Como arrumar as imagens perdidas?

Por: IGOR BENTIM  

Em: 24/09/2010 15:40

Pessoal, alguem sabe como faço para o max nao ficar perdendo os caminhos do bitmap???? e se perder, existe algum comando em que ele procura no computador?? obrigado.
Igor "Ctrl v" Vai em customize - configure user paths - external files - vai em add e coloque a sua pasta que tem texturas marque add subpaths. Quando renderizar o max acha a textura lá nesse lugar e faz direitinho. Mas o ideal é sempre colocar seus mapas na pasta maps que fica tudo num lugar só. Abraço
Se mudar o nome da pasta que estão as texturas ou mudar ela para outro lugar, o max vai pedir para vc add novamente. Como o byboca falou, é bom vc ter um lugar definido para colocar as suas texturas.
http://www.ribamarcad.blogspot.com
O Max não faz um index igual com HTML, tipo, vc salva sua cena numa pasta, cria outra pasta dentro desta, deixa as figuras lá e sempre que vc mudar a pasta com sua cena de lugar o Max sempre sabe que os bitmaps estarão na pasta seguinte? Por exemplo, vc começou seu projeto numa pasta em Meus Documentos>Projeto>Cena.max. Aí criou uma pasta de texturas em Meus Documentos>Projeto>Texturas>Textura.jpg. Aí vc passa a pasta Projeto pra um pen drive e abre Cena.max em outro PC. quando vc renderiza, o Max já sabe que o jpg tá em Projeto>Texturas... Tipo, ele usa a própria pasta onde estiver salvo como ponto de referência? Não sei se consegui me fazer entender, deve ter um nome pra isso.
Sim Leandro, no max isso é o project folder. Vc da um set project folder em algum lugar e ele vai criar varias pastas pra tudo: cena, renderoutput e o sceneasset, onde ficam as imagens usadas nas texturas. Se vc marcar depois no asset tracking (shift +T) pra sempre ser relativo ao project folder, vc não vai mais ter esses problemas.
Opa, Fla, Beleza? Então, o que eu mencionei é até mais simples que isso, é um negócio automático, se vc salva tudo do projeto (arquivo .Max, bitmaps, etc) numa mesma pasta (nem precisa criar subpastas), o max já entende que as texturas tão junto, se vc mudar essa pasta de lugar ou mesmo de pc, ele não vai procurar a partir do drive C:, por exemplo, e sim a partir da pasta da qual vc abriu a cena. Eu tenho trabalhado com pen drive assim, nunca mais tive problemas quando passo uma cena do pc de casa pro trabalho ou vice-versa. Em qualquer lugar que vc jogue a pasta, no desktop, em meus documentos, ou mesmo abrindo a cena direto do pen ele nunca dá mensagem de link quebrado.
Ele não da mensagem porque ele procura sozinho nas sub-pastas relativas ao arquivo do max, mas eu prefiro deixar o caminho certo, evita problemas em renders pelo backburner.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 556

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.