Oi João, tudo bem?
O Morph é uma das formas de fazer, não é a melhor forma, mas é a mais simples.
Você faz diversas cópias da cabeça do personagem e modifica elas de acordo com fonemas e expressões faciais que deseja reproduzir, o importante é não editar as faces de forma alguma, não pode usar as ferramentas de modelagem porque tem que manter o mesmo número de vértices, então só pode mover os vértices para criar as novas expressões, usar o Soft Seleciona ajuda muito e o FFD é muito usado também.
Depois aplica o Modify Morph na cabeça original e adiciona em cada Slot de Target uma das cópias da cabeça modificada, animando o valor na frente do Slot a cabelça original se transforma na cabeça modificada.
Uma das dificuldades neste sistema é a quantidade de cópias que tem que fazer da cabeça de cada personagem, e o outro é a dificuldade de sincronismo labial (Lips Sync), existem plugins que trabalham com Morph também mas tem um sistema de sincronismo que automaticamente morpha as cabelças de cada fonema de acordo com um arquivo de audio, como o plugin Ventriloquist por exemplo.
Tem muitas outras formas de fazer, tem plugins como o jeta Reyes que anima de forma totalmente diferente, não precisa de cópias nem nada, e também faz Lips Sync, a melhor forma seria com um sistema de Bones, porque assim terial controle absoluto sobre tudo, mas depende de bastante conhecimento de animação hierárquica e Constraints no Max, poderia usar um Audio Controller controlando o Rig dos Bones e assim também sincronizar automaicamente o movimento dos lábios com um arquivo de audio, no CD 2 do Max 5 e no CD 3 do Max 6 tem um arquivo mostrando essa técnica, é muito bonito, tem um vídeo em MOV que mostra a estrutura se movendo, do lado o personagem final com Skin.
Abraços