Interação entre Blender e Z-Brush.

Por: 3D ArtDigital  

Em: 13/07/2012 11:16

Oi amigos, gostaria de saber se é possível modelar no Blender e Sculpir no Z-Bush? Sei que no Blender existe a ferramenta sculpt, mas comparada com a do Z-Brush ela é limitada. Desde já agradeço.
Mais que de máquinas, precisamos de humanidade.\"Charles Chaplin\"
Oi amigos, gostaria de saber se é possível modelar no Blender e Sculpir no Z-Bush? Sei que no Blender existe a ferramenta sculpt, mas comparada com a do Z-Brush ela é limitada. Desde já agradeço.

Com certeza é possível. Para isso, basta exportar o modelo em algum formato compatível com o ZBrush. O Blender possui várias opções de exportação, então você não terá grandes problemas.

No entanto, eu aconselho tirar proveito da excelente ferramenta do ZBrush chamada GoZ. Essa ferramenta permite \"ir e vir\" de um software a outro, fornecendo assim uma interoperabilidade quase que sem limites entre os softwares. O problema é que essa ferramenta ainda não possui compatibilidade com o Blender. Atualmente, os softwares compatíveis são Maya, 3ds Max, Softimage, Modo, Cinema 4D, Lightwave 3D, Carrara e Photoshop. No seu caso, eu recomendo usar o Modo ou então o Cinema 4D, que são softwares leves e intuitivos (assim como o Blender) e que possuem uma ótima interface para modelagem.

http://www.pixologic.com/zbrush/features/GoZBrush/
Valeu pela ajuda amigo, consegui, só não sei como o Blender se comporta em uma animação por exemplo, depois de vários detalhamentos feitos no Z-Brush, acredito que pode ficar muito pesada a cena. Em fim, eu uso o 3D max a aproximadamente 1 ano e meio, tenho o cinema 4D esse quase não uso, e estou começando a estudar o Blender, pois ja percebi que ele é bem mais prático pra modelar do que o 3D Max, devido as suas inúmeras teclas de aatalho e etc, além disso é possível encontrar vários tutoriais em português muito bons ensinando desde o básico até uma modelagem avançada com animação e etc, além do Blender ser um programa free, ele é também muito poderoso, levando isso em conta, não pretendo mudar do Blender pro cinema 4D ou pro Modo, esse por sinal não encontrei nenhum tutorial em português a seu respeito, vou ficar na torcida pra que o Goz seja em breve compatível com o Bleder. Desde já agradeço.
Valeu pela ajuda amigo, consegui, só não sei como o Blender se comporta em uma animação por exemplo, depois de vários detalhamentos feitos no Z-Brush, acredito que pode ficar muito pesada a cena.

Dependendo do tipo de detalhamento que você vai dar ao modelo, é possível que você tenha que usar displacement. O displacement é um recurso (ou tecnologia, como quiser) que permite usar mapas para gerar o detalhamento de um modelo. A grosso modo, o procedimento é mais ou menos da seguinte forma. O artista leva o modelo do Blender para o ZBrush e lá, ele faz todo o detalhamento necessário. A partir do modelo high-poly resultante, o artista gera mapas de displacement, onde no próprio ZBrush existem alguns recursos para facilitar a geração desses mapas. Depois disso usa-se uma versão com menos subdivisões no Blender, a qual irá receber os mapas de displacement gerados no ZBrush. A subdivisão final, necessária para gerar o detalhamento do mapa de displacement, é feita no Blender somente no momento da renderização, economizando assim recursos computacionais quando se está manipulando e animando objetos na viewport do programa. Pesquise mais sobre esse assunto, pois ele é primordial para o resultado que você está querendo.

Em fim, eu uso o 3D max a aproximadamente 1 ano e meio, tenho o cinema 4D esse quase não uso, e estou começando a estudar o Blender, pois ja percebi que ele é bem mais prático pra modelar do que o 3D Max, devido as suas inúmeras teclas de aatalho e etc, além disso é possível encontrar vários tutoriais em português muito bons ensinando desde o básico até uma modelagem avançada com animação e etc, além do Blender ser um programa free, ele é também muito poderoso, levando isso em conta, não pretendo mudar do Blender pro cinema 4D ou pro Modo,

Minha opinião pessoal com relação ao Blender é que pode ser interessante aprender a trabalhar com esse software a nível de hobby. Mas não acho interessante para um artista se aprofundar muito no Blender e tentar levar esse aprendizado a nível profissional. O motivo é que pouquíssimas empresas usam o Blender profissionalmente, a exemplo de alguns estúdios de desenvolvimento de games indie e alguns poucos estúdios de animação para o mercado publicitário. Muitas empresas usam esse software para testes, mas o trabalho final fica por conta de softwares comerciais como 3ds Max, Maya, Houdini, Cinema 4D, entre outros. Sendo assim, eu sempre acho mais interessante se aprofundar em ferramentas que o mercado está usando. Dessa forma é mais fácil e mais rápido atender às exigências (cada vez maiores) de uma determinada oportunidade de trabalho. Muitos estúdios (ex., Digic Pictures) ressaltam que não exigem que os candidatos saibam um software específico e que, ao invés disso, preferem que o candidato tenha uma boa base conceitual e artística. No entanto, se nós pensarmos que em qualquer estúdio vamos ter que usar algum tipo de ferramenta, é sempre bom ter uma experiência prévia com a mesma. Por exemplo, imagine um estúdio que acabou de contratar um artista com experiência prévia em Lightwave 3D. Apesar do estúdio usar Maya, o artista foi contratado por sua excelente base teória e por seus reconhecidos trabalhos artísticos. O estúdio vai dar duas semana (três no máximo), a partir da data de contratação, para o artista bonzão se adaptar ao Maya. Se o artista não se adaptar, consequentemente ele não produzirá e isso significa que essa não foi uma boa contratação. Resultado: tchau tchau. Para não dizer que não existem exceções à regra, alguns estúdios pagam cursos específicos para artistas que estejam precisando aprender uma ferramenta. Mas isso é incomum em um cenário cada vez mais competitivo, como é o caso do mercado de trabalho que envolve 3D. Então é sempre bom ter um conhecimento prático dos softwares que estão sendo usados no mercado de trabalho, para evitar esse e muitos outros tipos de constragimento.

esse por sinal não encontrei nenhum tutorial em português a seu respeito, vou ficar na torcida pra que o Goz seja em breve compatível com o Bleder. Desde já agradeço.

Não querendo desanimá-lo mas já o fazendo, a Pixologic não tem a menor pretensão de tornar suas ferramentas compatíveis com o Blender. O fator principal é a menor aceitação do Blender no mercado, em comparação a outros softwares 3D. Quanto ao idioma, minha recomendação é que você não se prenda muito ao português. Se fizer isso, vai limitar automaticamente seu aprendizado em 3D e em Computação Gráfica em geral. Mesmo que você não tenha tempo, dinheiro e paciência para aprender inglês, se esforce um pouco para acompanhar os tutoriais nesse idioma. Mesmo que você não entenda o que está sendo falado, é possível acompanhar quase tudo visualmente prestando atenção no procedimento principal do instrutor/autor do tutorial. Eu acho que essa é a dica mais valiosa para todos os estudantes dessa área: não permitir que o aprendizado seja limitado por qualquer fator. Quer entender melhor o que está sendo explicado? Faça um esforço adicional e entre em um curso de inglês, afinal esse será um dos maiores benefícios para seus estudos em 3D e também para sua carreira profissional.
Eu faria o refinamento e detalhes no próprio blender no modo sculpt. Como vc disse mesmo, ele é bem + resumido q um mudbox ou zbrush + em compensação é bem fácil e acessivo. Olha esse tutorial da cgcookie onde o autor faz uma cabeça humana realista, essa segunda parte de vídeo ele mostra muito bem como refinar o modelo no modo sculpt, usando o modify multres...

http://cgcookie.com/blender/2012/06/18/creating-realistic-head-blender-part-02/

O blender é um soft genérico muito eficaz, muita coisa nele se faz com rapidez devido ser baseado 80% em atalhos e lógica. E o melhor de tudo q é 100% gratuito ;)

Oi amigo chrisrezende, obrigado por suas explicações. Eu tenho muitos tutorias sobre 3D max, e na maioria deles, eu diria 90% deles são em outros idiomas, na sua maior parte em ingles, e consigo acompanha-los hoje porque já tenho uma certa intimidade com o Max e quando me referi ao modo \"esse por sinal não encontrei nenhum tutorial em português a seu respeito\" é porque não encontrei nada mesmo, já li que ele também é bem prático e intuitivo, mas ficaria melhor pra quem tá iniciando, tutoriais em portugues com os comando básicos, so então se pode acompanhar um tutorial em qualquer outro idioma.
E o meu interesse em aprender o Blender é a sua praticidade que com o amigo 3dzinho disse sua praticidade se deve em 80% sos seus comandos podem ser feitos por atalho, eu acressentaria também que no 3D max quando se aplica o modificador TurboSmooth o modelo fica deformado, tendo que se fazer varios conects pra segurar a malha, já o Blender tem o modificador subdivisionSurface, só que o mesmo não deforma a malha como acontece com o 3D MAX, se tornando assim muito mais prático pra modelagem. E o outro motivo pelo qual pretendo me aprofundar no Blender é o fato dele ser free, pois pretendo sair da pirataria um dia, e o presidente da Autodesk em uma entrevista disse que daqui há alguns anos os seus softwares seram todos online, e isso conseguentemente dá quase que total controle sobre o uso de seus produtos, e vale lembrar que os produtos da Autodesk são muito bem aceitos pela empresas 3D, mas são caríssimos, o Max 2012, se eu não me engano passa dos R$10.000. Quero continuar com o Z-Brush porque além dele ser considerado por muitos o melhor programa pra scultura digital, ele também é relativamente barato, sua última versão custa menos de R$3000, esse sim dá pra fazer um esforço e adquirir uma licensa.
Não vou abandonar o 3D Max, mas estou querendo me aprofundar no Blender e no Z-Brush por ambos serem excelentes softwares, além de acessívesis tanto em materiais, video tutoriais, existem cursos desses softwares na modalidade online aqui no Brasil, pra quem quiser se aperfeisoar. E o mais importante é que tanto agora quanto num futuro onde a piratria é incerta, será muito mais fácil pra mim adquirir uma licensa no valor do Z-Brush.
Eu faria o refinamento e detalhes no próprio blender no modo sculpt. Como vc disse mesmo, ele é bem + resumido q um mudbox ou zbrush + em compensação é bem fácil e acessivo. Olha esse tutorial da cgcookie onde o autor faz uma cabeça humana realista, essa segunda parte de vídeo ele mostra muito bem como refinar o modelo no modo sculpt, usando o modify multres...

http://cgcookie.com/blender/2012/06/18/creating-realistic-head-blender-part-02/

O blender é um soft genérico muito eficaz, muita coisa nele se faz com rapidez devido ser baseado 80% em atalhos e lógica. E o melhor de tudo q é 100% gratuito ;)

Obrigado amigo, não conhecia esse site, acabo de baixar o video tutorial de número 2, e estou baixando os outros 5 que faltam. Esses videos só aumentaram a minha vontade de me aprofundar no Blender, quando comecei a estudar programas 3D, modelagem ou scultura de personagem, ou reprodução de pessoas importantes na historia da sociedade humana, sempre foram um dos meus principais objetivos. Caso você ou alguém que ler esse tópico tenha conhecimento de videos nessa área file:///D:/For_Diversos/VIDEOS/DIVERSOS/Demonstra%C3%A7%C3%B5es%203D/DEMO_3D/Reconstru%C3%A7%C3%A3o%20facial%203D/reconstruc-o-facial-com-o-metodo-machester.htm ou http://www.ciceromoraes.com.br/?p=364 ou http://www.youtube.com/watch?v=wuHsnZwMgPc&feature=related em fim: modelagem de personagens conhecidos, preferencialmente usando o Blender por favor poste os links, eu ficaria muito agradecido. Desde já agradeço.
Um dos amantes em blender é o professor Allan Brito como vc já deve saber o blog dele é voltado para computação gráfica e efeitos visuais em geral + ele tem um carinho especial por blender e acaba voltando o blog principalmente para blender, isso é ótimo, pois eu acompanhando \"every day\" ))) e ele tem varios cursos na sua http://ead.allanbrito.com/ especifico no uso do blender em modelagem, animação, iluminação, efeitos, render e tbm produção de games(q como vc já deve saber o blender é a única suite do mercado q possue uma game engine imbutida).
O custo dos cursos são bem acessiveis :D
Oi amigo chrisrezende, obrigado por suas explicações. Eu tenho muitos tutorias sobre 3D max, e na maioria deles, eu diria 90% deles são em outros idiomas, na sua maior parte em ingles, e consigo acompanha-los hoje porque já tenho uma certa intimidade com o Max e quando me referi ao modo \"esse por sinal não encontrei nenhum tutorial em português a seu respeito\" é porque não encontrei nada mesmo, já li que ele também é bem pratico e intuitivo, mas ficaria melhor pra quem tá iniciando, tutoriais em portugues com os comando básicos, so então se pode acompanhar um tutorial em qualquer outro idioma.
E o meu interesse em aprender o Blender é a sua praticidade que com o amigo 3dzinho disse sua praticidade se deve em 80% sos seus comandos podem ser feitos por atalho, eu acressentaria também que no 3D max qundo se aplica o modificador TurboSmooth o modelo fica deformado, tendo que se fazer varios conects pra segurar a malha, já no Blender tem o modificador subdivisionSurface, só que o mesmo não degorma a malha como acontece com o 3D MAX, se tornando assim muito mais prático pra modelagem. E o outro motivo pelo qual pretendo me aprofundar no Blender é o fato dele ler free, pois pretendo sair da pirataria um dia, e o presidente da Autodesk em uma entrevista disse que daqui há alguns anos os seus softwares seram todos por online, e isso conseguentemente dá quase que total controle sobre o uso de seus produtos, e vale lembrar que os produtos da autodesk são muito bem aceitos pela empresas 3D, mas são carissimos, o Max 2012, se eu não me engano passa dos R$10.000. Quero continuar com o Z-Brush porque além dele ser considerado por muitos o melhor progrma pra scultura, ele também é relativamente barato, sua última versão custa menos de R$3000, esse sim dá pra fazer um esforço e adquirir uma licensa.
Não vou abandonar o 3D Max, mas estou querendo me aprofundar no Blender e no Z-Brush por ambos serem excelentes softwares, e acessivesis tanto em materiais, video tutoriais, existem cursos desses softwares na modalidade online aqui no Brasil, pra que eu possa me aperfeisoar. E o mais importante é que tanto agora quanto num futuro onde a piratria é incerta, será muito mais fácil pra mim adquirir uma licensa no valor do Z-Brush.

Olá 3D ArtDigital,

Quanto a praticidade do Blender, eu sinceramente tenho as minha dúvidas. Eu andei usando o programa durante alguns meses, como hobby pessoal, e não achei ele tão prático assim como as pessoas dizem. Ainda considero o Modo e o Cinema 4D mais práticos e mais produtivos do que o Blender. Mas isso é só a minha opinião pessoal. Cada um tem a sua preferência e respeito a sua escolha pelo Blender como mais um software 3D.

A respeito que você disse sobre pirataria, eu concordo plenamente. Esses softwares 3D são muito caros para o usuário. Para as empresas isso acaba não sendo um problema pois além delas terem um faturamento bem mais elevado do que um profissional freelancer, as empresas ainda podem se beneficiar da compra por licença de volume. Licença de volume é uma licença única ou um pacote de licenças que podem ser usada em vários computadores de uma mesma empresa. Nesse caso, o valor da licença por cada computador sai bem mais barato. Mas no nosso caso, essa questão do custo da licença e também da pirataria é algo a se pensar. E o Blender é um ótimo refúgio para quem for precisar de um software 3D free algum dia.

PS. Só uma correção, você pode comprar a licença do ZBrush diretamente do site da Pixologic (o que não é possível no caso do 3ds Max e da Autodesk) por 699 dólares (aprox. 1400 reais).
Olá chrisrezende!
Sei que estou fugindo ao tópico mas... como eu já havia falado: sobre o modo não encontrei nenhum tutorial em português, tendo em vista que pra se começar por mais intuitivo que um software seja, tutoriais básicos no nosso idioma são fundamentais, se você souber onde eu posso encontrar, eu ficaria grato, pois já ouvi falar muito bem dele, e não descarto a possibilidade de usa-lo um dia, sobre o cinema 4D até já encontrei alguns, mas nada se compara com o Blender, em relação a tutoriais, inclusive tutoriais até de nível intermediário, além de cursos muito bons e bem acessíveis. A minha opinião pelo pouquissimo tempo de esperiência com o Blender é que ele é mais prático pra modelagem, depois que se aprende as teclas de atalho, o trabalho fica mais rápido, sem contar que não precisa fazer tantos conects pra segurar a malha depois que se aplica um modificador de suavisação, não sei se com o cinema 4D ou com o Modo acontece o mesmo que acontece com o 3D Max.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140060

Últimos membros registrados: MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes, peruzzo, Newtonbr93.

Usuário(s) on-line na última hora: 725

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.