Oi amigos, gostaria de saber se é possível modelar no Blender e Sculpir no Z-Bush? Sei que no Blender existe a ferramenta sculpt, mas comparada com a do Z-Brush ela é limitada. Desde já agradeço.
Valeu pela ajuda amigo, consegui, só não sei como o Blender se comporta em uma animação por exemplo, depois de vários detalhamentos feitos no Z-Brush, acredito que pode ficar muito pesada a cena.
Em fim, eu uso o 3D max a aproximadamente 1 ano e meio, tenho o cinema 4D esse quase não uso, e estou começando a estudar o Blender, pois ja percebi que ele é bem mais prático pra modelar do que o 3D Max, devido as suas inúmeras teclas de aatalho e etc, além disso é possível encontrar vários tutoriais em português muito bons ensinando desde o básico até uma modelagem avançada com animação e etc, além do Blender ser um programa free, ele é também muito poderoso, levando isso em conta, não pretendo mudar do Blender pro cinema 4D ou pro Modo,
esse por sinal não encontrei nenhum tutorial em português a seu respeito, vou ficar na torcida pra que o Goz seja em breve compatível com o Bleder. Desde já agradeço.
Eu faria o refinamento e detalhes no próprio blender no modo sculpt. Como vc disse mesmo, ele é bem + resumido q um mudbox ou zbrush + em compensação é bem fácil e acessivo. Olha esse tutorial da cgcookie onde o autor faz uma cabeça humana realista, essa segunda parte de vídeo ele mostra muito bem como refinar o modelo no modo sculpt, usando o modify multres...
http://cgcookie.com/blender/2012/06/18/creating-realistic-head-blender-part-02/
O blender é um soft genérico muito eficaz, muita coisa nele se faz com rapidez devido ser baseado 80% em atalhos e lógica. E o melhor de tudo q é 100% gratuito ;)
Oi amigo chrisrezende, obrigado por suas explicações. Eu tenho muitos tutorias sobre 3D max, e na maioria deles, eu diria 90% deles são em outros idiomas, na sua maior parte em ingles, e consigo acompanha-los hoje porque já tenho uma certa intimidade com o Max e quando me referi ao modo \"esse por sinal não encontrei nenhum tutorial em português a seu respeito\" é porque não encontrei nada mesmo, já li que ele também é bem pratico e intuitivo, mas ficaria melhor pra quem tá iniciando, tutoriais em portugues com os comando básicos, so então se pode acompanhar um tutorial em qualquer outro idioma.
E o meu interesse em aprender o Blender é a sua praticidade que com o amigo 3dzinho disse sua praticidade se deve em 80% sos seus comandos podem ser feitos por atalho, eu acressentaria também que no 3D max qundo se aplica o modificador TurboSmooth o modelo fica deformado, tendo que se fazer varios conects pra segurar a malha, já no Blender tem o modificador subdivisionSurface, só que o mesmo não degorma a malha como acontece com o 3D MAX, se tornando assim muito mais prático pra modelagem. E o outro motivo pelo qual pretendo me aprofundar no Blender é o fato dele ler free, pois pretendo sair da pirataria um dia, e o presidente da Autodesk em uma entrevista disse que daqui há alguns anos os seus softwares seram todos por online, e isso conseguentemente dá quase que total controle sobre o uso de seus produtos, e vale lembrar que os produtos da autodesk são muito bem aceitos pela empresas 3D, mas são carissimos, o Max 2012, se eu não me engano passa dos R$10.000. Quero continuar com o Z-Brush porque além dele ser considerado por muitos o melhor progrma pra scultura, ele também é relativamente barato, sua última versão custa menos de R$3000, esse sim dá pra fazer um esforço e adquirir uma licensa.
Não vou abandonar o 3D Max, mas estou querendo me aprofundar no Blender e no Z-Brush por ambos serem excelentes softwares, e acessivesis tanto em materiais, video tutoriais, existem cursos desses softwares na modalidade online aqui no Brasil, pra que eu possa me aperfeisoar. E o mais importante é que tanto agora quanto num futuro onde a piratria é incerta, será muito mais fácil pra mim adquirir uma licensa no valor do Z-Brush.
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.
Total de membros registrados: 140060
Últimos membros registrados: MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes, peruzzo, Newtonbr93.
Usuário(s) on-line na última hora: 725
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .