Preciso de ajuda com o 3ds Max Design 2013

Por: theArchitect  

Em: 19/01/2013 20:52

primeiro preciso dizer que tô muito frustrado, antes de baixar o 3ds, eu estava super feliz e animado para projetar em 3d umas plantas que eu fiz, mas depois de instalado, eu fui testar, ele parecia confuso demais, eu não tenho experiência com o programa, mas tenho alguma experiência com modelagem em 3d que aprendi com o Sketchup. e enquanto estava tentando usar o programa logo após a instalação, talvez eu tenha mexido em alguma configuração.

o fato é que agora, mesmo seguindo tutoriais e fazendo o que se pede, eu não consigo os mesmos resultados. as renderizações com o v-ray ficam horríveis, quando coloco luz fica tudo preto e por aí vai. até tentei reinstalar o programa pra ver se resetava, mas ele ficou com as opções de antes salvas.

ele é \"mal\" assim por padrão, ou precisa ser configurado? será que alguém pode me ajudar a configurar ou me dizer como posso fazer ele voltar ao estado 0?
preciso mesmo de ajuda, quero muito aprender a usar ele, só que parece complicado de mais, tô me sentindo péssimo por não ter conseguido fazer uma coisa mesmo com tutorial.
Boa noite theArchitect.
Siguinte, nao sei atew onde mudo as configuracoes ai. No menu Customize clique em \"Revert To startup Layout\".
Ha outras opcoes nesse menu que podem ser util nesses casos da uma olhada.
Em \"Custom UI and defaults switcher\" nesse mesmo menu é util pra trocar a aparencia da janela, dos botoes... ve qual se adapta melhor o seu modo de trabalho. Depois de mudar a UI aparece uma info dizendo que as mudanças serao realizadas no proimo carregamento.

O negocio é vc ir fazendo alguma modelagem simples, texturizando e iluminando do jeito que vc entender, conforme as duvidas vao surgindo vai postando ai.
Nao sabia absolutamente nada de 3d max e atraves dos videos e os colegas aqui hoje sou capaz de modelar qq casa texturiza e iluminar coisa impensavel a um tempo atras.

Faz o que te disse qd aparece duvida posta ai q tem sempre um pra responder beleza?

oi, theArchitect, eu também não tenho muito experiência no 3ds max 2013 design mas com o tempo você começa a aprender algumas coisas,ou seja é só não desistir. Eu também tive muito problemas na instalação do 3ds max design 2013 e por acaso entrei no site da autodesk e descobri que para instalar bem este programa, você deve copiá-lo para a pasta c:\\autodesk..., porque o windows 7 64 bits usa pastas temporárias para instalar do dvd-rom e como as vezes você não é o administrador o windows impede a sua instalação dando erros. E em segundo lugar você deve desintalar o microsoft visual C++ 2005 e 2008 porque o programa instala o microsoft visual 2010 e se você tiver uma versão mais atualizada ele não instala as recomendadas pelo programa. Depois de tudo instalado e funcionando corretamente faça um update pelo windows update.
Depois que segui estas orientações meu programa está funcionando perfeitamente
BONS ESTUDOS !!!
bom, eu apaguei todos os registros e reinstalei, ele voltou a ficar zerado.
eu não consigo renderizar imagens e fazer luz e sombra. eu sigo os tutoriais, mas os resultados são esquisitos. por exemplo, sempre que eu tento por luz, não aparece aquelas sombras definindo o objeto, e o chão fica preto, e as texturas nos objetos não ficam legais mesmo com o v-ray. e sempre que eu quero renderizar, eu tenho que trocar as configurações, é como se elas voltassem ao zero cada vez que o programa é encerrado.

eu queria saber como consigo resultados legais, como nessas fotos que aparecem ali no lado esquerdo da página, dicas de como configurar o programa para ter bons resultados nessas imagens e etc, por que a parte da modelagem fica com a prática mesmo.

valeu por ajudarem, pessoal!
Oi, novamente theArchitect, o 3ds max 2013 design e outros 3ds max por padrão ele é todo escuro mesmo. Para conseguir efeitos de luz você terá que criar um solo ou chão mesmo, porque a luz tem que refletir alguma coisa e se um objeto tiver flutuando no vácuo e em lugar escuro não vai refletir nada mesmo. Sou aprendiz também se souber algo novo me passa também...
fiz um teste com o NVIDIA mental ray e consegui isso...
Mando bem, ta joinha!
A textura de concreto (acho!) da parede ta muito bem aplicado, pois nao apresenta repeticoes nao tem brilho e nem reflexo como ser mesmo, o formato quadriculado é questao de gosto, no meu caso deixaria ela sem o quadriculado e usaria ela para o piso que ta muito bonito tb e o piso deixaria como azulejo na parede como disse, questao de gosto.
Ha varios fatores pra se observar.
1 Uso das texturas e materiais adequados pra cada situacao.
2 Reflexividade dos objetos, nao se usa material reflexivo num tapete por exemplo.
3 Uso das luzes para ambientyes internos e externos.
4 Os detalhes das sombras
5 Posicao da camera adequada pra cada situacao.

Nessa imagem tem reflexo, material bem aplicado e sombra, ta muito bom. A questao do realismo é outra coisa. Requer muita tecnica, muita pratica.
Bom começo pra quem nao conhece nada!
Tem tb a finalidade da imagem, pra que e onde sera usada.

Tem muito mais detalhes pra se observar, mas vamo por partes beleza?
Tb to aprendendo o que eu souber passo pra frente, ma tem sempre alguem aqui que vai ajudar.
essa parte dos materiais escolhidos foi meio aleatório, a parede com quadrados eu só apliquei o material, por exemplo. e o piso, eu nem sei de que material é.
não tem uma forma de visualizar o material antes de aplicar (ver a textura e outras coisas)?

também queria saber como faço para colocar objetos em uma cena. eu baixei alguns em um site, porém só consegui abrir uma janela para cada objeto, como faço para colocar mais de um em uma mesma cena?
Com certeza, vc pode visualizar as texturas aplicadas ao material pelo Material Editor.
Abra o material editor e aplica um material Arch & design (certamente este sera o material que usara com mais frequencia) e siga as imagens.

Quanto colocar objetos na cena faz o siguinti:
Va ate o botao extremo esquerdo superior da janela (normalmente botao arquivo) pause o mouse sobre o item \"Import\", na janela da direita que aparecer clica em \"Merge\", na janela que aparece seleciona os objetos desejados, note que um unico objeto pode ter varias geometrias, para testes clica em \"All\" para selecionar tudo e depois OK. Os objetos aparecem na cena.
Por enquanto é isso vai postando duvidas que a gente tenta resolver beleza?
na verdade, eu uso um outro modo ou outra ferramenta, Slater Material Editor, eu tentei isso, mas como não sei usar, não encontrei os materiais. queria saber se pelo slater material editor tem como vizualizar o material antes de aplicar ao objeto.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 710

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.