Artefatos V-ray Dia para noite!!

Por: Leandro Fernandes  

Em: 12/08/2010 10:28

Ola Galera da 3d1 !! Estou tendo dificuldades para animar uma cena que simplesmente muda de dia para noite!! mas ai que ta o problema. na hora do render esta aparecendo muitos artefatos e eu usei irradiance map em medium animation - e light cache 1000 sample size 0,04 Vi alguns tutorial de passeio virtual aqui mas os modos fly trough do light cache e multiframe incremental do irradiance map funcionam so para a camera em movimento e neste caso tem animação de luz do sol virando luz da noite. alguem saberia me dizer como posso redurizir esses artefatos pois em cada frame o vray faz um calculo diferente e acaba mudando drasticamente a estetica da cena!! Aguardo a resposta de todos desde ja muito obrigado!! ABração ao pessoal do forum
A Ferramenta é importante quando a criatividade é infinita!!!
Qual versão do vray que vc esta usando? Vc pode fazer um prepass renderizando o irradiance em modo "animation (prepass)" junto com o light cache, salvando o mapa de irradiance em alguma pasta, ele vai criar um mapa por frame. Depois desliga o light cache e faz o render do irradiance em modo "Animation (rendering)", vc precisa escolher o mapa de irradiance que tinha sido salvo, com a vantagem do light cache ja estar embutido nesse mapa, por isso ele não precisa ser ligado. Dessa forma ele vai interpolar entre os quadros, tirando as manchas, porém é importante saber a versão pois lembro de ler relatos de problemas em versões 1.5 sp2 pra baixo. Se for o caso, é melhor trocar o light cache pelo brute force a fazer o mesmo procedimento de prepass e render do irradiance.
Vlw fla3dmadness Brigadao pela dica, pois uso a versao SP2 do V-ray e max 2009 !! sobre esse modo de prepass no primeiro o light cahce fica ligago correto? no segundo prepass (rendering) eu desligo o light cache, isso né? mas neste ultimo ele ja renderiza e salva a imagem final? ou depois de redenrizar esse mapa eu tenho q renderiza a cena de novo. mas desde ja valew a dica vou testar aqui e ve o que sai!! Se eu usar o Brute Force no Primary GI ele tambem tira artefatos da cena? Obrigadao e ABraços!!
Olha, eu lembro que era exatamente no SP2 que dava problema nesse prepass como light cache junto. Mas a idéia é essa, o rendering é a interpolação do calculo anterior, então vc desliga mesmo o light cache pois ele ja esta junto do mapa de irradiance. Brute force é livre de artefatos, ele só pode ter um pouco de noise, mas vai pesar bastante no primario, por isso costumamos usar no secundario onde o noise nao aparece mesmo com configuração mais baixa.
Vlw Fla3dmadness eu vou tentar realizar esse prepass aqui mas como naum fico monitorando o render no escritorio eu vo testa essa config com brute force em primary e LC em Secondy GI pois nao senti muita diferença no tempo de render quando testei aqui. estou com um i7 920 com 8G RAm e to usando subvs 25 no brutal force e o noise ta bem baixo pelo fato dele trabalha bem com o DMC Sampler. mas brigadao pelas dicas ABração
LC no secondary tem grande chance de flickar também com apenas 1000 samples...
a Entendi Flavio entao no caso o grande causador desses fliker muitas vezez é o LC? Pq sempre aparece artefatos e eu se dava conta q era o irradiance!! mas agora to renderizando com brute force no secondy GI so q ahaha demora pacas ta levando 20 minutos cada frame contra 6 minutos no LC!! Mas segue umas imagens da cena pode se notar q so onde nao tem luz é q da fliker (imagem1 e 2) , pois na cena de dia ele fica perfeito (imagem 3), a tarde ela granula (imagem4) e por final a de noite a hora q as luzes da casa acendem cada frame fica com uma computação diferente de GI em um frame ele chega ate mostra mais ainda as manchas (imagem 5 e 6) o fundo ta branco pq vou colocar o ceu no After effects depois!! mas é isso ai vou deixa a maquina por 42 horas renderizando aqui para ver se o resultado com Brute force vai fica bom heehh! Brigadao desde ja flavio Abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 364

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.