Duvida com mapeamento de textura com render de cartoon

Por: fcluk  

Em: 21/10/2010 21:15

Eai pessoa, tudo certo? Preciso de uma ajuda urgente sobre mapeamento no 3D max. Estou fazendo um trabalho para a faculdade, e tive a brilhante ideia de fazer em 3D, mas acontece que eu domino apenas no Autocad, e para renderizar legal decidi aprender a mecher no 3D max, para isso estou seguindo os tutos aqui do site. Mas o tempo do trabalho ja esta se esgotando e estou encontrando apenas uma dificuldade que nao consigo resolver, eu segui todo tutorial de textura de cartoon para aplicar no meu cenario, os modelos dos predios fiz todos no autocad e importei para o 3D max, por sorte toda modelagem foi importada perfeitamente, o que me resta eh apenas texturizar e renderizar. O problema é que a escala da textura nao esta batendo. ela esta ficando esticada, no autocad eu consigo resolver isso tranquilamente mapeando, mas como sou novo no max eu estou tendo serias dificuldades. Eu testei com um teapot e nele funciona perfeitamente, o que significa que pelo menos a criação da textura cartoon eu consegui fazer corretamente. Eu estou acompanhando os tutos do site mas acredito que essa aula ainda nao cheguei, e como estou com o tempo curto acabei apelando para o forum hehehe. Agradeço imensamente quem puder me ajudar.
E ae fcluck, o mapeamento é uma etapa importantíssima, e creio que vc não vá aprender de um dia pro outro. Mas vamos tentar, pra isso, posta ae um print da cena, ou algo do tipo, pois ae vou saber do que ela é composta e poderei ajudar. Abraços!
Pensou de fazer um render com daylight e AO? É rápido e fica muito bom! Não tem problema de texturizar e mapear, é só colocar um material cinza com AO e o daylight.
doggone, agora eu estou no trabalho mas mais tarde posto uma foto aqui como esta ficando. Eu consegui fazer o mapeamento pelo UVWMAP mas apenas de textura em bitmap usando o defaut nos materiais, mas isso por que consigo acionar a opção show map in viewport, mas quando eu uso o ink'n paint, essa opção fica desabilitada então eu nao consigo enchergar o mapeamento. Se tivesse uma maneira de habilitar isso me ajudaria MUITO. Clebão, ainda nao cheguei nesse nivel hehehe, meu objetivo é mesmo deixar o 3D com cara de cartoon, com esse esquema ainda é possivel manter o aspecto deste tutorial? http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=23091 eu poderia renderizar a cena normalmente e editar isso no photoshop na pior das hipoteses, mas eu gostei de como fica o efeito no 3D max entoa vou tentar até o ultimo mesmo. agora nao querendo atropelar essa minha duvida com outra, mas acredito que essa seja mais simples. A foto que eu preciso renderizar tem que ser panoramica, pois ela será background de um site com rolagem horizontal, tem alguma opção de camera panoramica para renderizar ou eu vou ter que renderizar umas 3 fotos separadas e juntar depois no photoshop?
Portifólio: www.felipecluk.com
No link abaixo tem materia sobre panoremicas, tem até link pra programas de fazer panoramicas: http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=panoramica Espero ter ajudado.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
opa aqui a foto de como esta ficando http://s938.photobucket.com/albums/ad224/fcluk/?action=view&current=render.jpg como podem ver, parece que a textura esta esticada. Estrazulas, vlw pelo link, vou dar uma conferida.
Olhando a imagem do tutorial e a sua, parece que no tutorial cada objeto foi mapeado individualmente e o mapeamento foi alinhado com a câmera, não li o tutorial mas é capaz de ter usado o camera map. Acho mais fácil fazer sem os riscos, não terá problema com mapeamento.
eh esse esquema de mapeamento por camera eu nao manjo. problema eh que os riscos eh uma das coisas necessarias, por que o objetivo do trabalho eh realmente dar o ar de cartoon. bom eu e o grupo ja decidimos que infelizmente nao vai dar para fazer dessa maneira, entao vou ter que renderizar pelo proprio autocad com texturas normais e alguem do grupo que manje mais de photoshop vai trasnformar em cartoon por lá. vlw pela ajuda pessoal!
o ps tem um action pra transformar em desenho véio procura lá no actions

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 383

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.