Autodek material library e Vray?

Por: prata  

Em: 24/05/2012 13:16

Aqui o materiais da autodesk renderizam de boa no vray (eu achei que so funcionassem no mental ray) mas as cores ficam lavadas, mesmo ajustando o gama ou usando LWF. Tem como as cores dos materiais da autodesk ficarem boas no vray?
Aqui ta normal, qual a versão do max, do vray e como esta configurado o seu color mapping? Ta usando o vray frame buffer?
O color mapping eu testei tanto com linear qd com reinhard com o gamma em 2.2, ms mesmo com o gamma em 1.0 textura fica esbranquiçada, fica menso do com o gamma em 2.2 mas ainda fica. E isso só ocorre com os material da autodesk library, com os materia arch e design ou nativos do vray não. E se usar oss materiais da autodesk library e renderizar com mental ray funciona normalmente, parece que autodesk library e vray não se da.
Fiz mais alguns testes e descobri que a culpa é do gamma/lut setado para 2.2 nas opções do 3max (não no vray). Os materiais só ficam com as cores perfeitas com o gamma em 1.0. Acontee a mesma coisa com algusn modelos que eu tnho da evermotion, inclusive qd eu abro o modelo o max pergunta se ser desabilitar o gamma/lut para se adequar ao arquivo aberto.

É como se esses modelos e os materiais da autodesk fossem feitos para gamma 1.0 e não para o 2.2, mas eu sempre vejo por ae que é melhor se trabalhar com o gamma em 2.2. E agora oq eu faço? Trabalho com o gamma em 1.0 ou tem como converter esses materiais e modelos para o gamma 2.2?
Atualizando o tópico, a culpa mesmo são das teturas png. Com texturas jpg as cores ficam corretas. Então eu fiz dois testes, um com material arch&design e depois com o material vraymtl usando texturas png e em ambso as cores ficaram corretas!

Conclusão, material da autodesk library + textura png + vray = imagem lavada e esbranquiçada.

Mas tb achei um jeito de contornar isso, o probelam não é com o png, com o vray e nem com o material da autodesk library, o problema esta com o autodesk bitmap. Se vc clicar ali e alterar para o bitmap normal e depois carregar a tyextura png as cores ficam corretas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 327

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.