Lembrem-se que o DMC sampler é o coração do vray, mexendo ali mexe com tudo no vray. Basicamente ele pega uma porcentagem da cena, definida pelo adaptive amount (1 = 100%, o default é 0,85 = 85%) e dentro desse percentual ele pega tudo o que depende de subdivision (glossiness, GI, dof, TUDO) e decide quantos samples vai precisar para manter um determinado nivel de ruido na imagem, definido pelo noise threshold. Em geral eu acho que o valor de 0.01 é bem razoavel e funciona na maioria das cenas, só baixo esse valor quando noto um ruido marcado em algum lugar que apenas subindo as subdivisions do material não resolve.
Por isso que eu sempre digo para estudarem o renderizador, pode ser que estejam baixando o noise sem necessidade, se fizer isso pelo menos tem que aumentar o adaptive amount para tentar economizar mais samples onde não precisa.
Uma curiosidade: o vray mudou o nome de quasi-monte carlo para brute force pq ele ja não é puramente um QMC, ele usa agora o deterministic-monte carlo, só não sei porque no max ele ficou como brute force e no sketchup como DMC. :-P