3D para jogos em OpenGL

Por: baldacim  

Em: 18/01/2011 16:04

Ola a todos, conheci o tresd1 hoje e gostei muito do conteudo muito rico que possui :) Desculpem por começar por aqui ja postando duvidas.... Estou estudando OpenGL para construção de jogos em java e C++ e pretendo criar os personagens usando algum software de modelagem 3d para facilitar... inicialmente penso no blender por ser free e tudo mais... A primeira grande questão que estou tendo é sobre qual formato utilizar no trabalho... Me recomendaram utilizar o formado .dae (Collada) para personagens e tudo mais que possuir animação por suportar animação utilizando bones(esqueletos)... e para objetos inanimados ja me recomendaram utilizar o proprio .obj.... Poderiam me ajudar dando uma luz para esse projeto??? Dicas de formato para jogos??? E como ler esses formatos? hehe Aceito qualquer sugestão :)
Boa tarde baldacim. Vai depender de qual engine vc vai utilizar. Eu pessoalmente opto por utilizar como formato o FBX, ele exporta estrutura feita com bones e tudo mais, não tenho problemas com a malha e neim com a animação. Na Unreal e na Unity 3D o FBX funciona muito bem.(Na unreal ainda não testei com animação) Bom acho que é isso, se tiver mais duvidas e eu puder te ajudar estamos ae. Abraço.
www.prospettivadesign.blogspot.comwww.igorteixeira.carbonmade.com
Ai esta outro problema, eu não posso utilizar nenhuma engine pronta nesse projeto de aprendizagem hehe Vou ter que criar tudo do zero... As bibliotecas que estou pensando é OpenGL + SDL sendo que não posso mudar o openGL hehe Vou pesquisar sobre o formato FBX que não tinha ouvido falar hehe, é facil fazer algum parse para o openGL ler arquivos FBX??? E sobre software blender é uma boa para modelar para jogos? Muito obrigado pela resposta :)
Hummm, entendi. Não sei muito bem como funciona o openGL pra te falar sobre ele ler o formato FBX. Mas o blender é uma boa sim, tem muita gente que utiliza ele na fabricação de jogos. Aliás, a melhor ferramenta 3D é aquela na qual vc melhor se adaptar e souber utilizar. Da pra conseguir bons resultados tanto no Blender como no MAX, MAYA, Cinema 4D, etc. Desde que seja produzido respeitando o limite de poligonos, bones e seja o que for. Por nada. ^^
Entendi hehe, entao vou insistir no blender :) Voce tem algum link sobre esse formato FBX? Estou achando muito dificil não utilizar engine pronta que carrega modelos... mais tenho que persistir hehe
Massa, o Blender é bom. E ele exporta FBX. ^^ Tem esse link com varios documentos sobre FBX: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=14376160 Pois é, bem punk ter que criar essa inteface na mão. Mas bora lá, é isso ae desiste não.
e ai baldacim, vou te passar um link com material sobre opengl, não sei se vc ja sabe opengl, mas de qualquer forma vou deixar o link aqui http://www.inf.pucrs.br/~manssour/OpenGL/Tutorial.html
https://www.facebook.com/diego.silvadelogo A cada pergunta uma resposta, a cada resposta uma descoberta.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 578

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.