Alowww!!!
Bom, eu não respondi antes pq, além de não ser a pessoa indicada, não estava conseguindo encontrar uma forma adequada para responder e por fim acabar confundindo mais a sua cabeça. :D
Como o Sandro falou, a mudança é feita apenas no first diffuse bounce, o secundary continua usando GPM, quando vc muda o primeiro para irradiance, ele aproveita o calculo de GPM feito anteriormente nos saltos secundarios, o que acaba diminuindo o tempo de calculo do irradiance.
O problema do GPM, é que os cantos (onde duas superficies se encontram) nunca ficarão claros, pois a quantidade de photons necessária é enorme, e isto exige muita memória ram. Por isso, quando a cena ja está com uma quantidade aceitável de photons, vc muda o first diffuse bounce para o algoritmo irradiance para que, este método "alise" a imagem. Se vc ler com atenção os dois tutoriais vai entender o pq de mudar o first diffuse bounce para irradiance. Para vc ter uma idéia, eu ja fiz aqueles tutoriais 4 vezes.
Complementando a dica do Sandro, sobre o Mat Editor.
No Max6, esta opção é alterada nos parâmetros de render (F10), na aba "common" tem a opção "assign renderer", só escolher o vray na opção "material editor".
Flw! T+! :joiad: