dúvida documentação Mental Ray

Por: Tiagori  

Em: 11/11/2012 03:53

Estou estudando o mental ray e sempre que olho o help dele no 3d max eu encontro nomenclaturas e shaders sem nenhuma relação com ele dentro do max. Alguem pode me explicar isso??

Sempre tenho dificuldade de encontrar alguma soluçao para o mental ray por se tratar disso.
Você também pode acessar a ajuda shader mental, imagens escolhendo Ajuda adicional, abrindo o mental ray 3,9 Referência, e em seguida destacando \"Referência Shader mental ray\" no painel Conteúdo. link http://download.autodesk.com/us/3dsmax/2012help/index.html?url=files/GUID-B7D0424E-6DCB-44D9-AD0B-85B9A1EE3F5-0.htm,topicNumber=d28e3788
Olá Tiago,

Se vc está estudando o MR vai a dica: deixa de lado por enquanto os shaders. Alguns nem tem tanta utilidade assim por serem antigos ou mesmo muito específicos para determinadas situações. Estuda bastante o arch&design que é um shader mais moderno e incorpora vários outros shaders dentro dele. Estuda tbm usar o controle de exposição do mentalray e também as técnicas de renderização. Lá na frente, quando vc estiver bastante seguro com o básico é que vc vai descobrir a real utilidade dos shaders que poderão fazer uma enorme diferença. Mas por enquanto é melhor se aprofundar no que é utilizado sempre.

abraço!
Isso acontece mesmo, se vc ler o help do mental ray ele é um help genérico, alguns nomes realmente mudam de acordo com a implementação do software, vc pode ir colocando aqui os nomes que não entendeu e nós vamos te ajudando a traduzir para o max.

Mas também não precisa no começo ler o help do mentay ray, use o help do max que já tem tudo lá.
mto obrigado pelas respostas Juliano e Eduardo. Curti muito a dica dos shaders, de não precisar se \"importar\" muito com os shaders antigos, por serem muito especificos. Isso acaba sendo confuso para quem ta começando, né?! E talvez até mesmo para os mais antigos, que nem devem mais usa-los.

Mas por exemplo, quando eu entro no help do skin shader. Aparece muitas nomemclaturas que eu nem encontro no max, tipo: -misss_fast_simple_phen ou Fast Simple Phenomenon. O que vem a ser essas coisas? Esses foram só 2 exemplos, mas tem muitos mais nomes que nem aparecem dentro do software.
Phenomenon é um conjunto de shaders que no max são os materiais. O miss_fast_simple_phen é o subsurface scatering fast material no max 2013.

Como eu disse, vc não precisa ler o help do mental ray que vem separado, leia o help do max que lá tem tudo o que vc precisa saber.
Grande Fla3d!!!

Entao...o help do mental ray é bem tecnico msm!

Mas no help do max não tem nada sobre o skin shader do mental ray né? Quando eu encontro sobre ele no help, ele me abre o help generico do mr =/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 786

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.