Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Evandro   Joinville - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Gabriel Goldner   Espírito Santo
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

Prometeu   Manaus - Amazonas - AM
calile   arapongas paraná - PR
CNC   Caçador -Sc - SC
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG

Vray - GPM e IM

Por: INSOC  

Em: 14/09/2004 15:41

Galera é o seguinte: Tirem uma dúvida minha - Espero que não seja tão idiota :-P Tenho visto em tutoriais que vejo disponíveis, inclusive aqui, que foi traduzido do vray.com e uma coisa me deixou com dúvida: Os tutorias, por exemplo, para cenas interiores, geralmente começam com Global Photomaping no first bounce... Aí setamos tudo até chegar a um ponto onde se muda o first bouce para Irradiance Map... Aí está minha dúvida---> os dois métodos não seriam distintos?? Quando eu mudo de Photo Mapping pra Irradiance, eu não elimino os photons trçados antes pelo GPM?? Realmente não entendi... Já procurei no Busca e não achei nada que me explicasse isso, por isso conto com uma breve ajuda de vcs pra me elucidar a danada da questão... Um grande abraço desde já... Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
pÔ gALERA, É UMA DÚVIDA SIMPLES... :-P
Oi Insoc, tudo bem? Não é uma dúvida simples não. E também não é fácil de explicar. Os dois métodos não são distintos, fazem a mesma coisa de formas diferentes apenas, cada um tem suas vantagens em determinadas situações e sobre determinadas circunstâncias, poderia usar apenas um ou apenas outro, mas perderia a vantagem de cada um deles em cada situação, então usando os dois juntos você consegue obter o melhor resultado possível com o melhor desempenho possível. Acho que é o mais simples que consigo explicar. Se usar só o Photon Map tem certas vantagens, mas vai ter um tempo de render muito maior, só o Irradiance vai ter outros inconvenientes e tempo de render grande também se for calcular o secondary na hora, por isso mesca os dois, e para poder configurar o Photon Map tem que "ver" ele primeiro, por isso usa no Primary Bounce no início. Abraços
Grande Tresd1, Não sabia se era realmente muito simples ou complexa a pergunta... E estranhei ninguém responder... Mas a dúvida ainda não foi respondida: quando eu sigo o tutorial, ele diz que eu ponho primeiro o GPM no firt bounce e direct computation no segundo... entendi, depois diz pra mudar o first pra IM. Aí está a minha dúvida: quando eu mudo o first de GPM pra IM, ele não perde a solução do GPM??? Pq não existe nada que me prove o contrario, entende? :?: :D Parece que ele aproveita o GPM, mas não existe nada que me indique que ele faça isso... Isso eu não entendo... O Grande Gurus do 3d, me respondam... Heheheheh... Um grande abraço TresD1 e obrigado pela ajuda... Uma outra coisa: quando uso VRAY MTRL, os slots com o material no material editor ficam pretas... Isto é normal??? Márcio Fresteiro
Oi INSOC eu havia visto sua pergunta, mas como não mexo com photons não saberia responder... Agora lendo novamente sua dúvida acho que tem uma pequena confusão ai. :lol: Se não me engano nos tutoriais que já li ele pede para colocar GPM tanto no first quanto no secoundare, e depois ele trabalha o primeiro usando o Irradiance e o secoundare fica usando o cálculo de GPM feito anteriormente. ´ Segue explicando sobre o Material Editor
Alowww!!! Bom, eu não respondi antes pq, além de não ser a pessoa indicada, não estava conseguindo encontrar uma forma adequada para responder e por fim acabar confundindo mais a sua cabeça. :D Como o Sandro falou, a mudança é feita apenas no first diffuse bounce, o secundary continua usando GPM, quando vc muda o primeiro para irradiance, ele aproveita o calculo de GPM feito anteriormente nos saltos secundarios, o que acaba diminuindo o tempo de calculo do irradiance. O problema do GPM, é que os cantos (onde duas superficies se encontram) nunca ficarão claros, pois a quantidade de photons necessária é enorme, e isto exige muita memória ram. Por isso, quando a cena ja está com uma quantidade aceitável de photons, vc muda o first diffuse bounce para o algoritmo irradiance para que, este método "alise" a imagem. Se vc ler com atenção os dois tutoriais vai entender o pq de mudar o first diffuse bounce para irradiance. Para vc ter uma idéia, eu ja fiz aqueles tutoriais 4 vezes. Complementando a dica do Sandro, sobre o Mat Editor. No Max6, esta opção é alterada nos parâmetros de render (F10), na aba "common" tem a opção "assign renderer", só escolher o vray na opção "material editor". Flw! T+! :joiad:
sALVE sANDRO, Acho que vc matou a charada... Vou ver o que acontece, pois não tava botando GPM no second bounce... Aí o treco ganha alguma lógica... :lol: E muiito obrigado mesmo sobre a dúvida do material editor... vou ver agora mesmo... Uma grande abraço a todos!!! Márcio
Oi Insoc, tudo bem? Eu havia respondido sim a sua dúvida, repare direito na resposta, disse que usava o PM no primary bounce para fazer as configurações, porque só no secondary não dá para refinar a configuração, depois de configurado não usa ele no primary e sim no secondary, o primary passa a ser claculado pelo Irradiance, portanto não perde o cálculo do PM, porque ele é usado no secondary. Como o Sandro disse, você estava confundindo as coisas, por isso complicou, leia os tuts de novo. Abraços
vALEU GALERA, TRESD1, RELENDO DEU PRA ENTENDER O QUE VC DISSE... DESCULPE :lol: HAWF E SANDRO: VALEU MESMO... BRIGADÃO GALERA.... mÁRCIO

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 544, sendo 15 membro(s) e 529 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Ronaldo, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Eber.Silva, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.