Oi Manoel, tudo bem?
Render é a soma de duas coisas, iluminação e materiais, por melhor que configure os parâmetros do render não vai ficar legal se a iluminação não estiver correta e se os materiais não estiverem adequados.
Iluminação é uma parte difícil e leva tempo para pegar as manhas, porque só renderizando pode ver o resultado das modificações, e pequenas modificações até na posição de uma luz pode mudar completamente a cena, por isso tem que testar muito, estudar muito, usando objetos simples, cenas simples para ter um tempo de render rápido e ter paciência para testar, só a prática vai permitir iluminar bem, mas claro que antes tem que conhecer muito bem todos os parâmetros e recursos das luzes e também estudar as técnias de iluminação, que são diferentes das usadas no mundo real, existem tutoriais sobre isso na net em inglês, como no site da 3DTotal.
Depois que conhece bem isso pode passar a estudar outros renderizadores, iniciando pelo Light Tracer que é o mais fácil, depois o Radiosity e ai qualquer plugin de render que preferir.
Em cada caso precisa estudar a forma de criar materiais para o render que estiver usando, por isso é muito importante aprender a criar materiais legais no render padrão do Max, para não apanhar quando for usar um outro render, porque mesmo o Light Tracer e o Radiosity tem suas propriedades exclusivas nos materiais, material é muito importante.
E levar 40 minutos no render, está ótimo o tempo, é tempo de render de teste em imagens profissionais, porque um render fotorealístico com os efeitos de iluminação atuais pode levar horas, dias renderizando dependendo da resolução usando um micro só.
Abraços