Qual nome da ferramenta para fazer retopologia no 3ds max 9 ?

Por: Rege3D  

Em: 08/05/2012 07:56

pessoal, é possível fazer retopologia de um modelo com o 3ds max 9 ? qual seria o nome da ferramenta ? ou é preciso script/puglin para isso ?

Olá Rage3D,

O 3ds Max 9 não possui nenhuma ferramenta nativa de retopologia. Para fazer retopologia, eu recomendo o ZBrush ou o Topogun. O ZBrush é um software de escultura digital e pintura digital, que possui uma boa seleção de ferramentas de retopologia. Já o Topogun é um software voltado para retopologia. Há também outros softwares que fazem retopologia, como é o caso do 3D-Coat.

Caso queira usar o 3ds Max para fazer retopologia, recomendo o plug-in Wrapit que atualmente está na versão 1.5 e custa baratinho (35 dólares). No entanto, ele só é compatível com o 3ds Max 2009, 2010, 2011 e 2012. No caso do 3ds Max 9, recomendo o plug-in PolyBoost que possui algumas ferramentas interessantes de modelagem e retopologia.
Olá Chrisrezende, vlw pelo seu esclarecimento! tava batendo a cabeça procurando alguma forma de fazer retopologia no 3Ds Max 9 =S

mas esse plug-in PolyBoost é possível fazer retopologia sem problemas na versão 9 do 3Ds Max de um modelo high-poly ? ou esse puglin é ruim e requer versão superior do max para funcionar melhor ?

esse puglin para o 3Ds Max 9 é tão bom quanto o puglin Wrapit para versões superiores do Max ? posso obter esse puglin polyboost de forma sossegada, ou é cilada ?

Olá Rege3D,

POLYBOOST
O código do PolyBoost foi comprado pela Autodesk, posteriormente modificado e finalmente incorporado ao 3ds Max na da versão 2010. No 3ds Max (2010 ou superior), esse conjunto de ferramentas chama-se Graphite Modeling Tools. O problema é que a Autodesk achou melhor não incorporar todas as ferramentas do código do PolyBoost. Além disso, o Graphite Modeling Tools é pesado e nada intuitivo, bem diferente do antigo PolyBoost. O PolyBoost não morreu. Ele ainda é comercializado para o 3ds Max versão 5 até a versão 2009 (5, 6, 7, 8, 9, 2008 e 2009). Um dos recursos mais úteis do PolyBoost é o que permite criar polígonos seguindo a forma de um modelo já existente. Ou seja, é possível criar polígonos por cima de um personagem seguindo a forma do mesmo, desta forma facilitando a criação de roupas de outros acessórios (cinto, pulseiras, mechas de cabelo, etc...). Muito ainda se fala e se debate, mas acredita-se que esse recurso do PolyBoost contribuiu enormemente para o surgimento dessa técnica moderna que hoje chamamos de retopologia.

WRAPIT
Já o Wrapit é um plug-in mais recente e voltado para retopologia. Diferentemente do PolyBoost, o Wrapit não possui tantos recursos de modelagem. No entanto, o Wrapit vem se popularizando e muitos usuários já estão fazendo o processo de retopologia diretamente no 3ds Max com o auxílio desse plug-in.

CONCLUSÃO
Depende da versão. Se você pretende ficar com o 3ds Max 2009 por um bom tempo, vá de PolyBoost. Já se você tem a intenção, mesmo que pequena, de migrar para uma versão mais recente do 3ds Max, invista no Wrapit.

MINHA OPINIÃO
Dependendo do desempenho da máquina, eu iria de 3ds Max 2010 + Wrapit, no caso de uma máquina mais modesta. Ou então eu iria de 3ds Max 2012 + Wrapit, no caso de uma máquina mais forte. Isso é, tratando de 3ds Max. No caso de você jé ter acesso a outros softwares tais como o ZBrush, 3D-Coat, Topogun, entre outros, fique com aquele que você melhor se adaptar. Nenhum software vai ser melhor do que aquele com o qual você tem mais costume e prazer em trabalhar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717340.

Total de membros registrados: 143141

Últimos membros registrados: dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34, rayz7.

Usuário(s) on-line na última hora: 878

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.