Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
Estrazulas: oi Estrazulas!! tudo bem?? Se o seu personagem ( homem de ferro ) não for ser animado futuramente, você pode mexer nas edges loops e criar a dobra da armadura do jeito que você quiser.
Mas o melhor método mesmo é você criar um mapa de \"displace\" para esse detalhe em baixo relevo, salvo não me engano, pois assim, a sua malha com as \"edges loops\" serão sempre preservadas.
O ideal mesmo \"Estrazulas\", seria você \"esculpir\" este homem de ferro ou no Z-Brush ou no Mudbox, pois você esculpiria rapidamente a forma orgânica dele e depois poderia fazer a retopologia ou no 3ds Max ( usando o script wrapit ), ou usando o Maya para fazer a retopologia do homem de ferro, ou fazer a Retopologia dele no próprio Z-Brush.
O único problema que você teria no seu caso do homem de ferro, é que a sua \"modelagem\" dele no Z-Brush, iria ser \"hard surface\", o que seria muito difícil de realizar se o artista gráfico não tivesse uma experiência muito grande com o Z-Brush ou Mudbox.
Esses dias que se passaram, refleti bastante sobre o meu método atual de \"workflow\" e sinceramente estava tendo muito trabalho ( horas e horas ) para modelar qualquer coisa que eu queria, que poderia ser desnecessário.
Estou tentando agora \"esculpir\" tudo ( na medida do possível e dos meus conhecimentos também ) no Z-Brush ao invés de modelar do zero em um software de modelagem poligonal como o 3ds Max, Maya, Blender, pois além de ser muito mais rápido esculpir do que modelar, você consegue um resultado incrível no menor tempo possível que se pode imaginar.
É assim que atualmente a maioria dos grandes estúdios de animação e VFX trabalham hoje em dia. Começam do zero esculpindo e depois fazem a retopologia por cima da malha high poly do Z-Brush ou Mudbox.
E se for parar pra pensar, realmente é muito chato ficar selecionando toda vez o loop das edges, dando connect, merge nos vértices, merge to center toda hora.
Se isso fosse feito poucas vezes, o processo de trabalho iria ser rápido e não tão cansativo, mas do jeito que a modelagem em softwares de modelagem poligonal dá trabalho para deixar tudo muito refinado e muito detalhado, a melhor solução mesmo é partir logo pra \"escultura digital\" e gerar qualquer forma orgânica ( mais refinada e detalhada possível ) que você quiser no menor intervalo de tempo possível.
Forte abraço e sucesso.