Oi Explicit, tudo bem?
Só com o UnWrap UVW você pode fazer tudo, mas não é bom usar para tudo.
O UnWrap é o sistema avançado de mapeamento do 3DS Max, só vale a pena usar em coisas que seria trabalhoso mapear com o sistema simples (UVW Map), porque se tem um objeto simples de mapear é mais fácil e mais rápido usar o UVW Map.
No caso de objetos complexos e certos objetos simples, telhado por exemplo, é melhor usar o UnWrap porque tem controle total do mapeamento, podendo resolver os problemas em partes difíceis de mapear.
A própria imagem da janela do UnWrap pode servir de referência para sua pintura no PhotoShop sem necessidade do Texporter, basta dar um Print Screen e colar no PhotoShop, recorta deixando apenas o que está dentro do quadrado maior em azul, ele define a área da textura, pode escalonar a vontade para o tamanho que desejar, não faz mau neste caso porque a imagem é só de referência, depois de colocar na resolução que deseja é só criar um novo Layer em cima e pintar.
Agora estando com o mapeamento arrumado no UnWrap UVW você pode usar o Render To Texture para gerar uma imagem de referência para pintura, e em alguns casos pode nem ter que pintar, apenas retocar, já sai pronta, rosto é um bom exemplo, poderia projetar a imagem de um rosto na lateral do modelo, a imagem da frente na frente do modelo, usar um mapa de Blend para mesclar as duas e usar o Render to Texture para gerar a textura planificada, nesse caso não usa o UnWrap a princípio, apenas dois UVW Planares e a textura sai pronta, precisando de pequenos retoques no PhotoShop, o Render to Texture que aplica um Unwrap no final para tirar a textura planificada.
Então depende do que for fazer tem diversas formas e diversas técnicas, mapeamento é um negócio cheio de minúcias, mas atualmente não precisa do Texporter para nada, ele é muito útil, economiza passos principalmente em conjunto com o UVW Map, mas pode fazer tudo sem ele.
Abraços