eu já fiz uma animação de materiais usando o material blend. com ele vc tem dois recipientes onde coloca os dois materiais, e uma mascara que vai de 0 a 100 (se nao me engano). essa máscara também pode ser um mapa procedural ou bitmap, até mesmo um video animado. bem, a máscara é o grande lance, pois com ela é que conseguimos fazer efeitos especiais de transição entre os materiais, com um pouco de criatividade dá pra conseguir resultados bem legais. no meu caso eu animei um cubo girando com uma textura tipo wire verde e depois simulei que estrava jogando a textura fora a textura usando partículas ao mesmo tempo que com o blend fazia a transição do material verde wire para um material solido. para tanto criei uma mascara com um mapa gradiente e animei as cores de forma que em alguns instantes o material se transformou. como exemplo simples, crie um material blend, crie dentro dele cois materiais bem diferentes, tipo amarelo e azul, deixe o valor de mask como 0. depois clique em auto key, mova a timeline para o tempo 100 e coloque o valor da mascara para 100, de forma que o segundo material apareca completamente. dependendo vc conseguirá visualizar uma prévia do efeito até mesmo na viewport. senao, renderize e veja como ficou. para animar mapas o raciocinio é o mesmo, só que com cores, onde o preto é 100% transparente e o branco é 100% opaco.
Um abraço!!!