Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
mauricio campos: oi Maurício!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Sobre a sua pergunta, já que na empresa que você trabalha, vocês dispõem de dois computadores com o 3ds Max instalado e cada máquina com 4,00 gb de memória Ram, seria interessante que você renderizasse as suas cenas finais com o Mental Ray, V-Ray ou o Final Render da Cebas.com.
O \"Iray\" pro 3ds Max ainda é uma tecnologia muito \"recente\" e de certa forma \"limitada\" a grande alocação de memória Ram na placa de vídeo, ou seja, você só consegue trabalhar profissionalmente com o Iray do 3ds Max, se a memória das suas duas placas de vídeo caberem dentro da memória ram que o 3ds Max usará para renderizar a sua cena.
Em cenas bem pequenas com pouca quantidade de vegetação 3d, materiais com pouco \"glosiness\", reflexos e refrações, em que o uso da memória pelas suas placas de vídeo não for muito grande, dá para renderizar tranquilo, tirando alguns inconvenientes de uns shaders do Iray que ainda precisam ser refinados e melhorados.
O grande problema de se trabalhar com o módulo de render real time, o Iray do 3ds Max, é exatamente em \"cenas grandes\", com muita quantidade de vegetação 3d, pessoas 3d, carros 3d, materiais com glosiness relativamente bem configurado, reflexões, refrações, caustic, sombras raytraced, tudo isso para renderizar somente com o uso da memória de duas placas de vídeo, ai é bem complicado.
Por que é complicado renderizar uma cena tão grande dessas que citei anteriormente com o uso do Iray do 3ds Max?? Porque você iria precisar de várias placas de vídeo, de preferência as da linha Quadro FX da N-Vidia, com tecnologia N-Vidia \"CUDA\"; cada placa de vídeo dessas com no mínimo 4,00 gb de memória + Memória da GPU GDDR3 de 1 GB com largura de banda ultra rápida.
O problema ainda para pequenas empresas é o alto custo dessas placas de vídeo da linha Quadro FX da N-Vidia, porque são ótimas em performance ( pelo que observo em testes de benchmarks ) porém são bem onerosas.
Você pode usar o render Mental Ray do 3ds Max ao invés do Iray e renderizar em rede usando os recursos de backburner do software e criar uma rede entre suas duas máquinas.
Mas para renderizar em rede você precisa ter pelo menos um 3ds Max com licença original no computador principal, a outra máquina será uma slave ( escrava ) e enviará os buckets de render para a máquina principal ( com o 3ds Max original ).
Olha estes links, vai te dar uma luz:
http://designreform.net/2008/12/3ds-max-rendering-with-backburner
http://docs.autodesk.com/3DSMAX/15/ENU/3ds-Max-Help/index.html?url=files/GUID-FC817364-656D-41F8-A13F-2C3D20612C6F.htm,topicNumber=d30e451612 ( Using Backburner for Batch Rendering ).
http://www.silvioandradelima.com.br/2010/09/renderizando-com-o-backburner/
http://cg.tutsplus.com/tutorials/autodesk-maya/an-introduction-to-backburner-and-render-farms/ ( An Introduction To Backburner And Render Farms ).
Boa sorte e espero ter ajudado de alguma forma.
Forte abraço e sucesso!!
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...