Weight vertex dúvida

Por: Cristiano  

Em: 19/11/2012 11:34

oi pessoal, olha eu aki de novo com mais uma dúvida, agora é sobre o max 2013, seguinte...
estou tendo um problema pra arrumar os weight vertex no skin, eu não sei pq tem alguns que eu consigo modificar o peso deles e outros que não alteram de jeito nenhum, eles ficam com o peso em 1.0 e não há nada que eu faça que mude isso, é muito estranho eu estava usando o max 2012 e esse problema já acontecia nele, achei que pudesse ser algum bug no software e baixei o 2013, só que o problema ainda persiste, se alguém puder me dar uma dica do que está acontecendo agradeço muito...
coloquei um video pra melhor visualização...

Olá Cristianolop,

Bem na verdade não é 1 bug, mas faz parte do algorítimo do modificador Skin, ou seja, os vértices q ficam no centro do envelope tem sempre peso 1.0 e do centro para as extremidades vai reduzindo. Podendo ser alterados somente por outro bone da cadeia. Isto não significa q vc alterou o peso 1 e sim exerceu força de outro bone.

Também vale lembrar q o tamanho e comprimento dos envelopes ajudam a determinar neste processo peso dos vértices.

Era isso, espero q ajude :)

Paz,
Abraço.
http://www.mezkyta.com.br/ [email protected]
Grande Mezkyta, valeu ae pela dica, vou testar aki e depois eu retorno pra dizer se funcionou...
O problema aí é que os vértices no começo já estão com peso de 1.0, isso é, não tem outro bone influenciando aqueles vértices. Por padrão ele obriga que a soma dos pesos seja sempre 1.0, alterar esse valor significa transferir o peso para os outros bones, mas nesse caso não há outro bone para ele transferir o valor por isso ele não altera.
Basta ver que a partir do momento que vc joga peso para outro bone ele passa a funcionar, recomendo usar sempre o weight tool, ali ele vai mostrar se existem outros bones para receber o peso ou não, se só tiver um bone listado vai acontecer isso que vc viu.
Se nunca usou o weight tool, da uma olhada no help dele:
http://docs.autodesk.com/3DSMAX/15/ENU/3ds-Max-Help/files/GUID-C5EB44E2-5A3E-44DF-8B64-A0E00B8EDC71.htm#

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 765

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.