Opacidade e Mental Ray

Por: Vympel  

Em: 14/01/2005 14:31

Utilizo o MAX 6. Estava vendo um tutorial na internet, em que ensinava a criar gotas de chuva numa folha. No tuto era usado o Vray, mas estou usando o Mental ray. A minha duvida é a folha fica transparente. O material dela é uma imagem PSD com tres camadas (Textura, opacidade, bump). Apliquei corretamente as tres camadas do .PSD. E se eu renderizar usando o scanline a folha aparece normalmente mas ao renderizar com o mental ray a folh aparece transparente
n00b
Vympel, tudo bem? Seja bem-vindo ao fórum, sobre o MR infelizmente não posso te ajudar, mas gostaria de te pedir o link desse tutorial de v-ray se possível! :joiae:
O link é esse www.3dtotal.com, não tem um link direto pro tuto porque não é exibido, mas está facil de encontrar. Baixei a sua cena de estudo de iluminação Vray. MR Mas sempre que tento atribuir um material a um objeto da cena é atribuido a todos os outros
n00b
Oi Vympel, tudo bem? Para te falar como fazer isso com Shaders do Mental Ray teria que falar de IOR, mapa de IOR, e tal. O melhor é fazer num material Standard do Max, que vai funcionar perfeitamente no Mental Ray, basta usar a imagem colorida no Diffuse e a imagem preto e branco no Opacity. Obviamente deve deixar preto todas as cores no Basic Parameters, e deve zerar o Specular Level e o Glossiness, caso contrário o reflexo do brilho da luz vai delatar o subterfúgio. Agora sobre o lance dos materiais no arquivo do Sandro. O problema é que toda a malha está com a cor branca no Wire, e branco é a cor do objeto selecionado, então você está selecionando tudo e não está percebendo. Faz assim, seleciona tudo e clica no quadradinho de cor que aparece no Menu Creat logo ao lado, vai estar branco, coloquei qualquer outra cor. Agora pode selecionar os objetos numa boa que só vai ficar branco o que estiver selecionado. Abraços
Acho que não me expressei bem. O probema é com a folha. Essa imagem foi renderizada com o Mental Ray Essa outra foi renderizada com o Scanline do Max. Mesmas configurações de Material O material etsá como glosiness e Specular highlights zerados, ambient e difuse color Pretas
n00b
Oi Vympel, tudo bem? Tem alguma coisa de errada ai, porque não acontece isso. Se pegar um material Standard, não mudar nada, colocar a imagem colorida no Diffuse, a preto e branco no Opacity, e mandar renderizar no Mental Ray já vai dar certo. Mas dependendo da posição da luz, vai delatar a ilusão por causa do ponto especular. Não use PSD, não sei se o MR vai aceitar isso, acho que sim, mas não testei. Transforma em TGA, e usa o Alpha no Opacity, ou duas imagens como é comum, uma do recorte e outra colorida para o diffuse. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 681

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.