Oi Macromotion, tudo bem?
Modelagem é a parte mais fácil do 3ds max, de agora para frente o negócio complica bastante.
Texturização é uma vasta área do 3D e leva anos até dominar com certa desenvoltura, vai depender de muita prática e conhecimento do Material Editor para poder criar materiais reais em todas as situações, vai depender de conhecer profundamente os mapas procedurais, suas utilidades e suas técnicas para montar os materiais que deseja com perfeição, e vai depender de muia observação do mundo real, de cabeça não dá, tem que parar para olhar como aquele material se comporta no mundo real para tentar recria-lo em 3D.
Se parar para observar uma caixa de metal polido e uma esfera de metal polido vai perceber a diferença no reflexo da luz gerados por uma superfície plana e por uma superfície curva.
O reflexo só acontece quando a luz faz um ricochete de 90 graus entre o ponto luminoso, o objeto e a câmera, se a superfície é plana tem uma área muito maior que aceita esse ângulo de 90 graus no raio de luz, por isso que um objeto quadrado gera aquele brilho forte na face toda quando apontada para a luz, enquanto que numa superfície curva, apenas poucos pontos dela aceitam o ângulo de 90 graus entre a luz e a câmera, formando pontos especulares bem definidos, observe o mundo real.
Agora a iluminação é tão ou mais difícil que texturização, e uma depende da outra, e ainda depende de uma boa máquina para estudar, porque tem que renderizar para ver qualquer tipo de modificação nas propriedades da luz, isso é chato e leva tempo.
Modelar se aprende em 6 meses, mas texturizar e iluminar bem leva anos.
Abraços