Duvida, maps de FG e GI no Max 2011

Por: DanielMaia  

Em: 10/01/2011 20:53

Boa noite pessoal, passei muito tempo comprometido em um projeto pessoal fora da área 3D, e agora estou retomando os estudos. Acabo de ir para o 3Ds Max 2011 e no primeiro teste de animação ja encontrei dificuldade, não encontrei nada muito claro no help. A duvida é sobre o processo de uso de maps de fg e gi do mas 2011, como funciona "project point fron positions along camera path" e da aba reuse. Sei que o "project point" que esta na aba de fg faz o calculo do fg de X em X frames para agilisar o processo, assim como ja faz o VRAY a tempos. Só não consegui usar. Os mapas de GI não tem segredo, pois sempre os usei nas outras versões, a divida mesmo esta no de fg que teve mudança. Bem, a priore trabalho com ilustração para arquitetura, mas poso a duvida aqui pois não esta diretamente relacionada a arquitetura, e sim a forma geral de uso das novas ferramentas. Se ha algo relacionado ja no forum, eu peço que indiquem o link, pois ja busquei muito e não encontrei. Desde ja grato pela atenção.
Uso o 2010 e essas configurações são as mesmas. O FG tem dois modos, um para câmera em movimento e outro para imagem still e/ou animação. O GI grava o mapa de tudo independente da vista e o FG grava apenas da vista. Em animação de câmera salva o GI mas tem que calcular o FG todos os frames. Mudando para o "project points positions along camera path" interpola os mapas de cada vista calculando somente as partes novas que aparecem na vista durante o movimento. ;) Em baixo no reuse tbm tem dois modos para gravar o incremento do mapa de FG, o "single file only" para still e animação de câmera e o "only file per frame" quando tem objetos animados. No final gather map salva o mapa com o "incrementally add fg points to map files". Salva de 10 em 10 frames quando é movimento de câmera ou mais se o moviento for lento.
Opa Raul, valeu ai... Mas veja so, eu coloquei 9 em "project points from positions along camera path"... configurei o "Mode: Single file only", o "FG Map: Incrementally Add FG".... ponho para calcular o mapa de fg e tal... ele faz todos os calculos, depois ponho para renderizar e ele nao faz nada... nao salva nenhuma imagem da sequencia. Eu sei as funçoes de cada um, mas acho que estou errando no processo. Obrigado pela atençao.
Vc configurou o "every nth frame" na aba common para renderizar o mapa de fg de 10 em 10 frames com o incrementally marcado e deu um nome para o arquivo? Depois clicou no "generate final gather map file now"? Nesse ponto vai renderizar o mapa de FG de 10 em 10 frames e salvar. Depois desta parte volta o "every nth frame" para 1 e muda o modo do final gather map para "read fg points only from existing map files" para renderizar os frames da animação usando o mapa de FG salvo.
Esse procedimento todo não vale quando move objetos, muda intensidade, cor ou posição de luzes e qualquer outra configuração. Só funciona com movimento de câmera e mais nada. Em animação de verdade tem que calcular tudo em cada frame, fizeram esse incremental pra passeio de cam em maquete!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 374

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.