Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
APO   Rio de janeiro. - RJ
Ricardo 3D   Brasil - BA
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

ronaldo.n2008   Bento Gonçalves - RS
alairjr1   Juiz de Fora - MG - MG
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP

Dúvida - Mexer Labios, palpebras, sombrancelhas...

Por: Zaffar  

Em: 09/09/2004 01:23

Olá Pessoal, to começando a postar aqui no fórum, e pra variar, vim em busca de ajuda :D , mas tambem estou aqui para compartilhar o pouco que sei. quando pintar as oportunidades.... Bom é o seguinte: Gostaria de saber qual é o melhor jeito, ou quais são as formas de se manipular labios, palpebras, sombrancelhas, etc... Com Splines ? bones?, eu vi um vídeo que me parecia que o cara linkou vertices em um bone, mas não consegui fazer isso no max, e em um site vi um cara falando que depois de alguns testes ele achou melhor fazer esse controle com splines. Bom é isso, se alguem poder me dar uma caminho para seguir, algum tutorial vai ser de grande ajuda.... Valeu.... Esse é o rosto que eu estou fazendo que quero fazer esses controles de expressão:
Eu usaria morph com sliders, lincarai um morph pra sombrancelha ao slider e boa, procure no help morph......ja vi tambem o uso de scripts em movimentos faciais mas muito complexo.....tem tambem o uso de bones....vai depende da experiencia que tem no soft e em animação
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Olá .... Bom , para começar , saiba que tipo de animação irá fazer .... .... coisa simples , poucas expressões faciais , sem ou com pouquissímas falas , eu aconselharia o uso de morphs targets .... que consiste na clonagem de seu modelo no número desejado de expressões , e modelagem de alterações dos mesmos .... Nada impede de você utilizar os bones em conjunto com o morph targets ao mesmo tempo , ou para animações futuras ..... mas vale a pena ter uma malha limpa e organizada , bem como sua resolução , pois quanto mais definida for , mais será a dificuldade .... Estou fazendo animações também , mas dei uma pausa após resolver um problema na HEAD , com a ajuda de um pessoal da 3D4ALL .... no momento estou em busca de um ZBRUSH ..... ( as modelagens não serão mais as mesmas .... ;) ) Resumindo : Pálpebras , Sombrancelhas .... e tudo mais que tiverem poucas variações de movimento , dê preferência ao morph targets .... para todas as demais ..... ;) ( COMBINAÇÕES e CRIATIVIDADE ) Qualquer dúvida posta denovo ..... Abraços !!! :demo: :(:(:( :demo:
Valeu Granella, não conhecia o morph, mas é bem isso mesmo, já consegui fazer algumas coisas como eu queria :D ... Ae 3DHorus valeu a explicação, saquei o que vc falou, show.... quando tiver algumas animações da sua cabeça passa ae pra eu dar uma espiada.... ;)
Oi Zaffar, tudo bem? Parabéns pelo seu modelo, agora animar já é bem mais complicado, existem diversas formas e técnicas para fazer animações faciais e tudo depende do que precisa, raramente se prepara um modelo para fazer de tudo, normalmente ele é preparado para fazer apenas os movimentos necessários para a cena, todos tem vantagens e desvantagens, o Morph é um dos mais usados, mas também é o mais limitado e o mais pesado, porque tem que fazer diversas cabeças para poder morphar e só vai fazer os movimentos pré definidos pelos Morph Targets, existem plugins que trabalham com o sistema de Morph mas são muito mais evoluidos, como o Ventriloquist por exemplo, que fazendo todas as cabeças ele se encarrega de animar o sincronismo labial a partir de arquivos WAV, tem plugins que não trabalham neste sistema usando formas bem diferente como o Jeta Reyes, que aplica Gizmos para deformar a cabeça de acordo com uma animação feita num gáfico de rosto, nele não precisa ter várias cabeças, apenas a original, agora a melhor forma sem dúvida é usando Bones, seja com Spline IK, ou os IK Solvers convencionais, neste método pode fazer qualquer movimento mesmo que não tenha sido previamente definido e tem maior maleabilidade e controle em tudo que for fazer, só que para montar esse sistema precisa de muita prática e conhecimento do programa, é o mais difícil, nos tutoriais e exemplos que acompanham o 3DS Max tem um explicando justamente sobre isso, tem um vídeo em MOV que mostra em detalhes a estrutura de Bones para um rosto, dá uma olhada no CD 3 do seu 3DS Max 6. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 17 membro(s) e 569 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Cledson, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, fabriciostm, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Duda, Pedro Juliato, Thiago Couto, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.