Oi gente, tudo bem?
Henrique, em qualquer plugin vai ter que aplicar materiais em todos os objetos, o mínimo que tem que fazer é colocar objetos na cena e aplicar materiais, em qualquer cena 3D, o Ink Paint é apenas mais um tipo de material, basta aplicar nos objetos da cena e configurar adequadamente que pode obter ótimos resultados, já vi renderizações lindas com o Ink Paint.
O problema do InkPaint é que normalmente render tipo cartoon é rápido, e o InkPaint demora muito por causa do traçado na borda dos objetos.
A partir do Max 6 com o Mental Ray integrado, pode usar o Shader Contour para fazer esse contorno nos objetos, dessa forma consegue uma renderização muito mais rápida.
Pablo, fico feliz quando vejo que algum leitor lembra das coisas que eu falo, porque as vezes parece que falo para as paredes :)
Realmente o Final Toon da Cebas é o melhor renderizador tipo Cartoon Stand Alone, porque o renderizador Brazil Render 1.2 tem embutido nele um ótimo sistema de Cartoon também, que é o Toon Shader, o Final Render da Cebas vem com o Final Toon junto, mas o Final Render é uma porcaria, a versão stand Alone do Final Toon é ótima.
Eu digo que ele é o melhor por três motivos, ele oferece a possibilidade de fazer quase que qualquer tipo de técnica de pintura 2D, o Illustrator também oferece, mas no Final Toon é muito mais simples e muito mais fácil, o segundo motivo é que pode configurar as linhas de controno e ver em tempo real no render o resultado, é demais isso, e o terceiro motivo é que ele oferece possibilidade de reflexo, refração, transparência, da mesma forma que o Swift 3D por exemplo, só que faz isso com perfeição e com facilidade, o que não acontece no Swift.
Abraços