Oi Andrei, tudo bem?
Eu preciso brincar um pouco no Brazil Render de novo para poder te responder em detalhes como faz, porque não lembro mais de cabeça, estou tentando me manter bem com o V-Ray e com o Mental Ray, gostaria de me manter bem com o Brazil também, pois são os 3 melhores renders que temos, mas dois já é muito difícil, 3 não tem jeito.
Sobre a luz entrar e ricochetear para iluminar o ambiente, certamente é possível, você encontra o parâmetro Bounces dentro do Luma Server, ele fica habilitado só depois que ligar o Indirect Illumination.
Você pode controlar a energia da luz pelo parâmetro Diffuse do Indirect Energy Filters, deixando a cena mais clara sem ter que aumentar muito o Bounces, faça uns testes para ver.
Sobre o material Alumínio, você deve configurar um material metálico normal, com o material Brazil Advanced, e ligar a reflexão borrada, que no Brazil se chama Glossy Reflection, ela está dentro do painel Advanced Reflections, no Sample Rate dessa opção você controla a qualidade, quanto maior melhor fica, mas demora bem mais no render.
Agora como ilumina uma cena é difícil de explicar numa mensagem de fórum, só escrevendo um livro, tem milhares de coisas envolvidas, e mesmo assim só a prática vai permitir iluminar legal, porque cada cena é um caso único.
Abraços