Renderizando imagem, como fazer?

Por: macromotion  

Em: 28/11/2004 12:04

Olá pessoal, comecei a pouco tempo trabalhar com o 3dsmax, e percebi que na modelagem consigo fazer bastante coisa, porém na hora de renderizar a imegem, fica um desastre, nem parece que é 3d, rs. Existe algum tutorial explicando como texturizar e renderizar? Gostaria de saber mais dobre o "finalrender" e o "brazil", do que se trata? Grato, * assunto editado por Sandro :oi:
FINALRENDER e BRASIl são programas de renderização eles apresentam algumas caracteristicas que deixam o render mais real, ams não basta só usalo que vai ficar perfeito, para isso deve ter uma boa texturalização e iluminação ai sim vocÊ consegue criar imagens fotorealisticas.
E aew macromotion!! Seja bem vindo ao Fórum 3d1 Aki c aprende mto com o pessoal.Espero q esclareça mtas dúvidas e poste mtos trabalhos legais. Qto a tutoriais para texturização e renderização,dah uma olhada aki nos da 3d1,q todos saum ótimos.Uma boa dica tb eh o site Redpixel.Lah tem vídeo tutoriais muuuito bons,explicando iluminação,render,mapeamento e texturas usando o UVW Map. Pegando a manha dos canais no editor de material,para q cada canal serve,como controlá-los com mapas d imagem criados no photoshop,c pode criar qualquer material e fazer texturas mto boas. Iluminação eh prática..mtos testes...experiências.. Minha dica qto a renderização eh uma olhada nos tutos da 3d1, e depois d estar legal no render default (scanline), aew sim,estudar GI e Caustics,q saum recursos avançados q os outros renders tem.Um bom render eh o Mental Ray q vem junto com o Max 6,e outro muuuito bom eh o V-Ray tb. Bons estudos aew,t encarna!Qualquer coisa eh soh preguntar q a galera sempre responde e tenta dah uma maum. Abraços
Podemos o que não sabemos
Olá, fiz alguns testes com o Mental Ray, e realmente é incrivel, fica muito bom. Ufa, bem trabalhoso para quem está começando. Mas estou indo, em breve vou encher vocês de perguntas.
Havia esquecido de peguntar uma coisa, não sei se procede mas aqui aonteceu assim. Os objetos "quadrados", não refletem muito, os redondos possuem um realismo muito superior por serem arredondados. Isto é verdade?
Oi Macromotion, tudo bem? Modelagem é a parte mais fácil do 3ds max, de agora para frente o negócio complica bastante. Texturização é uma vasta área do 3D e leva anos até dominar com certa desenvoltura, vai depender de muita prática e conhecimento do Material Editor para poder criar materiais reais em todas as situações, vai depender de conhecer profundamente os mapas procedurais, suas utilidades e suas técnicas para montar os materiais que deseja com perfeição, e vai depender de muia observação do mundo real, de cabeça não dá, tem que parar para olhar como aquele material se comporta no mundo real para tentar recria-lo em 3D. Se parar para observar uma caixa de metal polido e uma esfera de metal polido vai perceber a diferença no reflexo da luz gerados por uma superfície plana e por uma superfície curva. O reflexo só acontece quando a luz faz um ricochete de 90 graus entre o ponto luminoso, o objeto e a câmera, se a superfície é plana tem uma área muito maior que aceita esse ângulo de 90 graus no raio de luz, por isso que um objeto quadrado gera aquele brilho forte na face toda quando apontada para a luz, enquanto que numa superfície curva, apenas poucos pontos dela aceitam o ângulo de 90 graus entre a luz e a câmera, formando pontos especulares bem definidos, observe o mundo real. Agora a iluminação é tão ou mais difícil que texturização, e uma depende da outra, e ainda depende de uma boa máquina para estudar, porque tem que renderizar para ver qualquer tipo de modificação nas propriedades da luz, isso é chato e leva tempo. Modelar se aprende em 6 meses, mas texturizar e iluminar bem leva anos. Abraços

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