Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RSFX   São Paulo
Fabio   Brasil - AC
gblimeira   Limeira-SP
vini.pc   Brasil - PR
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

J3D   Saúde - AC
Cleber Luiz Beraldo   Santo André, SP - SP
Gabriel   Itapema - SC - SC

Como usar os scripts?

Por: Fabio M R  

Em: 31/10/2004 21:50

e ai galera firmeza ?? puxei um script que estava sendo anunciado esses dias na 3d1 que chama "Skeleton rig resize escrito por Brad Noble" que ajuda em animaçoes com RIG , estou começando a estudar animacao entao resolvi tentar ver esse script mas nao consigo ... como q faz ? tem q por na pasta "scripts" ??? e ai onde eu acho ele no 3d max e como uso esses scripts ??? se puderem me ajudar agradeço desde ja forte abraço a todos T+
Oi Fábio, tudo bem? Se está começando com animação de personagens não é uma boa idéia se perder em Scripts e plugins. Precisa saber muito bem trabalhar com Bones e Solvers, precisa conhecer muito bem os recursos e técncias de animação para este fim, e só depois disso partir para plugins e scripts. Porque essas ferramentas automatizam certas funções feitas manualmente, então não tem como automatizar uma coisa que nem sabe fazer ainda, só pode entender a automação depois que conhecer muito bem os processos pelo meio manual. Coisas como Character Studio, Puppet Shop, Skeleton Rig, só devem ser usadas por quem já tem grande experiência em animação de personagens, pois vai facilitar o trabalho de quem já conhece, quem não conhece vai só complicar a cabeça. Lembre-se que apenas colocar o Script na pasta plugins não faz ele funcionar, deve acionar pelo Run Script, ou colocar no Scripts/Startup se deseja que já começe com ele funcionando. Agora explicar como usar, mesmo que tivesse experiência seria impossível de explicar numa mensagem de fórum, teria que fazer um tutorial, tem muita coisa envolvida. Se quer testar algo desse tipo, então teste o Puppet Shop que é bem mais profissional que o Skeleton Rig. Abraços
e ai andré , firmão ? comecei dar uma olhada em bones semana passada, e eu nao estou intendendo o seguinte.. se eu tenho um personagem e coloco os bones nele, configuro tudo linkando com o select and link, confuguro os limites de rotacao e os HI solvers, e uso dummys para facilitar a animacao deles né .... ai por exemplo se eu quero fazer ele andando eu teria que mover a perna dele pra frente e pra cima, depois pra baixo e etc... dai eu teria que animar essas pernas a cada passo que ele desse ??? nao teria como configurar uma maneira que eu só movesse um dummy pra frente e ele seguisse uns passos que seriam configurados ?? seria muito trabalhoso se nao tiver jeito de fazer isso ou algo parecido com esse esquema que eu falei.. será q eu axo uns tutoriais entrando mais em detalhes na parte de animacao com bones pra aprender esses lance ?? falo valeu a força ai veio abraços
Oi Fábio, tudo bem? Isso que você quer se chama Rig, criar a estrutura de Bones é fácil, agora preparar ela da melhor forma para animar é muito mais difícil, nesse ponto precisa conhecer muito bem o Max e os recursos de animação que ele oferece, porque nesse ponto não tem as coisas prontas, você tem que juntar recursos para montar o sistema que deseja, como um brinquedo de Lego por exemplo, conhecendo muito bem os Controllers, os Constraints, o Wire, o Custom Attributes, o Expression, com essas coisas você monta uma outra estrutura para "equipar" os Bones e movimenta-los como se fosse uma marionete. Com isso pode até fazer o personagem dar os passos conforme mover a Pélvis, ou vice versa, fazer a pélvis se mover quando mover as pernas, que é muito mais fácil, pode fazer qualquer interação, você cria objetos para manipular a estrutura, se quiser girar a coluna por exemplo, vai girar um outro objeto que controla a coluna por meio destes recursos, resumindo no último é mais ou menos isso. É o top do programa em termos de animação, tem que conhecer muito bem o Max para fazer isso, porque só conhecer não adianta, tem que conhecer bem a ponto de montar sozinho suas interações para fazer o que quiser, caso contrário resolve só naquela situação que te ensinaram. E para trabalhar com qualquer plugin de animação de personagens, tem que conhecer muito bem isso, porque eles também são baseados nisso, e pode "equipar" as estruturas dos plugins da mesma forma. No Character Studio por exemplo, não tem asa, e se o personagem tiver asas? Tem que fazer com Bones e "rigar" da mesma forma para poder mover decentemente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 418, sendo 9 membro(s) e 409 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Luis Antonio, DeividRobert, qazxsw123, diobene, Carlos E. Nogueira, Rodrigo, mastermax, Willmitnick, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.