Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG
Alexmen   Fortaleza - CE
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

carlacolombo   São José do Rio Preto - AC
biomarx   São Paulo - AC
mlcalesco   Assis - SP

TEXTURA NO PRATO

Por: Jackson F. Moraes  

Em: 05/10/2004 16:04

Pessoal Tô querendo colocar uma textura nas bordas de um prato mas não tô conseguindo ajustar com o UV Map. Alguém pode me dizer como faço pra resolver isso? Abaixo a imagem do prato e a posição da textura.
dae cara, seguinte, tu ta usando um mapeamento planar né? ou um box talvez.... seguinte dessa forma voce só vai conseguir fazendo a textura circular mesmo.... no momento eu to tão atolado de trabalhos q eu só consegui pensar em fazer isso criando um brush no photoshop com esta textura e fazendo um circulo com ela, daí aplicar... ou seja, transformar essa textura em circulo para aplicar..... cara, deve ter um jeito mais facil mas e que eu to meio travado aqui e não to conseguindo pensar muito, mas vai tentando.... a modelagem ficou bem legal... falow.
Blz 3dMaxer Valeu pela idéia vou tentar fazer como vc falou. Acho q no aqui na 3d1 tem alguma coisa sobre o unwrap UVW só n consegui achar pq eu conecto do meu trabalho e nem sempre tem tempo. De qualquer forma te agradeço
dae cara, tranquilo, na 3d1 tem sim sobre unwrap, da uma lida, uma estudada que tu consegue um resultado bem legal cara, e precisando a gente sempre da uma ajudinha no que for preciso.... falow cara....
Oi Jackson, tudo bem? Normalmente tem que pintar a textura no Photoshop de acordo com a necessidade, como o 3dmaxer disse. Por isso o PhotoShop é tão importante no trabalho com 3D, para preparar as texturas adequadamente. Pode fazer assim nesse caso. Pega e renderiza a cena pela vista TOP, salva a imagem em TGA 32 Bits, abre no PhotoShop, o fundo aparece transparente, clica no Layer com o CTRL apertado para selecionar o prato, dá copy, cria um arquivo novo e dá paste, assim ele fica justinho no tamanho do prato. Pinta em cima da forma que quiser usando no Layer de baixo como referência. Salva depois de pronto e aplica no prato, usando um UVW Map Planar, vai cair certinho. Abraços
tipo, se a textura que vc quer aplicar na borda formar padrões como um do lado do outro, uma solução meio nas coxas seria criar um plane do tamanho de um lado do prato, tipo se fosse um cilindro com 20 lados vc faria um plane com o tamanho de um desses 20 lados. depois alinharia esse plane na borda do prato e aplicaria a textura que vc quer. talvez tenha que dar um edit mesh e mexer um pouco nos vértices pra ficar como um trapezoide. aí vc alinha o pivot desse plane com o centro do prato. depois dá um array girando 360º na vista top e no eixo z com o numero de unidades em 20 ou se ficar faltando um lado ponha 21. aí ele vai criar um monte de copias do plane, com a textura aplicada. se a textura estiver alinhada nas bordas e os planes com os vértices certinho vc consegue renderizar na vista top e salvar como textura pra eidtar no photoshop. repetindo que eu acho uma solução meio nas coxas, deve haver um meio melhor que eu nao conheço. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Olá andré Devo admitir que voces tem razão :):):) Não se pode esperar milagres do 3D também né! E mesmo que ele possua esse recurso é melhor explorar tudo o que pode auxiliar na construção da cena. O Photoshop, por exemplo merece atenção. Valeu e obrigado
Oi gente, tudo bem? Curti a sua idéia aabb, nem precisaria render a vista Top para editar no PS, se fizer só um gomo do prato, como uma pizza e ajustar a textura bem certinho, claro que precisa preparar antes a textura no PhotoShop para ela ladrilhar com perfeição, ai é só dar o Array, unir tudo com o Attach e dar um Weld, o prato está pronto com a textura perfeita, mesmo que fosse uma textura bem complexa. Gostei muito porque seria uma forma melhor se não puder distorcer a textura, porque aplicando num Plane no prato todo vai esticar um pouco a textura na parte mais interna, porque é inclinada. Fazendo um gomo só pode ajustar o mapeamento perfeitamente. Jackson, na parte de criação das texturas o Max não faz quase nada, a não ser que vá criar as texturas com mapas procedurais do programa, mas quando é uma imagem depende puramente do ajuste no PhotoShop. Lembre sempre de uma coisa, um modelo mau feito e bem texturizado fica muito melhor do que um modelo bem feito e mau texturizado, um bom exemplo são os jogos, que usam modelos em LowPoly, só que tem texturas maravilhosas que deixam os modelos lindos. Abraços
que bom que gostou da idéia andré. isso me veio à cabeça por que lembrei de um telhado redondo que tive que fazer um dia desses, e usei esse método de gomos, porque foi a única forma mais prática que achei de fazer um telhado redondo, e tipo entre os lados colocava cumieiras. ficou até bom. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi pessoal Desculpem a demora. Tô meio enrolado mas agora vou postar a cena do prato. Fiz como voces orientaram. Fazendo a textura redonda. Só não fiz em gomos ainda, mas também achei a idéia legal. Depois vou experimentar. Ha! Esqueci de dizer que quem tá fazendo essa cena é um amigo meu. Eu só estou ajudando. Valeu pessoal

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 404, sendo 2 membro(s) e 402 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.