Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
ti_roc   Mauá, SP - AC
EvandroGP   Paraná - PR
julioras   Curitiba

Portfólios Ver Mais

afranio   formiga mg - AC
junifor   Concordia SC
FIERRE   Cascavel PR
Leandro Fernandes   Londrina/Curitiba - PR

mapeamento de texturas..

Por: explicit  

Em: 27/09/2004 15:21

caras.. tava estudando um pouco de uvw map e unwrap.. e apareceu uma duvida.. eu presciso mesmo do unwrap e do textporter pra ter um arquivo de base? ou eu posso fazer isso pelo render to texture? ou nao tem nada a ver um com o outro? :-P como voces constumam fazer ? se puder me dar alguma dica.. ou sugerir algum material pra estudo.. agradeço! valeu o apoio ;)
Oi Explicit, tudo bem? Só com o UnWrap UVW você pode fazer tudo, mas não é bom usar para tudo. O UnWrap é o sistema avançado de mapeamento do 3DS Max, só vale a pena usar em coisas que seria trabalhoso mapear com o sistema simples (UVW Map), porque se tem um objeto simples de mapear é mais fácil e mais rápido usar o UVW Map. No caso de objetos complexos e certos objetos simples, telhado por exemplo, é melhor usar o UnWrap porque tem controle total do mapeamento, podendo resolver os problemas em partes difíceis de mapear. A própria imagem da janela do UnWrap pode servir de referência para sua pintura no PhotoShop sem necessidade do Texporter, basta dar um Print Screen e colar no PhotoShop, recorta deixando apenas o que está dentro do quadrado maior em azul, ele define a área da textura, pode escalonar a vontade para o tamanho que desejar, não faz mau neste caso porque a imagem é só de referência, depois de colocar na resolução que deseja é só criar um novo Layer em cima e pintar. Agora estando com o mapeamento arrumado no UnWrap UVW você pode usar o Render To Texture para gerar uma imagem de referência para pintura, e em alguns casos pode nem ter que pintar, apenas retocar, já sai pronta, rosto é um bom exemplo, poderia projetar a imagem de um rosto na lateral do modelo, a imagem da frente na frente do modelo, usar um mapa de Blend para mesclar as duas e usar o Render to Texture para gerar a textura planificada, nesse caso não usa o UnWrap a princípio, apenas dois UVW Planares e a textura sai pronta, precisando de pequenos retoques no PhotoShop, o Render to Texture que aplica um Unwrap no final para tirar a textura planificada. Então depende do que for fazer tem diversas formas e diversas técnicas, mapeamento é um negócio cheio de minúcias, mas atualmente não precisa do Texporter para nada, ele é muito útil, economiza passos principalmente em conjunto com o UVW Map, mas pode fazer tudo sem ele. Abraços
hey.. valeu mesmo.. grandes esclarecimentos sempre.. por alguns instantes eu achei ateh que o unwrap fossa aplicado sobre o uvw map.. enfim.. o printscreen era o q eu tinha feito.. soh nao sabia se tava certo :-P esse blend que voce comentou q eu nao conhecia.. vou dar uma olhada.. mas, se eu aplico um unwrap e organizo a textura dos 6 lados de um cubo na tela por exemplo.. eu presciso manter o modificador na pilha pra aplicar a textura ? ou posso apagar ou dar um colapse? :)
Oi Explicit, tudo bem? O Print Screen da tela é o mais prático, mas pode pegar o Render to Texture, mandar gerar um mapa do Diffuse na resolução que quiser, e pintar por cima, vai sair os pedaços em shade em vez de wire. Agora depois que aplica qualquer mapeador, se collapsar tudo ele é embutido no Mesh, o mapeamento é embutido em cada face. Embutido é uma palavra meio lazarenta né :) Não achei uma palavra melhor em português para embeding. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710609.

Total de membros registrados: 138075

Últimos membros registrados: Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam.

Usuário(s) on-line na última hora: 622, sendo 3 membro(s) e 619 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.