Iluminação de estudio?

Por: prata  

Em: 07/09/2012 15:46

Eu já vi vários tutorias sobre iluminação de estúdio em que o cara cria um plane e curva ele com o edit poly, depois coloca algumas luzes na cena com intensidades e coloração levemente diferentes

Mas eu qd qero um render de estudio só coloco um vray plane no chão, configruo pra matte shadow (só pra gerar as sombras mesmo), o fundo eu edito a cor do backround do Max mesmo e pra iluminar uso um HDR, nem uso lçuz nenhum. To fazendo errado?

Pq eu acho assim bem mais simples a facil, mas vejo que todo mundo faz diferente, qual a vantagem de fazer do jeito que todo mundo faz?

Um exemplo de um render de estudio que eu fiz sem luz nenhum e nem plane curvo no fundo:

Essa imagem é tua entao?

Como que vc conseguiu essa claridade de fundo? Ali no centro do carro.
Tudo vai doque voce precisa, esses reflexos em gradiente ai acho algo dificil de conseguir, mas ao mesmo tempo seu HDR é de um studio já neh?

Me parece ser, entao é a mesma coisa, a diferenca é que AS VEZES nao sabe de onde vem os reflexos, mas isso é facil de ajeitar tambem, girando quando se precisa.
Existem metodos e metodos, mas cada um deve se inspirar por eles, e nao seguilos a fio, acho que é errado até..
O carro não fui eu que modelei, é um modelo da evermotion.

O fundo setei o background do max pra um branco não tão brando pra não ofuscar muito, não tem gradiente nenhum é só um tom unico de branco mesmo.

O HDR é de estudio mesmo, tenho algusn HDRs de studio aqui que veio com um plugin para o Modo chamado 9b Studio Environment Setting, apesar de ser parar o modo o plugin da pra suar os HDRs da pasta dele no Max tb.

Eu acho que é só isso, no mais eu posso ajustar a intensidade do HDR ou sua posiçõ na cena. O resto o GI faz sozinho!
cara! Achei muito bom a sua iluminação!

Sobre a sua pergunta, o que importa mesmo é a qualidade do render com menor tempo de render possível. Se tu configurou a iluminação de uma forma incomum, mas conseguiu obter o desejado é isso mesmo. hehe. Vou até testar aqui depois essa sua forma aí. Eu já tentei fazer assim uma vez também e tinha ficado legal, mas não tinha chegado a usar hdri não.
Bom eu nunca fiz uma iluminaçao de estudio usando luzes, sempre faço só com GI e uma HDR. Mas eu acho que com luzes deve demorar mais o render neh?
Não tem uma regra, o importante é ficar bom. Eu também começo como vc fez, o problema do hdr é que nem sempre sai do jeito que a gente quer ou, o mais complicado, do jeito que o cliente quer. As vezes eles querem um highlight posicionado em locais específicos em um certo angulo de camera que dificilmente vc consegue bater só com hdr, aí tem que trabalhar com luzes, mas o bom é que vc pode desligar o affect diffuse e deixar elas apenas aparecendo no reflexo sem influenciar nem pesar na iluminação.
Com o affect diffuse desligado a luz pesa menos? Se não é pra iluminar mas apenas pra gerar reflexos da pra usar poligonos luminoso tb neh?

Essa tática é bastante comum com quem uso o Modo, vc faz alguns poligionos de formas de acordo com o reflexo que vc quer e posiciona estrategicamente ao redor do objeto, configura o poligono pra não ser renderizado e seta o material dele pra branco auto iluminado, chamam isso de lumigon.
E prefiro fazer com luzes mesmo sem hdris..
Mas isso \'e pessoal..demoro mais pra configurar no hderi do que com luzes normais.
Sugiro da uma pesquisada sobre iluminacao, fotos automotivos pra vc ter uma ideia das posicoes das luzes para dar um efeito bonito no render.
Eu andei estudando e percebi que com luzes vc tem maior liberdade pra setar a iluinação como quer, já com HDRs é uma maneira rápida de já ter algo refletindo e iluminando o objeo. Como eu tenho varios HDRs de estudio, basta escolher o certo.

Segui um tutorial aqui da 3D1 sobre iluminaçã ode 3 pontos e gostei muito do resultado também
Muito boa a sua iluminação, vc poderia postar uma imagem mostrando como vc faz?
Desde cjá agradeço.
Mais que de máquinas, precisamos de humanidade.\"Charles Chaplin\"

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 788

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.