rafaelbotafogo, tudo bem cara?
Duas questão básica para as legendas:
Primeiro - Se você quer adicionar legenda há algum tipo de vídeo já pronto, você terá que fazer isso manual. Como??
A duas maneiras.
1º Você pode escrever usando um programa de legenda ou de autoração de DVD e fazer tudo sincronizando o texto da legenda ao video. Não há possibilidade de algum programa ouvir todo o video e inserir automaticamente sincronizado a legenda no video. (Eu desconheço programa assim).
2º Você pode escrever todas as falas do vídeo em um bloco de notas. Descrevendo também o ponto de inicio e o fim da exibição da legenda.
Para isso, terá que saber o ponto exato que se inicia e termina a fala (Isso também inclue os centesímos). E depois de toda legenda digitada, salve com a extensão *.txt ou *.srt.
A segunda questão é que depois de ter feito isso, é só importar para um programa de legendas ou de autoração de DVD/Blu-Ray que já aplica a legenda automaticamente a todo o video no tempo que pré-definiu escrevendo.
Eu uso o "Adobe Encore". É muito prático e trabalha de forma profissional.
Ele atende muito bem as questões de legenda e autoração de videos em DVD/Blu-Ray com legendas.
Se muitas pessoas tiverem dúvidas sobre o assunto, posso postar um tutorial sobre legendar vídeos depois (Se a administração do site permitir. Não sei se este assunto condiz com a ideologia do site da TrêsD1).
Para legendar eu uso o "Adobe Premiere Pro", "Bloco de Notas" do 'Windows' (ou o "Bloco de Notas" do 'Mac' que não me recordo o nome) e o "Adobe Encore".
Abraço e espero ter ajudado.