Mudanças de viewport max 9 para versões superiores

Por: brunordiniz  

Em: 23/04/2011 13:08

Oi Galera! Seguinte, eu usei muito as versões de 3DS max desde a 5 até a 9, onde acabei estagnando pq quando peguei da 2010 pra cima, vi que o esquema de trabalho no viewport mudou. Antes, vc tinha 4 viewports ativos e, vc maximizava 1 e ia mudando pelos atalhos (p para perspective, t para top e por ai vai) ai o max guardava a posição e configurações de cada um. Nas versões mais novas, sempre que vc troca de viewport através do atalho, ele reseta as configurações e posição da câmera. Vou dar um exemplo pra ficar mais claro: Suponhamos que vc esteja trabalhando com o viewport maximizado e esteja na vista front em wireframe de frente pra uma porta de uma casa, e no perspective vc esta em smooth+highlights olhando a porta para ver como ta ficando, e vc vai constantemente mudando pra alterar a porta no front e olhar o resultado no perspective(tudo via atalhos). Se vc faz isso no max 9 ou inferior, o max guarda as posições de cada viewport individualmente, assim, sempre que vc troca, a vista continua exatamente onde estava antes de trocar. Se vc faz isso no max 2010 ou superior, ele matem a vista e configurações sempre iguais, ou seja, se vc ta no front em wireframe e muda pro perspective, vc continua na mesma posição de câmera e em wireframe. Bom, não sei se consegui ser claro, mas o que acontece com isso é o seguinte. Atrapalha MUITO o workflow ter q ficar reconfigurando e posicionando a câmera toda vez q se troca de viewport, e eu não consegui achar uma forma de configurar isso de forma a voltar ao esquema do mas 9 ou inferior, alguem sabe como fazer isso? Eu gostaria muito de conseguir pq, de fato, as novas versões do max tem muitas funcionalidades interessantes (como o mr Photometric Expousure control) mas modelar assim é muito inviável. Se alguem souber como me ajudar ficaria grato! Abraço a todos e feliz páscoa!
Bem, nunca ovi falar sobre a mudança das configurações citadas. Eu acho o trabalho de duas ou mais Vistas bem produtiva. Eu aconselho a vc a criar câmeras, assim quando vc mudar para a camera desejada, então é so teclar "P" e à vista torna-se Perspective. No entanto confesso que é muito ruim selecionar camera, aconselho a trabalhar com as viewports, lembrando que pode configurar o numero de vista que necessitar.
Portfolio:http://franciscodesouzacg.blogspot.com.br/ Contato: [email protected] Facebook: https://www.facebook.com/francisco.desouza.9887 _________________________ "Não é o que você é por dentro que lhe define e sim o que você faz" Batman
Oi Matheus12. Eu entendi o que vc quis dizer, e de fato, trabalhar com câmeras é muito improdutivo. Eu gosto de trabalhar com várias Viewports, porém, quando se trabalha com elas não se tem a tela maximizada, vc precisa ficar indo e vindo entre eles, gasta mais tempo do que quando se usa os atalhos de próprio MAX pra mudar (p, t, f, etc) O max 9 é assim, os outros mais novos deixaram de ser, queria mesmo saber se tem como voltar ao estilo do 9. Mas valeu assim mesmo!
é véio do max 2010 pra frente é assim mta gente não curtiu
Caramba, n tem mesmo como configurar então não?
acho q todos os atalhos continuma sendo customizaveis, eu por exemplo gosto de usar assim: F - frente T - tras seta cima - view top seta baixo - view bottom seta esquerda - view right (gosto q fique invertido) seta direita - view left
http://www.youtube.com/henriqvist
Ficou realmente chato, eu também preferia o método antigo... fazer o que? Eu customizo os atalhos pra alt+1, alt+2, 3 e 4 para alternar entre as 4 vistas, o chato é que tem que decorar onde está cada vista...
henriqvist e Fla3DMadness Gostei das suas teclas de atalho. Vou imitar vocês. :)
Valeu Galera!
Acho que ninguém gostou dessa mudança! Pq mudaram?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 293

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.