Estruturas em Ruinas (Dicas)

Por: Rodrigooasis  

Em: 08/09/2012 20:14

Pessoal estou tentando criar um scenario onde tera algumas estruturas em ruinas.

Alguem poderia dar uma dica eu comço fazendo o modelo normal de pois vou mexendo com vertex paint?

eu estava dando uma olhada nesse modelo aqui no turbo squid. mas nao entendi muito bem como fazer , obrigado a todos
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Rodrigooasis: oi Rodrigooasis!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre a sua pergunta, pela \"interface\" do software 3d que você colocou aqui pra gente, essa ruína em 3d me parece que foi feita no Maya e não no 3ds Max, ou então foi feita no 3ds Max e exportada para o Maya em .OBJ.

Digo isso porque sou usuário assíduo dos dois ótimos softwares 3d e esse texto verde que é o \"polycount\" que aparece na janela superior do lado esquerdo é do Maya e não do 3ds Max, tudo bem??

Sobre esse modelo que você achou da \"TurboSquid\" é muito simples de fazê-lo. Isso ai não passa de um simples modelo 3d originado de uma primitiva que pode ser tanto pelo método de modelagem do \"box modeling\" ( inicia o modelamento a partir de um simples box ) ou pela técnica do \"plane by plane\" ( inicia o modelamento a partir de um simples plane, editando suas edges, vértices ), tudo bem??

No 3ds Max é mais fácil você fazer iniciando a sua modelagem com uma primitiva simples de um box em que você vai iniciando a modelagem, que no 3ds Max pode ser mesh, patch, poly ( é a melhor ), nurbs, etc.

No Maya a modelagem é tudo \"Mesh\", porque na verdade tudo é e se resume a \"mesh\",não tem poly, no Mesh do Maya tem todas as ferramentas de mesh, poly que o 3ds Max usa e mais ferramentas gráficas.

Você pode estar modelando esse simples modelo de ruina criando uma primitiva do 3ds Max como um \"box\" depois transformando-o em \"editable poly\" clicando com o botão direito do mouse em cima do box ou simplesmente escolhendo um modificador \"edit poly\" para o box.

Com o modificador \"edit poly\" em mãos você pode editar os vértices do box clicando em sub-object \"vertex\" ( tecla de atalho \"1\" ) e depois movendo esse vértice, ou rotacionando ou escalonando o mesmo, tanto faz, depende muito do que você queira fazer e como queira fazer, tudo bem??

Para \"refinar\" melhor a sua modelagem você irá precisar adicionar \"edges\" ( arestas 3d ) nos seus modelos para manter a fluidez das edges, que cientificamente chamamos de \"edges loops\" ( que é o caminho, fluido e alinhamento das edges ) mantendo a topologia da sua malha 3d organizada.

A partir do 3ds Max 2013 você pode dar dois cliques nas edges que elas criam as \"edges loops\", mas antes era um pouquinho trabalhoso, você tinha que selecionar apenas uma edge depois clicar em \"ring\" ou \"loop\" dependendo da posição inicial da edge que você selecionou e depois tinha que clicar em \"connect\" para criar mais uma edge na malha 3d, deixando-a ainda mais detalhada.

No Maya não, as \"edges loops\" são feitas instantaneamentes e muito mais fáceis e práticas do que no 3ds Max, não precisa você selecionar nada, só precisa que a interface esteja com a Shelf \"Polygon\" habilitada ( tecla de atalho F3 ), pois F2 é a shelf \"Animation\" ( Animação ), depois você clica em \"Edit mesh\" >> \"Insert edge loop tool\" para você inserir as edges com apenas um clique no mouse, é fantástico.

Se as edges originais estiverem tortas, as novas edges loops criadas respeitam a inclinação e o desalinhamento da edges originais para sempre manter a fluidez das edges ( arestas 3d ) que é o mais importante para manter uma topologia da malha 3d organizável, tudo bem??

Para você usar o recurso de Vertex Paint do 3ds Max você precisa aplicar o modificador \"Vertex paint\" por exemplo no seu modelo 3d, tudo bem??

Mas esse modelo da TurboSquid me parece que foi modelado pintando as edges e gerando a deformação das mesmas de acordo apenas com as pinturas nos vértices, que é isso que faz o Vertex paint, ele pinta os vértices gerando a deformação real 3d na malha só pela pintura com brushes customizáveis.

O seu objeto 3d precisa estar com muitos segmentos ( por exemplo um plane com 50x 50 segmentos ) para depois receber a atuação do \"Vertex paint\", tudo bem?? você pode escolher a opção de \"brush\" para pintar diretamente com a seta do falloff em cima da malha 3d ( nesse caso o plane com 50x 50 segmentos ).

Pintando normalmente sobre a malha 3d com o \"Vertex paint\" você gera protuberâncias em alto relevo ( vulcões ) e pintando com a tecla \"Alt\" pressionada, você gera protuberâncias em baixo relevo ( buraco ).

Para aplicar texturas você pode e é ideal que aplique um mapa \"Mix\" ( Mental Ray ou V-Ray ), o Mix ( mistura ) de duas texturas: a primeira é em baixo relevo ( bump, normal map ) e a segunda é em alto relevo ( diffuse ) e depois o \"mix amount\" que você irá colocar o shader \"vertex color\" para os vértices serem pintados de acordo com as cores da textura que você selecionou, tudo bem??

Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!!

Forte abraço e sucesso!!

Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Rodrigooasis: oi Rodrigooasis!! tudo bem?? olha só o meu exemplo que preparei para você, tudo bem??

Modelei a \"grosso\" modo essas ruinas rapidamente no Maya em menos de 10 minutos e usei algumas ferramentas de \"soft selection\" ( tecla de atalho \"B\" ) e \"Paint selection tool\" que é \"similar\" ao Vertex Paint do 3ds Max, ok??

A seguir te envia a minha imagem em anexo para você dá uma olhadinha, tudo bem??

Espero que o ajude mais uma vez de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Rodrigooasis: oi Rodrigooasis!! tudo bem?? que bom que conseguimos resolver o seu problema, qualquer coisa relacionado ao mundo da Computação Gráfica que você precisar e nós soubermos, teremos o maior Prazer em ajudá-lo, atendê-lo, tudo bem??

Forte abraço e sucesso!!

Rodrigooasis:

Achei interessante o teu tópico, me veio umas idéias antigas (anos 80) de volta a mente... vou fazer uns testes...

Abraço
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 781

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.