Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Colli   Maringá - AC
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
Raphael.   Itararé - SP - AC
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

RHD3sign   Rio de Janeiro
pauloprrm   Rio de Janeiro - RJ
Marron   Brasilia
adr_max   Recife - AC

Unwrap e Textporter

Por: Flavio Marcelo  

Em: 30/07/2004 12:11

:? Oi pessoal, estava realizando uns estudos com o Unwrap e depois de muito apanhar consegui planificar perfeitamente o meu objeto que tinha três faces. Quando fui usar o Textporter ele me deu as faces sendo que a mais complexa veio como se os polígonos estivessem sobrepostos uns aos outros. No tuto do Dimas (Escultopintura) ele mostra o Textporter funcionando em conjunto com o unwrap, só assim a planificação do Textporter fica correta, pois ele sozinho não abre a imagem completamente (pelo menos foi o que percebi). A pergunta é: é possível trabalhar só com o Textporter sem o auxílio do unwrap ou ele só funciona em dupla com o unwrap? Mais uma dúvida: em mult sub object as minhas imagens apareceram corretamente no topo e na base de um objeto, mas no centro ela apareceu esticada como se ela não fosse do mesmo tamanho do objeto. Pq isso acontece? tenho que mexer no tamanho da imagem para que ela caiba no objeto ou é alguma configuração do material? Abcs a todos!
Oi Flávio, tudo bem? A textura é uma imagem aplicada num canal do material, é uma imagem como um pedaço de papel, tem tamanho, tem bordas definidas e tem um desenho estampado nesse papel, o Max aplica isso no objeto como um embrulho, então você tem que explicar para o Max como deve "embrulhar" o objeto com a textura, isso é o mapeamento, pode ser feito com o Unwrap UVW, mas pode ser feito também com o UVW Map, com Vertex Colors. O Texporter depende do mapeamento para poder gerar aquela imagem planificada que vai usar como base para pintar no PhotoShop, seja como for que mapear ele vai aceitar, sem mapeamento ou com problemas no mapeamento, vai ter problemas na imagem gerada pelo Texporter. COm o Unwrap UVW nem precisa usar o Texporter, porque se der Print Screen na tela e colar no PhotoShop, recorta o pedaço que está dentro do quadrado Azul que é a área da textura, pode usar de referência para pintar em cima da mesma forma. Ainda tem o Render to texture, que depois de mapear com o Unwrap, pode mandar renderizar uma imagem da textura planificada para pintar em cima no PhotoShop. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 581, sendo 24 membro(s) e 557 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, mastermax, Ale Marques, Vladis, Renatto, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.