Bump Map e Opacity

Por: Willy_Rockabilly  

Em: 20/08/2004 18:31

Ola pessoal Well, mais uma dúvida minha. Bem, esses mapa opacity e bump, e outros mais eu até entendo e compreendo como funciona, mas...como se faz um mapa bump e opacity no photoshop? Vcs teriam algum tuto para me mandar? Willy
"Trabalhe no que vc goste, e nunca trabalhará na vida"
fiz um tutozinho: primeiro aplique um shader qualquer ao objeto nesse tuto eu usei uma textura de tijolos que vem com o max que irá sofre o efeito de relevo agora aplique um bitmap no canal difuse do shader use uma textura qualquer( a textura desejada, que irá sofrer a alteração, no caso a dos tijolos) agora iremos modificar a textura para que ela dê o efeito bump no render, abra o photoshop, abra a imagem da textura, mude o modo de cor para grayscale agora inverta as tonalidades de cor da imagem agora aplique um auto-contraste na imagem para agussar as cores da imagem, salve a textura agora aplique um bitmap no canal bump e escolha a textura que vc salvou anteriormente pronto, agora se vc quiser mais relevo vc terá de aumentar o valor do canal bump, para testar clique em render o mapa opacity funciona no mesmo sentido, uma cor em várias tonalidades dela que dará o efeito desejado, no caso a transparencia, nesse exemplo eu usei a mesma textura que eu havia usado anteriormente no canal bump renderize e veja o que aconteceu, as regiões onde eram escuras na imagem, no render ficam transparentes aqui eu usei outra textura no canal opacity, usei uma textura de folha que vem junto do max, ela eh preta em volta da região que irá aparecer no render lembrando que no canal bump as cores escuras irão dar o relevo na textura do obejeto e no canal opacity irá causar a transparencia pronto, eh isso, espero que entenda ;) se não entender leia aos tutos da tresd1 :D
www.greenlamp3d.com
UAU! MAIS DIDÁTICO IMPOSSIVEL! PARABENS CARA! ALÉM DE ME AJUDAR, TENHO CERTEZA QUE OUTROS USUARIOS DO MAX IRAUM TE AGRADECER. PORRA, NA BOA, FICOU MUITO BOM ESSE TUTO.. PARABÉNS! E MUITO OBRIGADO...VOU FAZER UNS TESTES AGORA.....FUIIIIIIIIIIIII!
num tem de que, fico feliz que tenha ajudado ;)
www.greenlamp3d.com
Oi Malucow, tudo bem? Se não se importar, assim que der eu vou colocar seu tutorial na seção de tutoriais de leitores da Três D1. Tenho que colocar os do Jhonatan também, é que andei meio atarefado aqui, em pouco tempo termino o que estou fazendo e vou colocar estes tuts no ar. Abraços
Ae malucow, naum te falei que tah massa seu tuto? vai pro hall dos tutos, legal cara! Quem sabe naum te anima a fazer mais nesse estilo( simples e didático), espero que sim.
;) Malucow a cada dia surprendendo
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
blz tresd1, pode colocar lah ;) valew Willy_Rockabilly e SEphIRoTh :D as vezes eu fico cansado de mexer no 3ds e resolvo ajudar quem está precisando, assim eu acabo me aperfeiçoando com esse tutos ;) sempre que existir alguma dúvida eu procurarei ajudar ;)
www.greenlamp3d.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138071

Últimos membros registrados: fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE.

Usuário(s) on-line na última hora: 824, sendo 20 membro(s) e 804 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Max Idalgo, renaz, Nuno, rafa.carvalho, fabriciostm, Reinaldo Silva, Carla Franco, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Willmitnick, Duda, marcelo de moraes, Luis Antonio, Pedro Juliato, Thiago Couto, Henrique Ribeiro, tsmodelagem3d, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.