Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabio   Tubarão
hypestudio   Porto Alegre - RS/Brasil
Luiz   São Paulo - SP
mdpontes   Macapá - AP
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

weberton santos   Rio de janeiro - RJ
wagnersenior   São Paulo - SP
GaberLima   Jundiaí SP
druga1992   Fortaleza - CE

Que material/textura é esse?

Por: Neorix  

Em: 18/10/2004 23:52

Aí galera! Blz? Tô estudando 3D feito louco. Vou devorar o MAX e minha meta é chegar a nível intermediário em 6 meses. Será q consigo? Heheheh...Tô lendo os tuto do André e do 3D Max simultaneamente. Tô na parte de iluminação. Comecei na modelagem, mas vi q sem iluminação não dá pra dar realidade alguma em modelo ou material/textura. Negócio é o seguinte. Eu tô precisando fazer uma textura transparente de alguns modelos para mostrar a parte interna com animação. Preciso de uma textura do tipo destas imagens: É tipo quando passa aquelas propagandas na TV de algum remédio agindo dentro do corpo humano. E mostra o corpo com tranparência para representar a sua forma sem afetar a visualização do objeto em questão. Totalmente nítido ou quase. Raio X. Tô achando q este material da camada externa do cavalo é um efeito de luz sobre um material totalmente transparente. Sei lá. Quem sabe Surface Scattering. Acho q é assim q se escreve. ALGUÉM SABE OU TEM UM IDÉIA DE MATERIAL? Brigadão e até mais! Neorix
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
Oi Neorix, tudo bem? Não lembro direito, mas acho que este efeito pode ser criado através do mapa Falloff, se não me engano, ja vi algo sobre isso no help do max. Dá uma olhada, abre o help, vai na aba indice e digita falloff. ;) Flw! T+! :joiad:
é, eu ja fiz um negocio parecido usando fallof, se vc quiser que o material seja meio radioativo também, pode usar o radiosity com o material advanced ligthing override e a opção luminance e um poucode selfilumination no submaterial standard, assim ele emitirá luz. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Aí galera. Acertaram na mosca. É o Falloff Map mesmo. Dêem uma olhada: Acho q agora é só calibrar a iluminação direitinho pra ficar melhor. Agora tenho outra dúvida: COMO EU ANIMO A TRANSIÇÃO DE UM MATERIAL TIPO METAL PARA ESSE MATERIAL AÍ NO MESMO OBJETO? Começando de uma extremidade até a outra. Alguém sabe? Num manjo muito de animação. :( Muito obrigado HAWF e aabb2003. Valeu mesmo! Neorix
eu já fiz uma animação de materiais usando o material blend. com ele vc tem dois recipientes onde coloca os dois materiais, e uma mascara que vai de 0 a 100 (se nao me engano). essa máscara também pode ser um mapa procedural ou bitmap, até mesmo um video animado. bem, a máscara é o grande lance, pois com ela é que conseguimos fazer efeitos especiais de transição entre os materiais, com um pouco de criatividade dá pra conseguir resultados bem legais. no meu caso eu animei um cubo girando com uma textura tipo wire verde e depois simulei que estrava jogando a textura fora a textura usando partículas ao mesmo tempo que com o blend fazia a transição do material verde wire para um material solido. para tanto criei uma mascara com um mapa gradiente e animei as cores de forma que em alguns instantes o material se transformou. como exemplo simples, crie um material blend, crie dentro dele cois materiais bem diferentes, tipo amarelo e azul, deixe o valor de mask como 0. depois clique em auto key, mova a timeline para o tempo 100 e coloque o valor da mascara para 100, de forma que o segundo material apareca completamente. dependendo vc conseguirá visualizar uma prévia do efeito até mesmo na viewport. senao, renderize e veja como ficou. para animar mapas o raciocinio é o mesmo, só que com cores, onde o preto é 100% transparente e o branco é 100% opaco. Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
tem tb um plugim comercial chamado chamaleon ou parecido hehehehe... ele faz transição de materiais tb... se eu não estiver enganado
http://www.d-3studio.com/tutorial/ffphanton/ffphantom.htm achei esse tutorial ae tb se ajuda rhghehe
Aí aabb2003! Novamente muito obrigado! Vai atender bem pro q eu preciso. Tava procurando um efeito de mudança de textura q desse um fade partindo de uma extremidade para outra do objeto, mas esse com Blend dá blz. :D Aí ShinnoK! Muito boa a indicação. Inicialmente eu tava mesmo procurando o efeito dos Phantons de Final Fantasy, mas depois q encontrei esse do cavalo eu achei melhor. Aí roger(plis)! Acho q deve ser esse plugin q vc citou q faz o efeito de fade. Muito obrigado a todos! :palmas: Quando eu tiver bom nesse negócio eu ajudo a galera. Té mais! ;)
fala ai galera ... tentei fazer esses testes com o fallof e com o blend tentei fazer a animacao da textura mudando mas nao deu muito certo nao ... em uma textura coloquei o material selecionado Wire e no outro coloquei o material azul com o fallof ... o que aconteceu foi o seguinte, os dois materiais ficaram aparerendo os wireframes como se eu tivesse selecionado wire nos dois ... alguem sabe como resolver isto ou se eu fiz alguma coisa errada aqui ??? ficou bem loco esse material com o fallof hein ... forte abraço a todos
os dois ficaram em wire??? agora nao entendi. será que no material 2 vc nao marcou por engano tb a opção wire??? e como vc fez a animação de um material pro outro, se animar so até 50 o material vai ficar meio a meio, um pouco wire e um pouco solido. posta ai mais detalhes de como fez sua cena. principalmente da mascara que usou para animar a transição. Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 620, sendo 1 membro(s) e 619 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.