Oi gente, tudo bem?
Zion, realmente acontece isso, está na matéria "Lentes, câmera, ação" na seção Matérias da Três D1.
É como disse, mudificando o FOV modifica a lente, modificando a lente modifica o FOV, porque o FOV é o campo de visão e ele é formado pela lente que está "vendo" a cena, acontece com câmeras reais de filmagem, com câmeras reais de fotografica e acontece com seu olho também, pois é uma lente, o campo de visão do olho humano é igual ao FOV de uma lente de 50 mm.
Pode testar numa câmera real, coloca 50 mm, olha pelo visor e olha ao vivo para ver que não muda, ai troca para uma lente de 28 mm e tenta de novo, a perspectiva não é a mesma.
Agora essa distorção da perspectiva é retinha, é perfeita, dependendo da lente acontece uma pequena ondulação arredondando um pouco essa perspectiva, dá uma olhada no artigo que vou colocar daqui a pouco na Três D1 sobre os 27 efeitos de render que testei no Mental Ray do Max 6, lá tem um exemplo de Lens Distortion.
Andrei, a sua idéia é muito criativa mesmo, realmente em teoria seria possível, mas não no Max porque o Max não tem a mínima precisão para isso, modelando num CATIA da vida poderia realmente reproduzir uma lente com sua curvatura perfeita em SurfaceA criando a distorção perfeita, mas só se fosse possível levar em SurfaceA para um programa de render fotorealístico, acho que Nurbs não teria a tolerância necessária para isso, não manjo disso o suficiente para afirmar, de der em Nurbs poderia ser renderizado no Maya talvez, mas o problema seria o tempo de render, seria completamente inviável com a tecnologia atual.
Abraços