Oi rpfidelis, tudo bem?
Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado do site, espero que continue acompanhando a gente.
Sobre o Scanline, o Leo explicou muito bem para você, para completar deve saber que render é o "bater a foto" em 3D, seria o mesmo que o clique no botão da máquina fotográfica para bater a foto de uma cena real, a diferença é que está batendo uma foto em 3D e pode lavar horas para fazer essa imagem em vez de ser em tempo real como na câmera convencional.
O render é quando o programa vai calcular todos os efeitos de iluminação e materiais da sua cena para gerar a imagem fotorealística, pois na Viewport aparece em 3D real sem estes efeitos.
O 3DS Max até a versão 4.2 só tinha o render padrão, chamado Scanline, podia usar outros renderizadores nele mas como plugin, a partir do Max 5 foi adicionado mais dois renderizadores, o Light Tracer para gerar GI em cenas externas, e o Radiosity que é o antigo LightScape da Autodesk, permitindo gerar radiosidade e trabalhar com iluminação fisicamente real, a partir do Max 6 foi incorporado mais um renderizador, o Mental Ray, o melhor e mais poderoso renderizador da atualidade, usado em quase tudo que viu nos cinemas nos últimos anos.
Agora quanto mais recurso tem um renderizador mais complexo ele é e mais conhecimento precisa para controla-lo, praticamente todas as técnias usadas no Scanline podem ser aplicadas ou adaptadas para outros renderizadores, portanto é muito importante saber tudo de Scanline antes, assim quando chegar num renderizador mais robusto só precisa aprender o que tem de novo, e não tudo ao mesmo tempo como acontece com os afobados.
Abraços