dúvida documentação Mental Ray

Por: Tiagori  

Em: 11/11/2012 03:53

Estou estudando o mental ray e sempre que olho o help dele no 3d max eu encontro nomenclaturas e shaders sem nenhuma relação com ele dentro do max. Alguem pode me explicar isso??

Sempre tenho dificuldade de encontrar alguma soluçao para o mental ray por se tratar disso.
Você também pode acessar a ajuda shader mental, imagens escolhendo Ajuda adicional, abrindo o mental ray 3,9 Referência, e em seguida destacando \"Referência Shader mental ray\" no painel Conteúdo. link http://download.autodesk.com/us/3dsmax/2012help/index.html?url=files/GUID-B7D0424E-6DCB-44D9-AD0B-85B9A1EE3F5-0.htm,topicNumber=d28e3788
Olá Tiago,

Se vc está estudando o MR vai a dica: deixa de lado por enquanto os shaders. Alguns nem tem tanta utilidade assim por serem antigos ou mesmo muito específicos para determinadas situações. Estuda bastante o arch&design que é um shader mais moderno e incorpora vários outros shaders dentro dele. Estuda tbm usar o controle de exposição do mentalray e também as técnicas de renderização. Lá na frente, quando vc estiver bastante seguro com o básico é que vc vai descobrir a real utilidade dos shaders que poderão fazer uma enorme diferença. Mas por enquanto é melhor se aprofundar no que é utilizado sempre.

abraço!
Isso acontece mesmo, se vc ler o help do mental ray ele é um help genérico, alguns nomes realmente mudam de acordo com a implementação do software, vc pode ir colocando aqui os nomes que não entendeu e nós vamos te ajudando a traduzir para o max.

Mas também não precisa no começo ler o help do mentay ray, use o help do max que já tem tudo lá.
mto obrigado pelas respostas Juliano e Eduardo. Curti muito a dica dos shaders, de não precisar se \"importar\" muito com os shaders antigos, por serem muito especificos. Isso acaba sendo confuso para quem ta começando, né?! E talvez até mesmo para os mais antigos, que nem devem mais usa-los.