Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

onjackstallback   Mauá-SP - AC
Diego Dneo   São Paulo - PR
SONIC   Piedade-SP - PR
Alexandro   Cascavel - PR
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

dyeizom3d   São Paulo
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
donato   Rio de Janeiro - RJ

ZBRUSH - dúvidas simples...

Por: Zaffar  

Em: 18/11/2004 11:50

Olá a todos..... Bom comecei a usar o zbrush e pintaram algumas dúvidas, queria ver se alguem poderia me dar uma ajuda, estou tentando achar as respostas mas não to conseguindo.... A primeira é o seguinte, eu modelei um rosto (ou quase isso), rolou tudo certo, salvei o arquivo e fechei o programa. Quando abri o arquivo novamente para voltar a editar, não estou conseguindo entrar no modo de edição do objeto novamente. Como faço pra entrar no modo de edição novamente? Local da ferramenta de edição, desabilitada :(:( A segunda é a seguinte, modelando o rosto eu puxei daqui estiquei ali, etc..... e no meu caso, por exempolo, a parte da boca e do queixo ficaram com poucos edges. Como eu faço pra aumentar a definição da malha apenas naquele local? Ou isso não deveria acontecer, tipo estou modelando errado. É isso ae.... Obrigado a todos.....
Eu nao me lembro como se faz, se eu tivesse com o meu PC em casa eu te responderia O 3dHorus concerteza deve saber como resolver isso
Olá maninho , seguinte : * Para a primeira dúvida .... apesar de ser um soft 2D , 2,5D e 3D , a interface é totalmente diferente de todos os pacotes de 3D que conhecemos .... caso vagamente lembre algum , este seria o PHOTOSHOP , GIMP , e por aí ..... uma boa dica , seria começar literalmente assistindo os tutoriais .... boa parte deles , são interativos , e na própria tela do programa ( CANVAS ) ..... ou carregar SCRIPTs , que na sua maioria são arquivos textos , especialmente voltados para fins de tutorial ou mesmo demonstração passo a passo da modelagem de um objeto ou mesmo cena composta ... No seu caso , você apenas gravou a imagem em sua canvas ( tela ) , em um arquivo bitmap ou photoshop ( 2D ) ..... Para gravar seu modelo , para futura edição , vá em TOOLS , SAVE AS .... gravará no fomato nativo do programa , incluindo shaders , texturas ..... ou EXPORT ..... que gravará em DXF ou OBJ ( caso use export , de preferencia a OBJ ..... Mesmo aplicasse as configurações de luzes e materiais ..... ;) * Segunda dúvida .... caso seu modelo já seja um POLYMESH , estará habilitado a acionar em TOOLS > GEOMETRY .... o botão DIVIDE .... .... planeje bem , pois ele dividira todo o objeto .... .... caso queira evitar , e apenas queira uma determinada área , utilize a combinação : SHIFT+CONTROL+ ( DRAG MOUSE ) ..... arrastando sobre área desejada ( em VERDE ) e ocultando todo o restante .... e em seguida aplicando o DIVIDE ..... assim somente esta área será dividida . Para retornar todos os poligonos ocultos , SHIFT+CONTROL+ ( CLIQUE DO MOUSE EM UMA PARTE LIMPA DA CANVAS ) De uma olhada em POLYGROUPS também .... Abraços !!! :demo: :(:(:( :demo:
[quote:f78fc3133f] .... caso queira evitar , e apenas queira uma determinada área , utilize a combinação : SHIFT+CONTROL+ ( DRAG MOUSE ) ..... arrastando sobre área desejada ( em VERDE ) e ocultando todo o restante .... e em seguida aplicando o DIVIDE ..... assim somente esta área será dividida . Para retornar todos os poligonos ocultos , SHIFT+CONTROL+ ( CLIQUE DO MOUSE EM UMA PARTE LIMPA DA CANVAS ) De uma olhada em POLYGROUPS também .... [/quote:f78fc3133f] Dessa eu nao sabia :seila:
Moritz ..... hahaha .... Parou com o ZBRUSH ? ou continua a usá-lo ? Confesso que quando ligo o computador aqui , fico na dúvida de com qual programa vou brincar .... 3D MAX 5.1 .... ou .... ZBRUSH ..... Não dei um BICO no max , pois : * tenho muita coisa encaminhada aqui ... * tenho um conhecimento e dominio muito superior do que no ZBRUSH * e o ZBRUSH não faz animação .... :(:( .... mas acredito que muita coisa será melhorada neste soft .... Apenas digo para aqueles que gostam de sobretudo modelar .... acima de qualquer outra etapa ( iluminação ou texturização ) ...... que é um imenso prazer fazê-lo com o " Z " PS.: Sim , sobre o SHIFT+CONTROL ..... este método se torna ainda mais fácil , caso haja um planejamento em um soft tipo o MAX , onde por meio de agrupamento ou mesmo por IDs , possa mais tarde exportar e importar no " Z " .... daí a utilidade do POLYGROUPS .... ABRAÇOS !!! :demo: :(:(:( :demo:
Oi 3DHorus, tudo bem? Por favor, fala uma coisa para mim. Se o Export só rola em OBJ e DXF, como leva o modelo com alta qualidade para o 3ds max? Usando o plugin de importar OBJ? Porque DXF não deve ficar muito legal né? O mapeamento é preservado no Mesh? Posso gravar as texturas pintadas no ZBrush e depois aplicar no Max numa boa sem mapear de novo? Agradeço muito pelas informações Abraços
Valeu pessoal, e valeu 3DHorus pela aula.... Agora já vai dar pra continuar a fazer os teste, e quanto aos tutoriais eu os vi sim, aliáis é o modelo de tutorial mais loco que eu já vi..... os caras tão quebrando tudo..... ps: Tem sites que disponibilizam esses tutoriais (scripts)? Valeu galera.....
* Zaffar - No próprio screen splash do programa , logo quando ele for inicializado , ele aponta um link para o site oficial do desenvolvedor .... e lá , encontrasse diversos fóruns .... com muitas outras coisas também ... * ADM - Exatamente isso .... através do plug-in ..... " MAX2OBJ " www.maxplugins.de Para quem naum tiver .... ele encontrasse na sessão IMPORTERS/EXPORTERS do site acima ... A própria PIXELOGIC aconselha o uso deste formato na hora de exportar ou importar modelos ..... AGORA no caso do MAX , na hora de exportar , o melhor seria utlizar em : # DIGITS o fator 6 ..... garanto que o mapeamento sairá perfeito .... já o procedimento inverso .... é algo totalmente normal , e sem problemas ou complicações .... Digo tudo isto baseado no MAX .... pois não testei no MAYA .... PS .: Uma boa coisa para se ter em mente , é que o ZBRUSH trabalha sem problemas , na sua VIEWPORT grosseiramente falando , com um modelo com até mais de 2 milhões de polígonos .... mas fica totalmente díficil usá-lo neste estado em um MAX .... uma boa ( e aos poucos estou entendendo ) e o uso do displacement ..... aí sim o grande TRUNFO do mapeamento para importar no MAX .... ABRAÇOS !!! :demo: :(:(:( :demo:
Oi 3Dhorus, tudo bem? Eu agradeço muito pelas dicas, quero brincar um pouco no Z-Brush justamente pelo que você falou, que é um tesão modelar nele, eu acho que é a parte que mais gosto de 3D também, por isso queria conhecer melhor o Z-Brush. O que me falta é tempo para brincar com ele. Não sei se você viu no Max 7 a opção de Paint no Edit Poly? É um princípio, quem sabe no futuro oferecem pelo menos um pouco das opções e funcionalidades dos Brushes do Z-Brush. Abração e obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138081

Últimos membros registrados: EngeviN, fbolcone, diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey.

Usuário(s) on-line na última hora: 780, sendo 17 membro(s) e 763 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: marcola, Fabio Catelleno, qazxsw123, Luis Antonio, Eduardo Ramos, Leonardo, Duda, Ronaldo, JMDesign, Victor Mendonça, Hot, EngeviN, Vladis, Joao Barreto, Adalberto Rocha, CNC, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.