3D para jogos em OpenGL

Por: baldacim  

Em: 18/01/2011 16:04

Ola a todos, conheci o tresd1 hoje e gostei muito do conteudo muito rico que possui :) Desculpem por começar por aqui ja postando duvidas.... Estou estudando OpenGL para construção de jogos em java e C++ e pretendo criar os personagens usando algum software de modelagem 3d para facilitar... inicialmente penso no blender por ser free e tudo mais... A primeira grande questão que estou tendo é sobre qual formato utilizar no trabalho... Me recomendaram utilizar o formado .dae (Collada) para personagens e tudo mais que possuir animação por suportar animação utilizando bones(esqueletos)... e para objetos inanimados ja me recomendaram utilizar o proprio .obj.... Poderiam me ajudar dando uma luz para esse projeto??? Dicas de formato para jogos??? E como ler esses formatos? hehe Aceito qualquer sugestão :)
Boa tarde baldacim. Vai depender de qual engine vc vai utilizar. Eu pessoalmente opto por utilizar como formato o FBX, ele exporta estrutura feita com bones e tudo mais, não tenho problemas com a malha e neim com a animação. Na Unreal e na Unity 3D o FBX funciona muito bem.(Na unreal ainda não testei com animação) Bom acho que é isso, se tiver mais duvidas e eu puder te ajudar estamos ae. Abraço.
www.prospettivadesign.blogspot.comwww.igorteixeira.carbonmade.com
Ai esta outro problema, eu não posso utilizar nenhuma engine pronta nesse projeto de aprendizagem hehe Vou ter que criar tudo do zero... As bibliotecas que estou pensando é OpenGL + SDL sendo que não posso mudar o openGL hehe Vou pesquisar sobre o formato FBX que não tinha ouvido falar hehe, é facil fazer algum parse para o openGL ler arquivos FBX??? E sobre software blender é uma boa para modelar para jogos? Muito obrigado pela resposta :)