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Como usar o render padrão do max 6 para ganhar qualidade?

Por: manoel junior varela  

Em: 21/08/2004 20:02

pessoal, sou novato no max e o que sei foi atraves do tutor do 3d1. faço o meu trabalho, mas na hora do render não consigo configurar para ganhar uma boa qualidade, faço projetos de móveis e as imagens finiais ficão muito ruim e leva mais de 40 minuto para rendencirizar,alguem pode me ajudar? obrigado.
atlhon 3.8 64
2gb DDR
radeon 9550 256

junior varela
Oi Manoel, tudo bem? Render é a soma de duas coisas, iluminação e materiais, por melhor que configure os parâmetros do render não vai ficar legal se a iluminação não estiver correta e se os materiais não estiverem adequados. Iluminação é uma parte difícil e leva tempo para pegar as manhas, porque só renderizando pode ver o resultado das modificações, e pequenas modificações até na posição de uma luz pode mudar completamente a cena, por isso tem que testar muito, estudar muito, usando objetos simples, cenas simples para ter um tempo de render rápido e ter paciência para testar, só a prática vai permitir iluminar bem, mas claro que antes tem que conhecer muito bem todos os parâmetros e recursos das luzes e também estudar as técnias de iluminação, que são diferentes das usadas no mundo real, existem tutoriais sobre isso na net em inglês, como no site da 3DTotal. Depois que conhece bem isso pode passar a estudar outros renderizadores, iniciando pelo Light Tracer que é o mais fácil, depois o Radiosity e ai qualquer plugin de render que preferir. Em cada caso precisa estudar a forma de criar materiais para o render que estiver usando, por isso é muito importante aprender a criar materiais legais no render padrão do Max, para não apanhar quando for usar um outro render, porque mesmo o Light Tracer e o Radiosity tem suas propriedades exclusivas nos materiais, material é muito importante. E levar 40 minutos no render, está ótimo o tempo, é tempo de render de teste em imagens profissionais, porque um render fotorealístico com os efeitos de iluminação atuais pode levar horas, dias renderizando dependendo da resolução usando um micro só. Abraços
cara valeu mesmo pela dica ,pois na minha cidade não tem cursos nesta area. não sabe a dificuldade que passo para aprender, pois não tem niguem para trocar idéias. então vamos nessa pra ver se dá. valeu mesmo.
atlhon 3.8 64
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junior varela
Oi Manoel, tudo bem? Essa parada tem muitas minúcias, eu tentei explicar da forma mais resumida possível, leia os tutoriais da Três D1 sobre materiais e luzes, vai postando suas dúvidas e a gente vai tentando ajudar, só tenha em mente que vai estudar isso por um bom tempo. Abraços
cara segui seus conselho e dei uma boa lida no tutor sobre iluminação, ajudou bastante ,apesar de não achar o hdri no meu max mas já achei,quando tiver alguma coisa pronta mando para vcs darem uma olhadinha e sugestões . valeu mesmo
atlhon 3.8 64
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junior varela
cara o hdri ja vem incorporado no max 6 , no 5 tem que instalar um plugin, e vc ainda tem de ter algumas imagens em hdri
Oi Manoel, tudo bem? Iluminação é uma área bem grande e cheia de minúcias, é uma das áreas mais difíceis de dominar com desenvoltura no Max, conheço gente que anima personagem pacas e não ilumina bem. Depende de muito treino, de muitas renderizações e também da observação do mundo real, para tentar reproduzir os efeitos em 3D com realismo. HDRI é apenas um detalhe, e raramente vai usar, só em situações específicas, e sempre que for possível vai preferir não usar, porque o render é mais demorado, e tem certos macetes, quase sempre vai usar o HDRI só para os reflexos e não para iluminar. É importante conhecer profundamente os parâmetros de todas as luzes do 3DS Max, e só com elas conseguir fazer uma iluminação legal numa cena, conseguindo isso pode dar os próximos passos. Uma leve mudança na posição de uma luz na cena pode mudar completamente seu aspécto, pode melhorar ou estragar um modelo, uma leve mudança de cor pode alterar toda a ambientação da cena. Sabendo essas coisas vai facilitar sua vida em qualquer renderizador que for usar. Abraços

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