Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Evandro   Joinville - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Gabriel Goldner   Espírito Santo
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

Prometeu   Manaus - Amazonas - AM
calile   arapongas paraná - PR
CNC   Caçador -Sc - SC
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG

Vray - GPM e IM

Por: INSOC  

Em: 14/09/2004 15:41

Galera é o seguinte: Tirem uma dúvida minha - Espero que não seja tão idiota :-P Tenho visto em tutoriais que vejo disponíveis, inclusive aqui, que foi traduzido do vray.com e uma coisa me deixou com dúvida: Os tutorias, por exemplo, para cenas interiores, geralmente começam com Global Photomaping no first bounce... Aí setamos tudo até chegar a um ponto onde se muda o first bouce para Irradiance Map... Aí está minha dúvida---> os dois métodos não seriam distintos?? Quando eu mudo de Photo Mapping pra Irradiance, eu não elimino os photons trçados antes pelo GPM?? Realmente não entendi... Já procurei no Busca e não achei nada que me explicasse isso, por isso conto com uma breve ajuda de vcs pra me elucidar a danada da questão... Um grande abraço desde já... Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
pÔ gALERA, É UMA DÚVIDA SIMPLES... :-P
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi Insoc, tudo bem? Não é uma dúvida simples não. E também não é fácil de explicar. Os dois métodos não são distintos, fazem a mesma coisa de formas diferentes apenas, cada um tem suas vantagens em determinadas situações e sobre determinadas circunstâncias, poderia usar apenas um ou apenas outro, mas perderia a vantagem de cada um deles em cada situação, então usando os dois juntos você consegue obter o melhor resultado possível com o melhor desempenho possível. Acho que é o mais simples que consigo explicar. Se usar só o Photon Map tem certas vantagens, mas vai ter um tempo de render muito maior, só o Irradiance vai ter outros inconvenientes e tempo de render grande também se for calcular o secondary na hora, por isso mesca os dois, e para poder configurar o Photon Map tem que "ver" ele primeiro, por isso usa no Primary Bounce no início. Abraços
Grande Tresd1, Não sabia se era realmente muito simples ou complexa a pergunta... E estranhei ninguém responder... Mas a dúvida ainda não foi respondida: quando eu sigo o tutorial, ele diz que eu ponho primeiro o GPM no firt bounce e direct computation no segundo... entendi, depois diz pra mudar o first pra IM. Aí está a minha dúvida: quando eu mudo o first de GPM pra IM, ele não perde a solução do GPM??? Pq não existe nada que me prove o contrario, entende? :?: :D Parece que ele aproveita o GPM, mas não existe nada que me indique que ele faça isso... Isso eu não entendo... O Grande Gurus do 3d, me respondam... Heheheheh... Um grande abraço TresD1 e obrigado pela ajuda... Uma outra coisa: quando uso VRAY MTRL, os slots com o material no material editor ficam pretas... Isto é normal??? Márcio Fresteiro
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi INSOC eu havia visto sua pergunta, mas como não mexo com photons não saberia responder... Agora lendo novamente sua dúvida acho que tem uma pequena confusão ai. :lol: Se não me engano nos tutoriais que já li ele pede para colocar GPM tanto no first quanto no secoundare, e depois ele trabalha o primeiro usando o Irradiance e o secoundare fica usando o cálculo de GPM feito anteriormente. ´ Segue explicando sobre o Material Editor
Alowww!!! Bom, eu não respondi antes pq, além de não ser a pessoa indicada, não estava conseguindo encontrar uma forma adequada para responder e por fim acabar confundindo mais a sua cabeça. :D Como o Sandro falou, a mudança é feita apenas no first diffuse bounce, o secundary continua usando GPM, quando vc muda o primeiro para irradiance, ele aproveita o calculo de GPM feito anteriormente nos saltos secundarios, o que acaba diminuindo o tempo de calculo do irradiance. O problema do GPM, é que os cantos (onde duas superficies se encontram) nunca ficarão claros, pois a quantidade de photons necessária é enorme, e isto exige muita memória ram. Por isso, quando a cena ja está com uma quantidade aceitável de photons, vc muda o first diffuse bounce para o algoritmo irradiance para que, este método "alise" a imagem. Se vc ler com atenção os dois tutoriais vai entender o pq de mudar o first diffuse bounce para irradiance. Para vc ter uma idéia, eu ja fiz aqueles tutoriais 4 vezes. Complementando a dica do Sandro, sobre o Mat Editor. No Max6, esta opção é alterada nos parâmetros de render (F10), na aba "common" tem a opção "assign renderer", só escolher o vray na opção "material editor". Flw! T+! :joiad:
sALVE sANDRO, Acho que vc matou a charada... Vou ver o que acontece, pois não tava botando GPM no second bounce... Aí o treco ganha alguma lógica... :lol: E muiito obrigado mesmo sobre a dúvida do material editor... vou ver agora mesmo... Uma grande abraço a todos!!! Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi Insoc, tudo bem? Eu havia respondido sim a sua dúvida, repare direito na resposta, disse que usava o PM no primary bounce para fazer as configurações, porque só no secondary não dá para refinar a configuração, depois de configurado não usa ele no primary e sim no secondary, o primary passa a ser claculado pelo Irradiance, portanto não perde o cálculo do PM, porque ele é usado no secondary. Como o Sandro disse, você estava confundindo as coisas, por isso complicou, leia os tuts de novo. Abraços
vALEU GALERA, TRESD1, RELENDO DEU PRA ENTENDER O QUE VC DISSE... DESCULPE :lol: HAWF E SANDRO: VALEU MESMO... BRIGADÃO GALERA.... mÁRCIO
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 544, sendo 15 membro(s) e 529 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Ronaldo, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Eber.Silva, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.