fiz um tutozinho:
primeiro aplique um shader qualquer ao objeto
nesse tuto eu usei uma textura de tijolos que vem com o max que irá sofre o efeito de relevo
agora aplique um bitmap no canal difuse do shader
use uma textura qualquer( a textura desejada, que irá sofrer a alteração, no caso a dos tijolos)
agora iremos modificar a textura para que ela dê o efeito bump no render, abra o photoshop, abra a imagem da textura, mude o modo de cor para grayscale
agora inverta as tonalidades de cor da imagem
agora aplique um auto-contraste na imagem para agussar as cores da imagem, salve a textura
agora aplique um bitmap no canal bump e escolha a textura que vc salvou anteriormente
pronto, agora se vc quiser mais relevo vc terá de aumentar o valor do canal bump, para testar clique em render
o mapa opacity funciona no mesmo sentido, uma cor em várias tonalidades dela que dará o efeito desejado, no caso a transparencia, nesse exemplo eu usei a mesma textura que eu havia usado anteriormente no canal bump
renderize e veja o que aconteceu, as regiões onde eram escuras na imagem, no render ficam transparentes
aqui eu usei outra textura no canal opacity, usei uma textura de folha que vem junto do max, ela eh preta em volta da região que irá aparecer no render
lembrando que no canal bump as cores escuras irão dar o relevo na textura do obejeto e no canal opacity irá causar a transparencia
pronto, eh isso, espero que entenda ;) se não entender leia aos tutos da tresd1 :D