Arquivo Mapa de Photons e FinalGather

Por: Moldher  

Em: 09/10/2010 16:26

Pessoal, Sei que é cedo para aprender já que sou novato no assunto, mas gostaria de saber se na configuração de render do mental ray onde existe a opção de salvar o mapa de photons e finalgather eu salvando os mesmo é possível utilizal-los em outro modelo? Tipo eu configuro uma cena interna para receber x número de photons e salvo este mapa... em uma outra cena interna este mapa poderá ser utilizado ou não? Ou só servirá para a cena o qual ele foi gerado? Olha, estou iniciando agora os meus estudos de mental ray e sempre seguindo o tutorial da 3D1. Agradeço a portunidade. Um abraço a todos
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Flavio, para salvar mapa de photons e de Final Gather vá em Rendering>Render Setup>Indirect Ilumination> em Reuse (Fg and GI Disk Cache), é onde salva os mapas de GI e Final Gather. Eu acho que os mapas salvos, servem somente para a cena em que ele foi gerado.
Entendi... Eu sempre salvo os mapas, mas fiquei nesta dúvida. Valeu
Os mapas só funcionam na cena que foram feitos e ainda se não mover nada. Se salvar o mapa de GI e FG, mover objetos e renderizar com os mapas salvos aparecem defeitos na iluminação. Em animação tem que calcular os mapas em cada quadro pq os objetos mudam de posição. Os mapas salvos só servem quando nada se mexe. O mapa de GI serve para a cena toda, o mapa de FG só serve para a vista da câmera que fez o mapa.
Ops, então posso utilizar sempre o mesmo mapa de GI é isso? Tipo eu defino o tamanho do photon a quantidade emitidas a intensidede para uma cena em uma determinada escala de medida, se a cena ficar perfeita dentro do esperado eu salvo o mapa e então poderei utilizar o mesmo mapa para outra cena com as mesmas dimensões aproximadas? Ou isso não funciona? O Gather vi que realmente não dá, pois fica a sobra do objeto, tipo eu tentei mas não funcionou agora o GI eu não percebi nada. Valeu
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Flávio Luiz da Silva: ai cara!! tudo bem?? sobre a sua pergunta o mapa de Photons é salvo justamente quando ele está acertado e não precisa mais fazer modificações. A única modificação que o mapa aceita é o Radius e os Samples dos Photons, se aumentar a quantidade para ficar mais detalhado obviamente terá que calcular o mapa novamente, pois como ele vai adicionar mais Photons em um mapa salvo? Normalmente a pessoa emite muitos Photons e salva o mapa para ajustar o Radius e os Samples até ficar bom. Se for necessário modificar a quantidade de Photons no mapa obviamente terá que calcular o mapa de novo. Sobre a questão de salvar os mapas com resolução menor, o GI não precisa de resolução, pois ele não leva em conta a vista da câmera, os Photons são traçados na imagem toda, tanto que em animação onde apenas a câmera se move você pode salvar um único mapa de Photons sem ter que incrementar nos demais frames. O Photon Map é maravilhoso mesmo, pode ter certeza. ;) Já o mapa de FG não é assim, ele depende da resolução e da vista da câmera. Veja que não é o ideal salvar o mapa com resolução menor, mas pode, contanto que vá renderizar com uma resolução no máximo 50% maior, pois se dobrar vai aparecer pontos pretos na imagem ou outros artefatos, as vezes não aparece, mas não vale a pena correr o risco. Se você tem uma imagem de 1500 pixels pode salvar o mapa de FG com 1000 pixels e renderizar depois com 1500 pixels. O Photon Map pode gravar com 1 pixel e renderizar com 1 milhão de pixels, pois ele não leva em conta a tela e sim toda a cena 3d. sendo preciso gerá-lo somente uma vez, se for imagens estáticas. O render fica mais rápido pelo cálculo do FG ser menor, este é o único ganho, pois no render em si não terá diferença, já que ele vai calcular materiais, reflexos, sombras e depende dos samples de cada recurso, do AA da cena, entre outros detalhes. O mapa de Photons não muda o tempo de cálculo conforme a resolução, pois não leva em conta a resolução, portanto dá na mesma. A principal vantagem de fazer este procedimento com o mapa de FG é quando tem uma imagem maior do que o PC consegue renderizar, assim, a pessoa calcula o mapa de FG menor para poder gravar e depois renderiza a cena sem dar erro de memória. Veja também que pode ocorrer um problema de demorar no render, isso é por causa das configurações de luzes, materiais e render, se tudo não for otimizado perfeitamente, não adianta muito salvar o mapa de FG com resolução menor, vale mais a pena configurar direito os materiais e a iluminação otimizando ao máximo, pois assim certamente ganhará mais tempo do que salvar o FG menor. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e boa sorte!! __________________________ [i:5977daf0ce]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:5977daf0ce]
Cara, valeu mesmo sua explicação não só tirou a minha dúvida como também me ajudou a entender a parte de render. Farei alguns testes aqui pra entender na prática. Agora só mais uma dúvida. Posso utilizar o GI o Caustics e FG juntos ou isso acarretará problema no tempo de render? Pergunto isso porque eu vejo algumas cenas com radiosidade, suavização nas sobras e tambem o efeito de caustic mas não sei se o pessoal utiliza os recursos no render ou utiliza apenas o FG e o Caustics. Uma vez eu fiz uma cena simples como aquela que o André criou no curso de mental ray, um box com a normal invertida uma luz omni um box a frente com a estátua, mas no meu caso eu usei um teapot e apliquei um material glass do arch design, habilitei a geração de caustics, fiz conforme o tutorial do André mas com um detalhe eu habilitei o caustics ... vix veio até que o efeito saiu mas demorou D+ e não ficou 100% Então fiquei na dúvida se é desta forma mesmo que se utiliza os recurso do mental ray quando se utiliza o caustics. Um abraço valew
Flávio, em externa é melhor usar só FG e caustics se tiver caustics, não é sempre que tem. Em interna é melhor usar FG + GI e + caustics se tiver. Caustics demora em luz com área, só vai rápido em luz spot que é point.
Beleza, valeu Luis. Tentarei aqui. Obrigado mesmo, eu não sabia que era possível utilizar o FG+Gi+Caustics juntos. Achei que somente o FG + Caustics eram utilizados ou FG + GI. Tenho uma maquininha chula mas rs... vou tentar

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 335

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.