ZBRUSH 3.5 R3 - Existe algum brush que faça smudge no PolyPaint?

Por: Leandro MV  

Em: 11/06/2012 17:00

Estou tentando achar nesse #@%&$ de programa, entre aqueles zilhões de pincéis, um que tenha função de smudge igual ao da ferramenta do Photoshop, que borre a cor da pintura na direção da pincelada. Quero fazer umas mesclas de cor tipo esfumaçadas, como se fossem borradas com dedo. Tem uns dez pincéis diferentes de Smooth lá (aqueles acionados com shift) que só fazem aquele blur básico na pintura, embaçando tudo uniformemente.
Eu não estou tentando mexer na malha (estou deixando o Z Intensity de todos os pincéis em 0), estou tentando apenas colorir uns modelos de dentes e quero fazer umas mesclas de cores mais orgânicas, com estrias esfumaçadas ao longo da coroa, mas a desgraça não funciona de jeito nenhum, o pincel Nudge não faz isso, o pincel Move não faz isso, nem Morph, Elastic, ou qualquer coisa que soe como o que eu quero fazer nas cores do modelo... Será que alguém sabe?
Ou então, se esse recurso aparece numa versão mais recente do ZBrush... Em último caso, alguém pode me informar se o Photoshop CS5 já faz pintura de modelos igual o ZBrush promete fazer, gerando mapas de diffuse, etc? Se puder me apontar um tuto mesmo que básico seria de grande ajuda... Obrigado!
.....Não sei se isso vai funcionar, mas já tentou usar o lazy mouse? está pintando com tablet ou é no mouse mesmo??
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Sim, funciona com lazy mouse, acabei de testar (usando tablet).....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Opa, Julio Cesar, td bem? Estou pintando com a tablet. Mas como é que habilita o lazy mouse? Acho que já ouvi falar desse termo...
(Ah, pior é que agora o zbrush não quer exportar minhas texturas. Pintei e até que ficou bacana, fui na aba do menu da direita chamada \"Texture Map\" e cliquei no botão New from polypaint, cliquei em Clone Texture, ela foi copiada pro menu de textura abaixo do menu de Alphas, á esquerda, porque parece ser o único lugar onde tem um botão pra exportar essa bagaça, mas eu clico no botão e não acontece nada. Nenhuma janela pra escolher tipo de arquivo, pasta de destino, nada. Programinha complicado...)
O lazy mouse vc habilita no menu STROKE. Para exportar a textura é esse o caminho mesmo, caso não esteja funcionando é possível que sua versão esteja bugada..... tive problemas com o r2 e tive que voltar pro 4.0.....
A exportação de texturas tava bugada mesmo na versão que eu tinha... Problema resolvido. O Lazy mouse não faz o que eu queria, mas tô conseguindo me virar. Valeu, Julio Cesar!
Atualizando, se alguém precisar, achei o smudge no Zbrush... Vc tem que clicar no botão de Projection Master, (no meu caso deixei marcado apenas Colors, Fade e Normalized nas opçoes do menu que aparece), clica em Drop Now e seu modelo vai virar uma imagem 2D. Aí vai no menu Tools, vai ter um menu com os 2.5D Brushes, o Smudge vai estar lá. Tem uns outros brushes de efeito também que muda saturação, contraste, deixa as cores mais claras/escuras, etc, que nem aquelas ferramentas do Photoshop tipo Burn, Dodge, Sponge, etc. O saco desse Smudge do Zbrush é que, com ele selecionado, os sliders de RGB Intensity e Z Intensity ficam linkadas. Se vc mexe em uma, a outra acompanha, então dá aquele pavor quando vc só tá querendo fazer smooth na cor e aparece aquela deformação na visualização. Mas eu mantive só a opção \"RGB\" pressionada em cima do Slider de RGB Intensity, e quando cliquei de volta no botão de Projection Master pra voltar pro objeto 3D, ele desconsiderou a deformação de Z Intensity, só manteve o smudge de cor.
Agora, é um saco isso hein... Ficar pulando pro Projection Master sempre que quiser fazer isso ferra com o ritmo. Pra dessaturar as cores de um modelo inteiro, então, vc tem que ir pro PM, pincelar o modelo todo numa posição, voltar pro 3D, girar uns 30 graus, voltar pro PM, pincelar o modelo todo essa posição, voltar pro 3D, e repetir mais umas 3 vezes até pegar toda a superfície. Jesus. Vai ver tem jeito mais simples, mas assim de cara, pelo que vi até agora, o procedimento é esse.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 375

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.