Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Max Idalgo   são paulo - SP
An3dre   Araras / SP - SP
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

kleberrc   sao paulo
icyrino   Sao Paulo - SP
A R K A I K O   Maringá - PR - AC

Dúvidas sobre Editable Mesh...

Por: Julio Maraschin  

Em: 27/07/2004 15:40

Pessoal, vi um tópico aqui que me chamou atenção, tipo, o Editable Mesh é o editor de Poly nativo do max né, bom tudo é trabalhado com triangulos, mas porque quando a gente cria um plane e depois faz um clone da edge por exemplo aquelas edges dos triangulos ficam ocultas? porque elas não ficam sempre visiveis? assim facilitaria o trabalho da gente ou não? porque a escolha delas serem ocultas? é possivel configurar para que se inicie sempre com elas aparecendo e não ficando ocultas?... Desculpem é uma dúvida besta é que por exemplo tava mexendo com o zmodeler, e ele realmente sempre cria as meshes com triangulos já o max sabe que todas as meshes são triangulos mas cria poligonos, o porque disso? porque da "ocultação" das outras edges?... Bom, e também outra eu vi neste tópico que citei acima, que o Editable Poly a única diferença é no tratamendo dessas edges ocultas, no que isso me ajuda e no que me atrapalha? e outra o editable poly é usado porque motivo se o editable mesh é o nativo do max? somente por ter mais recursos? (ferramentas?)... Desculpem as perguntas bestas, mas é que isso tá meio complicado pra mim ainda, acho que é uma das causas de o porque não consigo evoluir no trabalho com o 3ds max. Preciso de uma explicação legal sobre isso, eheheh.
bom, primeiro as edges que sriam as diagonais do poligono ficam ocultas por motivos de visualização. fica muito mais fácil trabalhar vendo poligonos de 4 lados, do que um monte de trangulos. dependendo da complexidade do objeto isso pode ser pior. opr isso por padrão não são mostradas as edges diagonais do poligono, apesar de elas estarem lá de fato. vc pode selecionalas, tornalas visiveis e uma serie de coisas. se quiser ver triangulos o tempo todo, o driver de visualização direct3d permite essa peculiaridade configurando a área Geometry em customize>preferences>viewports>configure driver (já com o direct3d cmo driver de visualização). os problemas do mesh são justamente no arranjo dessa diagonal invisivel. quando se realiza uma operçãoa sobre a malha, nems sempre as diagonais ficam como gostariamos. o edit poly vem com uma série de novas ferramentas que agilizam o trabalho, e trata de forma muito mais eficiente essas diagonais rearranjando-as sempre que necessário para manter a uniformidade da malha. o poly é uma alternativa ao mesh, mas os dois ainda coexistem porque o mesh está por tras do poly, e o max usava so mesh ate a versão 3, e o poly da versão 4 segundo o pessoal era um lixo. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi Júlio, tudo bem? Não desanime quanto a sua evolução porque é demorado mesmo, a curva de aprendizado do Max é de 4 a 7 anos. Quando eu tinha 4 anos de Max achava que manjava dele e não sabia nada do progama, é um programa muito mais complexo do que parece, se não desanimar vai chegar a conhecer tudo que deseja. O lance da modelagem é questão de prática, não confunda Poly com Mesh, só existe Mesh, que é a malha 3D formada por vértices, edges e polígonos, agora tem duas formas de editar isso, por Edit Mesh e Edit Poly, o Mesh é o nativo porque é o primeiro e tudo foi feito em cima dele, depois houve uma evolução desse editor para facilitar a modelagem, a principal inovação foi o tratamento com a Edges permitindo uma modelagem mais limpa, só com polígonos quadrados, mas por trás está o Mesh, que na verdade é formado por triangulos, as vezes num certo detalhe pode ser necessário ligar essa edge invisível ou desliga-la, porque ela desligada não influencia no Mesh Smooth, e ligada influencia. Entende? Abraços
Hum, agora entendi, hehehe, pois é tenho de treinar mais, to com muito pouco tempo de max ainda, heheheh. É questão de prática mesmo, valeu pessoal :D .

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 656, sendo 24 membro(s) e 632 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, mastermax, Ale Marques, Renatto, TadeuB79, Daniel Monteiro, Esdras, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.