veja bem, o mundo real e o mundo da computação gráfica ainda tem grandes diferenças. o mundo da computação gráfica precisa de bastante criatividade e muitos macetes para reproduzir efeitos que acontecem no mundo real. a medida que a evolução vai alcançando a CG, ela tem a tendencia de se aproximar cada vez mais do mundo real, mas também exige níveis de aprendizado muito maiores, o mundo físico é em si extremamente complexo, lembra da física que vc estudava na escola. que te dava sono e era chato pacas??? então aquilo é fichinha pros caras que tem que criar plugins e mecanismos para computação gráfica. os caras tem que manjar de física e de programação, o que não é nada fácil. nesse caso da animação que vc precisa, o pessoal geralmente anima um raio através de um cilindro ou mesmo uma spline renderizável, com um efeito de glow aplicado nela. esse efeito vc pode aprender a usar lendo os tutoriais da 3d1 sobre efeitos. agora, pra rachar o chão já não é tão fácil, vc poderia criar uma cópia do chão rachada e usar o recurso do morpher para mostrar o chão rachando, mas teria que ser uma mudança bem rápida, talvez aplicar um efeito de motion blur pra deixar mais real. por fim, poderia também fazer uma espécie de fumaça com partículas saindo do buraco feito no chão, porque esses raios são efeitos que tem muito calor e queimam onde batem, daí a fumaça. agora que comecei a pensar, vc quer fazer um raio atmosférico ou um raio laser??? porque o que te falei do chão e da fumaça é válido para os dois, mas a forma de construir e animar o raio é completamente diferente, tem plugin para fazer isso ou pode usar spline com loft scale, que também pode ser aprendido aqui na 3d1.
um abraço!!!