Oi gente, tudo bem?
Zirigdum, tem diversas técncias de modelagem para uma cabeça e para objetos complexos, na Três D1 tem um tutorial mostrando como usar o UVW Map para modelar objetos mais complexos.
No caso de uma cabeça eu gosto de uma técnica usando o a projeção de duas texturas, de frente e de lado, com Blend e depois cria a imagem planificada dela e faz os retoques no PhotoShop, não sei se ficaria legal no caso do Homem Aranha por causa das linhas da máscara que tem que se encontrar perfeitamente, só testando mesmo.
Agora com o Texporter consegue fazer com certa facilidade, ai nem é conhecimento de 3DS Max, é conhecimento de PhotoShop, só precisa pintar em cima da malha de referência.
Agora o melhor programa para pintar em cima da malha direto em 3D atualmente é o Z-Brush, tem também o Deep Paint que é muito bom, e o Body Paint, que tem uma integração pior com o Max porque foi feito para o Cinema 4D.
Não conheço o Z-Brush, mas pintando em 3D no Deep Paint fica perfeito.
Usando uma cópia em Wire como está fazendo, em animação só vai dar certo se tiver exatamente os mesmos vértices do corpo e obviamente deve receber Skinning idêntico ao do corpo, caso contrário vai deformar de forma diferente.
Abraços