duvida scanline

Por: rpfidelis  

Em: 02/09/2004 22:45

Olá pessoal!! Sou novo no forum e tenho pouco tempo de 3d studio, descobri o site e gostei muito (o melhor que ja encontrei), entao estou com muitas duvidas, como por exemplo o scanline, o que seria??? Pelo que li aqui no forum deve melhorar muito a renderização ou a luz, mas nao sei usar. Alguem poderia me dar uma ajuda? Obrigado Ricardo Fidelis
Olá rpfidelis, Primeiro, bem vindo ao forum. O scanline, é o render padrão do max, quando vc manda renderizar uma imagem vc está usando o scanline, existem uma infinidade de outros renders de terceiros q vc pode utilizar tambem, o propio max (versão 6) vem com um segundo render chamado mentalray. o ideal é q vc conheça bem o scanline antes de se aventurar em outros renders. Dá uma lida nos tutoriais do site, e veja os videos da redpixel (www.redpixel.com.br) q vc ja tera uma otima base. T+
Oi rpfidelis, tudo bem? Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado do site, espero que continue acompanhando a gente. Sobre o Scanline, o Leo explicou muito bem para você, para completar deve saber que render é o "bater a foto" em 3D, seria o mesmo que o clique no botão da máquina fotográfica para bater a foto de uma cena real, a diferença é que está batendo uma foto em 3D e pode lavar horas para fazer essa imagem em vez de ser em tempo real como na câmera convencional. O render é quando o programa vai calcular todos os efeitos de iluminação e materiais da sua cena para gerar a imagem fotorealística, pois na Viewport aparece em 3D real sem estes efeitos. O 3DS Max até a versão 4.2 só tinha o render padrão, chamado Scanline, podia usar outros renderizadores nele mas como plugin, a partir do Max 5 foi adicionado mais dois renderizadores, o Light Tracer para gerar GI em cenas externas, e o Radiosity que é o antigo LightScape da Autodesk, permitindo gerar radiosidade e trabalhar com iluminação fisicamente real, a partir do Max 6 foi incorporado mais um renderizador, o Mental Ray, o melhor e mais poderoso renderizador da atualidade, usado em quase tudo que viu nos cinemas nos últimos anos. Agora quanto mais recurso tem um renderizador mais complexo ele é e mais conhecimento precisa para controla-lo, praticamente todas as técnias usadas no Scanline podem ser aplicadas ou adaptadas para outros renderizadores, portanto é muito importante saber tudo de Scanline antes, assim quando chegar num renderizador mais robusto só precisa aprender o que tem de novo, e não tudo ao mesmo tempo como acontece com os afobados. Abraços
Obrigado pessoal pela ajuda, aprendi muito com o que me disseram, eu renderizo minhas imagens configurando apenas a resolução do scanline, agora tenho que aprender muito ainda. Valeu Ricardo
Oi rpfidelis, tudo bem? Vc está no caminho certo, é assim mesmo. No Sacanline não precisa fazer configurações praticamente, é nas configurações das luzes, na posição da iluminação, na criação dos materiais que você obtém um bom ou mau resultado. É ai que está o segredo, aprendendo isso quando chegar num outro render vai ter trocentas configurações no Render, com a mesma técnica usada nas luzes e materiais do Scanline pode conseguir cenas perfeitas apenas configurando os parâmetros destes renderizadores, obtendo baixo tempo de render e qualidade fotográfica, depois só precisa aprender a usar os materiais e luzes próprias destes renders, para poder criar materiais e iluminações que não são possíveis no Scanline. Quem vai direto para um render como esse faz uma péssima iluminação porque não sabe fazer e configurando os parâmetros do render obtém um bom resultado a um custo alto de render, mas nunca vai tirar o devido proveito do render e vai levar o triplo do tempo para aprender a resolver todos os problemas que aparecem. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 799, sendo 18 membro(s) e 781 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Ale Marques, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.