lentes (em mm) e vi este mesmo parametro nas cameras do max entao digitei lah 21,6, mas ficou mto aberto, dava pra ver q naum era isso mesmo. como posso ajustar a perspectiva( FOV sei lah) da camera 3d para ficar mais proximo da camera real????? :?:
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
zoia: a vista humana tem aproximadamente 50 de fov(num sei c eh fov ou mm) tenta digita nas duas opcoes(mm e fov) o tamanho da lente da camera(uma de cada vez), pq as vezes........... sei la , flw :seila:
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Oi Zion, tudo bem? Veja só, a distorção da perspectiva é uma coisa e a distorção criada pela lente é outra, a distorção da perspectiva é o mesmo que fazer um desenho a lápis usando a técnica de "ponto de fulga" para traçar os ojetos na perspectiva correta. É apenas isso que o Max consegue fazer, ao mudar a lente muda o campo de visão (FOV - Field Of View), assim ocorre a distorção da perspectiva de acordo com o FOV, mas não acontece a distorção da lente. Na distorção da lente as linhas da perspectiva ficam curvadas. Esse recurso só é possível em renderizadores profissionais, o V-Ray, o Brazil Render e o Mental Ray oferecem essa possibilidade. Abraços
eu tava pensando q as lentes do 3d max e as reais eram a mesma coisa, so modificavam o campo de visao, mas eu li num tutorial da 3d1 e num livro de animacao em 3d que uma lente 200mm (do max) tende a chapar mais a cena e uma lente de 15 mm "distorce" a perspectiva pondo os objetos mais ao fundo, etc... eu gostaria de saber se isso acontece com as cameras de verdade ahh.. e esse negocio de lentes panoramicas, esfericas, arquiteturais, angulares de renders como brazil r/s, v-ray, finalRender, etc naum eh isso q eu toh querendo naum valeu mesmo!! :D
ue? pq vc num faz uma lente modelada bem fiel à da camera e coloca o ior real e tazl, ai vc poe na frente da camera do max........complicado, mas.....
Oi gente, tudo bem? Zion, realmente acontece isso, está na matéria "Lentes, câmera, ação" na seção Matérias da Três D1. É como disse, mudificando o FOV modifica a lente, modificando a lente modifica o FOV, porque o FOV é o campo de visão e ele é formado pela lente que está "vendo" a cena, acontece com câmeras reais de filmagem, com câmeras reais de fotografica e acontece com seu olho também, pois é uma lente, o campo de visão do olho humano é igual ao FOV de uma lente de 50 mm. Pode testar numa câmera real, coloca 50 mm, olha pelo visor e olha ao vivo para ver que não muda, ai troca para uma lente de 28 mm e tenta de novo, a perspectiva não é a mesma. Agora essa distorção da perspectiva é retinha, é perfeita, dependendo da lente acontece uma pequena ondulação arredondando um pouco essa perspectiva, dá uma olhada no artigo que vou colocar daqui a pouco na Três D1 sobre os 27 efeitos de render que testei no Mental Ray do Max 6, lá tem um exemplo de Lens Distortion. Andrei, a sua idéia é muito criativa mesmo, realmente em teoria seria possível, mas não no Max porque o Max não tem a mínima precisão para isso, modelando num CATIA da vida poderia realmente reproduzir uma lente com sua curvatura perfeita em SurfaceA criando a distorção perfeita, mas só se fosse possível levar em SurfaceA para um programa de render fotorealístico, acho que Nurbs não teria a tolerância necessária para isso, não manjo disso o suficiente para afirmar, de der em Nurbs poderia ser renderizado no Maya talvez, mas o problema seria o tempo de render, seria completamente inviável com a tecnologia atual. Abraços
agora eu entendi! valeu andre!!!!! andrei jah pensei nisso uma vez, ateh fiz um teste, mas o max naum refrata uma imagem no background direito, eh melhor usar os recursos de um render profissional
eh........inviavel pacas, imagina um raytrace?? o problema dos render profissas é q se for usar gi............. vai e pega o brazil, tem varios tipos de lentes, uns 6: www.splutterfish.com flw
eu jah tenho o brazil comercial(generico) :D mto bom mas este naum eh meu problema, por exemplo.... eu quero fazer um poste cg baseado unm poste real, ai eu faço bla bla bla... e quando eu decido coloca-lo na cena q tem o poste real vc ve q as perspactivas estao diferentes mas quase naum dah pra notar essa distorcao da lente, isso foi uma confusao minha q jah foi esclarecida, eu achava q o parametro lens das cameras do max eram a mesma coisa q as especificaçoes de uma camera real vlw :D
lembra daquela montagem da calçada do sandro medeiros? se tiver alguma duvida, fala com ele pq ele ja deve ter passado pela mesma coisa...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 709, sendo 25 membro(s) e 684 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, cavalcantesuetam, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, mastermax, Ale Marques, Renatto, TadeuB79, Daniel Monteiro, Esdras, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.