deltanusigma blz ???
Cara realmente se photoshop não da pra fazer muita coisa em 3D, isso falando em trabalho profissional. Claro que existem diversos outros programas para edição, as vezes até com mais recursos dependendo da situação.
Por ex o photoshop se torna meio limitado ao trabalhar com composição em 32bits, existem softs melhores pra isso.
Mas acredito que um programa decente para edição 2D ele está envolvido antes do inicio do projeto, durante e principalmente no fim.
Vou fazer um apanhado geral de como uso o photoshop nos meus trabalhos.
Como trabalho com fotografia e 3D, sempre inicio um breve esboço no PS, mexendo um pouco com densidade, saturação, cortes de perspectiva e área aproveitavel da imagem.
Em seguida vou usando ele ao longo do trabalho para corrigir texturas, tirar emendar, criar mapas de reflexo, bump qdo necessario.
E para finalizar, componho os renders finais com elements nele mesmo, fazendo mesclagem e controlando todos os passes da imagem, e digo que isso na minha opinião é a parte mais gostosa do trabalho, e hoje em dia, graças ao Vray 2.0 consigo controlar até a intesidade separadamente das luzes pelos passes de render, é aí q vc usa o poder de fogo do programa mesmo, na pós produção.
Então resumindo... controle de texturas, e pós produção, se vc fizer uma pequena busca no youtube, aqui na 3D1, ou no próprio google, vai achar muito material de estudo.
Mas tudo vem com o tempo, de acordo com seus estudos. ;)
Grande abraço !!!
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.