Zbrush dúvida

Por: Del Antonucci  

Em: 01/10/2010 21:53

Galera, eu não sei mexer em NADA no zbrush, dai comecei a testar os brushs la, dai salvei o que eu fiz, e quando eu abro novamente, não conssigo editar, só com texturas queria editar com aquelas ferramentas que marquei na foto, alguém sabe como posso editar novamente?, vou postar uma screen pra ficar mais facil de me ajudarem!. valeu! abraço galera! OBS: Não liguem pra o bixo zuado que eu fiz!, não tenho base nenhuma em zbrush hahahah
Zbrush... Super intuitivo esse programa, hehe. O que acontece é que ele faz algumas coisas ao contrário de qualquer outro. Esse lance de salvar é uma delas, pra vc salvar o objeto, o modelo 3D propriamente dito, vc tem que usar aquele menu ali acima e à direita, Tools. Tem load tool, save as, import, vc vai salvar ali, ele trata a geometria que vc criou como uma ferramenta. Pense nessas ferramentas como primitives do Max, a box, o teapot, essas coisas. Quando vc quiser abrir a geometria que vc salvou, vc vai em load tool e abre o arquivo com a extensão .ZTL, vai aparecer uma miniatura do seu modelo ali no menu, é só clicar e arrastar o mouse na viewport (ou canvas, no Zbrush) e LOGO EM SEGUIDA clicar no botão edit (ao lado dos botões Zmapper e Projection Master, ali acima á esquerda.) Aí vc vai conseguir continuar modelando, usando os pincéis no modelo 3D, essas coisas, ao invés de ficar melecando a viewport com aquela gosma 2.5D enquanto vc tenta fazer o pincel pegar no objeto sem entender o que tá acontecendo (se isso já aconteceu com vc bem-vindo ao clube, hahaha). Pra falar a verdade eu até agora não entendo o que o botão Save As propriamente dito (aquele do menu Document, extensão .ZBR) faz nesse programa... Se bem que eu sou uma toupeira nesse programa, até sei o caminho que é usado pra fazer umas funções funcionar, só que parece que os programadores querem que vc use o programa pra fazer uma coisa específica (pintar em 2.5D) e o lance de pintar e texturizar geometrias 3d é só um bônus, aí eles vêem todo mundo usando o Zbrush pra fazer exatamente isso e ficam P da vida, tipo, "como vocês não estão usando o Zbrush pra pintar em 2.5D? Esse é o diferencial do programa, só por isso também vamos fazer vcs terem que dar uma volta e meia nos menus pra fazer o que querem!" (imagine um ruivo de barbicha e óculos com o punho direito em riste, é essa a imagem que me vem à mente). Mas quando o cara aprende a mexer, rapaz, faz cada coisa...
Leandro MV: se empolgou agora em manolo?, curti sua resposta!, Resumindo, eu perdi meu projeto, né? hahaha, cara estranho esse negocio de 2.5D que coisa mais feia!, aquelas gosmas de cores variadas que não vejo nenhuma função obvia pra elas, são, digamos, inuteis, PRA MIM, talvez tenha um cara ai, q faça magica com esse programa, mais realmente, modelar, aquela macinha, é mt legal, e conforme vc vai "amassando", vc vai tendo idéias e idéias, eu sei q isso q eu fiz, é bemmm, principiante, mais ja gostei do resultado, pra uma coisa q fiz em 10 minutos, queria saber tbm, se como eu fazer o personagem ai no zbrush passar pro max, texturizar, pq de certa forma, parece ser bem mais simples modelar um rosto, um corpo, nesse zbrush, parece ser simples!, vc não precisa fazer conects, cuts, vc ja tem uma malha prontinha, é só usar a imaginação, gostei mt quando comecei a mexer, mais o programa se resume nisso? amassar estufar, até formar uma coisa legal?, ou tem outros modos de fazer?
Pois é, Del. Teu modelo, acho que perdeu mesmo. O pior é que eu tô relendo meu post e imaginando que se alguém levar a sério minhas birras com o programa essa pessoa desanima na hora de aprender a mexer nele. Desculpe se ficou essa impressão, beleza? O bacana mesmo é essa coisa orgânica dele, se vc for ver bem, a maneira que se modela no 3dstudio, sim, é que é coisa pra deixar qualquer um doido, um negócio que vc não vê o resultado na hora, um processo todo mecânico, vc tem que ficar cortando vértices num modelo todo quadradão pra ver o se consegue deixar o negócio direito quando aplica um smooth, hahaha... Na hora de mapear então, Deus me livre. Olha eu de novo com o discurso inspirador... Mas quanto ao que vc perguntou, tem uma ferramenta fantástica no Zbrush chamado Zsphere (é aquela esfera vermelha no menu tools), é uma parada onde vc vai criando uma estrutura, tipo um boneco de palito feito de esferas, que à primeira vista parece tosco, mas esse boneco é na verdade uma guia editável de uma malha mais detalhada que vc tá criando e que a qualquer hora vc pode verificar como tá ficando ao teclar "A". Vou tentar explicar meio por cima com palavras, mas dá uma procurada no youtube por Zspheres que vai ter tutorial detalhando: Primeiro vc cria a esfera de base, e imediatamente clica no botão Edit, isso vai te permitir desenhar outras esferas se ramificando a partir da sua esfera de base. Clicando "X" vc habilita a opção de simetria, e quando vc cria a primeira "ramificação" vc já pode utilizar os outros botões ao lado do botão Edit e Draw (Scale, Move, Rotate), pra posicionar essa nova esfera da maneira que vc quiser e ir construindo braços, pernas, etc, do seu boneco de palito. Pra criar uma nova ramificação, clica-se de volta no botão Draw (esqueça que o botão Edit existe) e é só clicar no ponto que vc quiser sua nova ramificação. Teclando A vc vê qual será o resultado da sua estrutura em modo polymesh, teclando de novo vc volta pro modo de zsphere. O negócio aí é ir alternando, vc pode criar a estrutura que quiser, bípede, quadrúpede, sextúpede e o diabo a quatro, a idéia aqui é criar a base onde depois vc vai usar os brushes pra detalhar. Logo, não é preciso ficar encanando com quantos dedos seu bonequinho de palito vai ter, isso vc vai definir no detalhamento. Você pode salvar seu bonequinho a qualquer momento como uma nova Tool, quando vc carregar depois ele vai estar lá no menu do jeito que vc deixou, é so "criá-lo" (clicar com mouse e arrastar) de volta no canvas, habilitar o modo no botão edit e continuar trabalhando. Existem alguns comandos básicos que não me lembro agora e alguns macetes que as zspheres permitem fazer que definem ainda melhor as proporções do seu boneco, dá uma pesquisada, é mais fácil entender essas coisas em vídeo. Quando vc achar que sua base está boa o suficiente, vc converte ela para polymesh "editável" (no menu tool mesmo, um botão chamado Make Polymesh 3D), aí é só se esbaldar com os brushes, subdividir a malha e tudo mais. Agora, uma coisa importante pra se considerar é que nem sempre a malha criada no zbrush pode ser utilizada legal quando exportada pro 3dmax. Vc exporta o sólido no menu tools mesmo, em formato .OBJ, e abre no Max importando esse arquivo, mas se vc quiser animar o boneco, pode ser preciso editá-lo no max pra ele ficar com uma topologia melhor pra essa finalidade. Além disso, o Max não trabalha legal com tantos polígonos quanto existe num modelo superdetalhado feito no Zbrush, daí é preciso gerar mapas de normal bump e displace no Zbrush para serem aplicados na malha em lowpoly quando vc exportar pro Max. Pois é, tem lá suas pegadinhas. Mas O zbrush cada dia aparece com uma novidade que faz valer o esforço, tem um plugin chamado UvMaster que é fenomenal pra mapeamento, que é uma das partes mais "revoltantes" de se trabalhar com 3D, hahaha.... E vc pode importar um modelo do Max (como .OBJ), mapear no zbrush, pintar e detalhar, gerar mapas de cores e bump pra depois devolver o modelo pro Max e aplicar os mapas nos materiais. Se bem que eu ainda tô tentando fazer isso funcionar legal, mas é preciso praticar, e eu tô me focando mais no Max por enquanto. Bom, basicamente é isso, cara. Me empolguei de novo, hahaha!!!
Leandro MV: Então cara, acho que vc respondeu tudo! ahhaha, vi uns videos do q vc falou de zsphere, entao aquela esfera cor bege vermelha sei lá, não usa muito?, só zshpere?, eu fiz um personagem lá no zbrush só pra ver como era os brushs, postei la no outro tópico pra vc ver, pq acho que aqui nã pode http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=68653 da uma olhada lá, ta mt ruim, mais sei lá, mexi nesse programa umas 2 vezes, e ja da pra ter mais uma noção de como é, é bem menos extenso que 3dsmax eu acho, pra criar personagens, quem souber criar personagens no zbrush, e animar no 3dsmax, ta feito! haha

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717352.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 285

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.