Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DanJochims   Goiania-GO - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Ali   Caxias do Sul - RS - RS
Rafaelbn   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

duduuh   RJ - São Gonçalo - RJ
atylla   RN - PA
Neoferd   Brasil - SP
FIERRE   Cascavel PR

Efeito glow - dúvida no tutorial

Por: xtama  

Em: 24/11/2004 18:48

Colegas, estou fazendo o tuto da 3d "Lews Efects Glow" e não consigo o efeito... tem uma parte do tuto que não entendo: a parte que fala para colocar o id no material... no tuto ta assim: "Em seguida aplique o ID ao material clicando no ícone com o numero 0 em azul, segure e aparecerá mais 15, escolha o numero 1 como na imagem ao lado. Depois aplique o material criado na esfera. O que é "aplicar o material com o número zero em azul?"... depois "segure"... segure o que? (sem pensar em bobagem!)... "aparecerá o número 15"... o que é esse número e onde ele deverá aparecer? Será que podem me dar uma força?
veja, o efeito flow nos objetos depende de uma identificação, ou seja, uma forma de ele saber em quais objetos aplicará o glow e outros efeitos. existem dois tipos de identificadores válidos para o glow, um deles é o do material e o outro do objeto. para definir o id do objeto tem que clicar nele com o botão direito escolher properties e la mudar o id cmo quiser. ja no caso do material, dentro do material editor la na parte de cima, tem um botaozinho quadradinho com um numero em negrito (se nao me falha a memoria). apertando e segurando o botão, ele se desdobra em outros, assim como outras funç~eos do max. com o mouse ainda apertado, navegue até o numero desejado e solte, assim vc terá atribuido uma identificação para aquele material. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Grande!!! Com sua dica consegui fazer o glow. Agora to com outro problema... estou montando uma placa com logo neon. O neon fica por tras do logo... o problema é que o glow gerado não reflete sua luz na placa... a parte do neon que fica por tras das letras não aparece... aparece apenas a parte do neon exposta. Como posso resolver isso? Segue uma visualização (as luzes ainda não estão configuradas) http://www.terra.com.br/fotos/album.cgi?+4RTJ4I4LLksH8P_tDbRg4FLsx16fLn1ZONx74jBG23ddpHHVFIn5zsKTQwpLLnSZNoIpb80D1j*VIwT*N3imgXPejrp3jLq9_el4sNkddEsv6JeM2c4541wtqCy26MrDf_foto=1
"aabb2003" disse: veja, o efeito flow nos objetos depende de uma identificação, ou seja, uma forma de ele saber em quais objetos aplicará o glow e outros efeitos. existem dois tipos de identificadores válidos para o glow, um deles é o do material e o outro do objeto. para definir o id do objeto tem que clicar nele com o botão direito escolher properties e la mudar o id cmo quiser. ja no caso do material, dentro do material editor la na parte de cima, tem um botaozinho quadradinho com um numero em negrito (se nao me falha a memoria). apertando e segurando o botão, ele se desdobra em outros, assim como outras funç~eos do max. com o mouse ainda apertado, navegue até o numero desejado e solte, assim vc terá atribuido uma identificação para aquele material. Um abraço!!!
então, o efeito de glow na verdade não é físico, ele é apenas uma simulação. para que o objeto realmente emita luz, teria que usar um render com radiosidade, o max tem o radiosity e o lightracer, vc consegue fazer um objeto emitir luz com eles. para conseguir isso, tem que criar um material com self-ilumination, depois converte-lo para adv lighting override. para converter é como se fosse criar um novo material, ai escolhe adv li.... e qdo pedir a confirmação escolha manter o material antigo como submaterial. depois vc tem que ajustar o parametro luminance na seção adv effects. por último, teria que adicionar uma solução de radiosity ou lighttracer, mas cmo ajustar os parâmetros não é tão fácil de explicar. no site da redpixel http://www.redpixel.com.br tem uns tutoriais em vídeo muito bons, que podem te dar um help, de uma olhada no tutorials intitulado como fazer o sabre iluminar os objetos ao seu redor. um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Pô, agora complicou!... vou precisar de mais alguns meses pra fazer esse efeito... problema é que tenho que entregar o trabalho hoje! rs. Valeu a dica... vou me (re)virar por aqui. Abração.
"aabb2003" disse: então, o efeito de glow na verdade não é físico, ele é apenas uma simulação. para que o objeto realmente emita luz, teria que usar um render com radiosidade, o max tem o radiosity e o lightracer, vc consegue fazer um objeto emitir luz com eles. para conseguir isso, tem que criar um material com self-ilumination, depois converte-lo para adv lighting override. para converter é como se fosse criar um novo material, ai escolhe adv li.... e qdo pedir a confirmação escolha manter o material antigo como submaterial. depois vc tem que ajustar o parametro luminance na seção adv effects. por último, teria que adicionar uma solução de radiosity ou lighttracer, mas cmo ajustar os parâmetros não é tão fácil de explicar. no site da redpixel http://www.redpixel.com.br tem uns tutoriais em vídeo muito bons, que podem te dar um help, de uma olhada no tutorials intitulado como fazer o sabre iluminar os objetos ao seu redor. um abraço!!!
então, eu tenho certeza que fazendo os tutoriais da redpixel sobre isso, vc consegue aprender e usar ainda hoje mesmo!!! um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
OI Xtama, tudo bem? Realmente o AABB tem razão, o efeito de Glow não gera iluminação de verdade, ele só cria o brilho da iluminação do objeto em pós produção, sendo assim só cria o brilho nas partes visíveis do objeto, porque ele tem que "ver" o pixel com o ID do material na cena para aplicar o efeito. Só fazendo um objeto que emita luz de verdade vai ser possível gerar este efeito com perfeição. Mas tem uma forma de simular com sombras. Se colocar uma luz bem de frente com seu escrito e excluir tudo da iluminação, deixando apenas a geração de sombra do texto na parede, vai gerar uma sombra preta bem no lugar onde deveria ficar a luz do seu efeito, trocando a cor da sombra para a cor do neon vai simular esse brilho que escapa pelas laterais do texto, não fica lindo, mas fica bom. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138083

Últimos membros registrados: mileneschl, kingsilva1, EngeviN, fbolcone, diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte.

Usuário(s) on-line na última hora: 727, sendo 12 membro(s) e 715 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: qazxsw123, Duda, JMDesign, Baldo, magster, elianecr, nandao, Sandro, mileneschl, Leonardo, Frederico Wagner N. R., Thiago.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.